Eis a resposta aos vossos anseios. Aqui estou eu.
Falando sério, e tentando colaborar, digo que o teísta que se esforça em sensatez respondendo os questionamentos que lhe são feitos somente encontra como refutação: prove que Deus existe; prove que espíritos existem, etc
Até entendo que não há como debater sobre assunto tão abstrato e de tão tênues argumentações. Torna-se uma briga de torcidas de futebol... ninguém está certo!
O Crente, depois de um tempo passa a se sentir um intruso no fórum, mas, observem: sem eles o fórum perde o sentido. Se fosse para debater sobre política economia e bizarrices, para que um fórum cético?
Alguém com muito acerto mencionou a postura corretíssima e flexível da sua administração, mas o fato do abandono ou banimento de foristas independe disto. Está na natureza dos debates.
Não se pode provar que qualquer dos lados esteja certo, mas parece haver um anseio de ambas as partes em encontrar um argumento realmente bom para sua íntima reflexão.
Por exemplo, a reencarnação. É um tema palpitante e que tem uma peculiaridade:
grande parte dos crentes abominam-na; e sobre o qual vários cientistas vivos ou não, se debruçaram, seja buscando refutação ou confirmação. Por quê?
A India, um país, de dimensão continental adota essa filosofia que ali é quase uma instituição. Certo que a pobreza da sua imensa população talvez predisponha a algum tipo de crença que possa consolá-la ante tanta miséria. Mas seria essa resposta a única?
Não merece uma discussão na qual as palavras superstição, crendice, ridículo, mistificação e quejandos, não compareçam, como de hábito?
Finalmente, alguém perguntará: mas porque um Teísta se interessaria na melhor preservação deste ambiente?
Pra mim, a resposta é: o fórum é um caldo de cultura, extremamente rico e que induz o participante a estar sempre assimilando, ainda que em parte não tão significativa, um outro ponto de vista. Alteridade. Reeducação.
Qualquer um que se aproxime deste fórum sempre sairá ganhando alguma coisa; sempre.
Agora,
não falando sério, vou me candidatar a conselheiro.