Autor Tópico: Renda Mínima - Imposto Negativo  (Lida 2161 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Renda Mínima - Imposto Negativo
« Resposta #25 Online: 01 de Abril de 2016, 21:11:13 »
O Imposto Negativo seria uma substituição à oferta direta de serviços pelo estado.

Ao invés do estado ofertar serviços, ele dá o dinheiro e as pessoas usam o sistema privado.


Acham uma boa idéia?

Eu acho interessante, a princípio.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.616
Re:Renda Mínima - Imposto Negativo
« Resposta #26 Online: 02 de Abril de 2016, 12:30:47 »
O Imposto Negativo seria uma substituição à oferta direta de serviços pelo estado.

Ao invés do estado ofertar serviços, ele dá o dinheiro e as pessoas usam o sistema privado.


Acham uma boa idéia?

Eu acho interessante, a princípio.



O grande problema do Imposto Negativo é o que os economistas chamam de "efeito cobra". Vemos o efeito cobra no Bolsa Família, versão menor do IN, em que pessoas escolhem deliberadamente emprego informal cuja renda oficial é R$ 0,00 para receber o benefício. Há quem pense que o efeito cobra só não é extremamente significativo porque o benefício monetário do Bolsa Família é relativamente pequeno. 

O melhor seria se o estado pagasse as despesas das pessoas pobres. Mas os vouchers também sofrem do problema que acontece na oferta direta de serviços pelo estado sem cobrar nada. Como mostram Steven Levitt e Stephen Dubner no livro Pense como um Freak, o problema de não se cobrar nada se chama "sobreconsumo", que gera uma regulação ineficaz da escassez. Algo semelhante a ideia de um shopping não cobrar nada para estacionamento: as pessoas que não querem comprar no shopping vão querer estacionar lá, roubando a vaga inclusive de quem se disporia a pagar para estacionar lá e usufruir dos serviços das lojas do shopping. Assim, uma possível solução para o problema seria oferecer subsídio parcial (80%, por exemplo), e, quem sabe, oferecer financiamento à juro zero para despesas maiores (cirurgia, por exemplo). Tem uma empresa estatal no Brasil que faz isso com seus empregados. Para maiores informações, eu sugiro que vocês pesquisem sobre o Saúde Caixa, o plano de saúde dos empregados da Caixa Econômica Federal.

Outra sugestão para combinar com a ideia do parágrafo anterior seria o federalismo. O governo central de um país seria responsável pelo estado guarda-noturno. Já os programas sociais seriam geridos exclusivamente pelas unidades de federação e/ou municípios. Assim, se um programa social desastrado surgir, o número de pessoas afetadas não seria tão grande, e elas teriam a opção dentro migrar dentro do país para buscar um programa melhor. A Suíça segue esse padrão, pelo menos parcialmente. Li na Wikipédia que somente 30% do orçamento público do país fica com o governo central.
« Última modificação: 02 de Abril de 2016, 12:43:19 por -Huxley- »

Rhyan

  • Visitante
Re:Renda Mínima - Imposto Negativo
« Resposta #27 Online: 02 de Abril de 2016, 17:59:25 »
Sobre o plano do Friedman e a variante do Suplicy, ou projetos similares. Bolsa Família também é um programa de transferência de renda, mas tem muito pouco a ver com a Renda Mínima conceitualmente.

Não conheço bem o projeto do Hayek, ele era crítico do projeto do Friedman.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!