Olha, montaram um espantalho e tanto aí. Logo quem acusa crentes de viverem de falacias...
Veja bem, o texto não diz que o gluten é o causador da gordura visceral, mas sim o trigo, o qual além do gluten possui outras características potencialmente danosas.
Pode-se entender como vilã a glicose em alta quantidade relacionada com os picos de insulina ao se ingerir os tipos de carboidratos que fazem parte da nossa base alimentar (pão, por exemplo). Nesse sentido o açucar refinado é ruim, mas o pão também o é, pois ao entrar no corpo ambos se transformam em glicose, causando os picos de insulina, causando o acumulo de gordura com o excedente.
De qualquer forma, aqui está um cara com muito mais autoridade e menos preguiça que eu pra falar sobre o assunto:
Esse primeiro link analisa alguns estudos clinicos randomizados apresentando seus papers. Conteúdo muito bom.
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/09/ensaio-clinico-randomizado-low-carb_7.htmlhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2016/04/a-conspiracao-do-acucar.htmlEm 2014, em um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) (detalhado nesta postagem), 150 homens e mulheres foram designados a seguirem uma dieta por um ano, que limitava ou a quantidade de gordura ou a de carboidratos que poderiam comer, mas não as calorias. Até o final do ano, as pessoas na dieta baixa em carboidratos, rica em gordura, tinham perdido cerca de 3,6kg a mais na média do que o grupo do baixo teor de gordura. Eles também eram mais propensos a perder peso a partir do tecido adiposo; o grupo do baixo teor de gordura perdeu algum peso também, mas veio dos músculos. O estudo do NIH é o mais recente dos mais de 50 estudos semelhantes, que em conjunto sugerem que as dietas pobres em carboidratos são melhores do que as dietas de baixa gordura para a perda de peso e controle do diabetes tipo 2. Como um corpo de evidências, está longe de ser conclusivo, mas é tão coerente quanto qualquer outro na literatura.
O trecho acima trata de uma das pesquisas tratadas no primeiro link.
Então, cuidado com espantalhos (a cruzada contra a barrigão de gluten) e com o status quo que não aceita evidências (o tal BS sem argumentos). Segue para reflexão:
"Nunca deixe que meros fatos estraguem suas teorias" -- Mark Twain