Muitos que invejam os E.U.A. se deleitam com catástrofes como a do Katrina e vivem falando na tal "derrocada do Império" ante qualquer problema que acontece por lá.
Ah, eu quero que os EUA se danem. Eu, pessoalmente, não gostaria de morar lá. E muito da antipatia que eles conquistaram não é só inveja não Poin, o comportamento deles é que causa boa parte dessa rejeição. Por que a inveja não se estende aos outros países ricos? Por que não se deleitam por inveja de catástrofes, ou qualquer coisa ruim, na França, na Suécia, na Noruega ou no Japão? Não queira santificar os EUA e demonizar os que não gostam deles, pois muito dessa antipatia é plenamente justificada.
não sei porque, sinceramente.
considerando que a frança é um dos principais responsáveis pelos subsídios agrícolas europeus (e briga pra mantê-los!). perdoa uma dívida aqui ou acolá de algum paiseco africano e ainda posam de bonzinhos. não é o subsídio muito mais nocivo do que dívidas imperdoadas?
belicista, só os eua? e a frança com a argélia? e o japão até meados do século passado, assim como os demais países europeus? poucos se salvam.
pelo que pude perceber, o antiamericanismo já vem desde séculos. começou na europa, com um misto de inveja e desprezo. há diversas citações evidenciando isso. a visão comum do europeu sobre os eua sempre foi(ainda é, em parte!) a de que lá morava um povo desaculturado e estúpido. vi até gente dizendo que a mistura, dos negros, brancos, índios, geraria um povo medíocre, de mediocridade intelectual, econômica e até estética! coisa eugênica mesmo. fora que, a postura dos eua frente ao congresso de viena, com a doutrina monroe, desagradou muita gente. enfim, agente aqui sempre correu atrás dos europeus, em se tratando de idéias. não é muito difícil entender o antiamericanismo exaltado latinoamericano tendo em vista isso.
(claro, eles também cometeram alguns erros. mas estou dizendo que muito do que se fala é baseado em preconceitos, mesmo).
edit: aliás, deixem-me acrescentar... vi em algum lugar que a china é mais bem vista mundo afora do que os estados unidos. eles são tão ruins assim?