Autor Tópico: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros  (Lida 4009 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Rhyan

  • Visitante
Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros

LUCAS CARVALHO 15/03/2016 12H30

Vivo, NET e Oi, três das principais operadoras de telecomunicação do Brasil, anunciaram recentemente que todos os seus planos de internet fixa serão oferecidos com um limite de dados. Desse modo, mesmo conexões por ADSL - aquelas em que a rede aproveita a linha de telefone do usuário - funcionarão por franquia, como nos planos de internet móvel.

Em outras palavras, as operadoras poderão cortar ou reduzir a velocidade da internet quando o usuário atingir o limite. Atualmente, os planos de internet fixa são regulados por velocidade, e não há volume máximo de dados. Um consumidor pode baixar filmes, músicas e assistir vídeos o quanto quiser, pagando apenas pela velocidade com que esses dados trafegam. Com um limite de consumo, a experiência do usuário é seriamente prejudicada.

Veja o caso da Netflix, por exemplo. O serviço de streaming oferece diversos filmes e séries de TV em alta resolução, sendo que um vídeo em HD (a partir de 720p) consome algo em torno de 3GB por hora, segundo a empresa. Se você assistir a dois episódios da sua série favorita por dia, com cerca de 50 minutos cada um, e em alta resolução, ao fim do mês você terá gasto 180GB da sua franquia de dados fixa. Só com Netflix.

Acrescente ao cálculo todos os outros aplicativos da vida moderna que consomem cada vez mais dados. Pense em quantas horas de vídeos no YouTube você assiste por mês, em quantos vídeos e fotos são exibidos na sua linha do tempo no Facebook ou no Twitter, no número de imagens que você baixa no Snapchat e nas atualizações de apps que o seu smartphone exige diariamente.

Agora multiplique esse número pela quantidade de dispositivos ligados à sua rede fixa, incluindo celulares da família, computador, laptop, tablet e videogame, por cabo ou pelo Wi-Fi. Ao fim das contas, você perceberá que um plano de 130GB - o mais alto e caro oferecido pela Vivo, por exemplo - não é muita coisa.

E é justamente nesse ponto que se encontra o "trunfo" das operadoras de telecomunicações, que agora possuem argumentos não só para convencê-lo a aumentar a velocidade da sua internet, mas também a contratar uma franquia com limite maior, e, consequentemente, mais cara, ou ainda mudar-se para a fibra ótica.

Isso é permitido?

Atualmente, mais de 25 milhões de brasileiros acessam a internet por redes fixas. Com essas novas regras, muitos usuários poderiam ser prejudicados pela interrupção inesperada de serviços ou mesmo por uma queda na velocidade quando atingissem o limite de suas franquias. Mas o que a lei tem a dizer?

O modelo de cobrança é regulamentado normalmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim como é permitido em contratos de redes móveis. As operadoras só precisam respeitar algumas exigências, como a de oferecer ao consumidor uma ferramenta para que ele monitore o volume de dados consumido em tempo real. Além disso, as empresas devem alertar o usuário quando ele estiver perto de atingir o limite contratado.

O Marco Civil da Internet também dá liberdade para que as operadoras cobrem o cliente da maneira que acharem melhor. A única restrição, nesse sentido, se refere ao conteúdo: uma empresa não pode impedir o usuário de acessar alguns sites, mas podem, sim, interromper a conexão do consumidor em caso de "débito diretamente decorrente de sua utilização".

Como saber se serei afetado?

Por enquanto, as novas regras afetam apenas usuários de conexões ADSL, deixando "ilesos" os consumidores de internet por meio de fibra ótica. Clientes da NET também já acessam a rede pelo regime de franquia de dados há tempos, o que a empresa justifica em seu site oficial dizendo que "se preocupa muito com a qualidade dos serviços que presta".

"Um fator chave para garantir a velocidade de conexão da banda larga é ter a rede corretamente dimensionada para atender bem todos os nossos clientes. O perfil de utilização de cada cliente impacta diretamente no tráfego e com isso a NET tem consistentemente conseguido oferecer maior velocidade e menor preço", argumenta a companhia.

Já a Vivo, recém-chegada ao ramo de cobrança por franquia, estabelece as seguintes métricas:

Banda Larga Popular de 200 kbps: 10 GB por mês
Banda Larga Popular de 1 e 2 Mbps: 10 GB por mês
Vivo Internet de 4 Mbps: 50 GB por mês
Vivo Internet de 8 e 10 Mbps: 100 GB por mês
Vivo Internet de 15 Mbps: 120 GB por mês
Vivo Internet de 25 Mbps: 130 GB por mês
A cobrança franqueada começou a valer na Vivo desde o último dia 5 de fevereiro. Contratos estabelecidos antes dessa data, porém, serão mantidos ilimitados até o dia 31 de dezembro de 2016. Já os planos da Oi são um pouco mais generosos com quem possui planos de internet mais lenta, mas também são mais restritivos chegando aos valores mais altos:

Até 600 kbps: 20GB por mês
Até 1 Mbps: 40 GB por mês
Até 2 Mbps: 50 GB por mês
Até 5 Mbps: 60 GB por mês
Até 10 Mbps: 80 GB por mês
Até 15 Mbps: 100 GB por mês
A Tim, que também oferece serviço de internet por conexão ADSL, não possui planos sob franquia. Em nota, a empresa afirmou que também não pretende mudar seu modo de cobrança por enquanto.

Próximos passos

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) do Ministério Público do Distrito Federal deu início a um processo que investigará essas ofertas da Vivo, Oi e NET. De acordo com o promotor Paulo Roberto Binicheski, a cobrança com limite de dados é desvantajosa para o consumidor.

"A proposta de alteração do sistema de cobrança reflete planos comerciais abusivos, com o propósito disfarçado de encarecer os custos de utilização da internet pelo usuário médio", disse Binicheski em nota divulgada à imprensa. Ao consumidor, resta aguardar o desenrolar dos fatos e, assim como já faz no celular, tentar restringir os gastos com internet mesmo quando estiver em casa.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/limite-de-dados-em-internet-fixa-pode-prejudicar-milhoes-de-brasileiros/56099

Rhyan

  • Visitante
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2016, 23:55:24 »
Experimento mostra por que devemos temer o limite de consumo na banda larga

RODRIGO LOUREIRO 01/04/2016 18H04

Um experimento realizado pelo site Adrenaline provou que a ideia de operadoras de limitar o consumo de dados das franquias de internet banda larga realmente não é uma boa notícia para os consumidores. Para fazer isso, o portal calculou a quantidade de dados consumidos por alguns dos principais serviços da web.

Com o Glasswire, software de monitoramento, ligado, o teste iniciou com a reprodução de um episódio de 21 minutos do seriado “Modern Family” no Netflix. O programa registrou que 1,1 GB foi gasto durante a exibição.

No YouTube, um vídeo de 20 minutos em qualidade Full HD resultou no consumo de 458 MB. Em qualidade 4K, o consumo foi de 2,2 GB para o mesmo filme.

Para calcular os gastos com jogos online, a pesquisa usou o título “Dota 2”. O consumo foi de menos de 30 MB em uma partida online com duração de cerca de 28 minutos.

Se jogar não gasta tanto, baixar um game é uma história completamente diferente. Títulos atuais são pesados e podem comprometer totalmente a franquia, tais como Far Cry Primal (11,67 GB), Rise of the Tomb Raider (21,12 GB) e Killer Instinct (29,68 GB).

Para as atividades convencionais, como a navegação na internet durante 30 minutos com a possibilidade de assistir um vídeo ou usar algum serviço de streaming de músicas, como o Deezer, o consumo registrado foi de 192 MB.

Experiência final

Com as médias das principais atividades, o site resolveu calcular qual seria o consumo mensal de três tipos de usuários que utilizam o computador de forma diferente.

Para isso, os perfis escolhidos foram montados de acordo com um estudo realizado pelo IBOPE CONECTA que mostra que o brasileiro passa 5,3 horas por dia no computador.

Os resultados não são nada animadores, principalmente considerando que a operadora Vivo, por exemplo, estabeleceu limites de consumo mensal que variam entre 10 GB, para o plano Banda Larga Popular de 200 Kbps, até 130 GB, para o Vivo Internet de 25 Mbps.

Confira os resultados:

  • Usuário leve:
    4 horas de navegação (1,6 GB) e streaming de um episódio de seriado do Netflix por dia (1,1 GB).
    Consumo mensal: Aproximadamente 78 GB
  • Usuário intermediário:
    4 horas de navegação (1,6 GB), 1 hora de streaming no YouTube (1,2 GB), um episódio de Netflix por dia (1,1 GB), além do download de dois jogos por mês (40 GB).
    Consumo mensal: Aproximadamente 157 GB
  • Usuário avançado:
    8 horas de navegação (3,2 GB), 2 horas de streaming no YouTube (2,4 GB), dois episódios de Netflix por dia (2,2 GB), além do download de oito jogos por mês (160 GB).
    Consumo mensal: Aproxidamente 394 GB

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/experimento-mostra-por-que-devemos-temer-o-limite-de-consumo-na-banda-larga/56837

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2016, 00:23:54 »
Eu acionarei a Justiça porque não assinei nenhum aditivo contratual autorizando esta forma de cobrança.
Foto USGS

Rhyan

  • Visitante
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2016, 00:43:03 »
Valeu, Anatel, por cartelizar o mercado!

Offline Jurubeba

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 2.071
  • Sexo: Masculino
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2016, 09:14:50 »
Valeu, Anatel, por cartelizar o mercado!
Mas a função das agências reguladoras é essa: abolir a figura do cobrador de impostos e criar um balcão onde se é obrigado a ir para pagar os impostos (no caso, os regulados).

As AR são as primeiras a fuder com o cidadão. Mais Estado é preciso.

Saudações

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2016, 10:27:59 »
Era só o que faltava.

Eu achava que os serviços de internet no Brasil iriam melhorar com o tempo.  :?
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline MarceliNNNN

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 436
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2016, 10:41:37 »
Era só o que faltava.

Eu achava que os serviços de internet no Brasil iriam melhorar com o tempo.  :?
Pegadinha do estado. Iéié

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2016, 12:37:55 »
Era só o que faltava.

Eu achava que os serviços de internet no Brasil iriam melhorar com o tempo.  :?
Pegadinha do estado. Iéié

Não entendi.
Foto USGS

Offline MarceliNNNN

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 436
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2016, 14:13:11 »
Era só o que faltava.

Eu achava que os serviços de internet no Brasil iriam melhorar com o tempo.  :?
Pegadinha do estado. Iéié

Não entendi.
Fiz uma alusão ao Sergio Mallandro.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2016, 17:36:14 »
O negócio é procurar a justiça, não foi isso que assinei quando fechei contrato.

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 3.071
  • Sexo: Masculino
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2016, 21:51:39 »
A culpa é da Anatel por não proibir isso ou por impor regulamentações que teoricamente impedem a entrada de novos concorrentes? Eu diria que a razão principal de termos poucas opções é o custo bilionário de infra-estrutura inerente à natureza do negócio, e nem tanto a burocracia estatal envolvida. Mesmo que não tivesse praticamente regra nenhuma a ser cumprida, pouquíssima gente teria recursos para bancar novas empresas nesse segmento.

E também não custa lembrar da recente aquisição da GVT pela Vivo. Provavelmente é isso que aconteceria com todo mundo que estivesse tentando entrar no mercado, mesmo sem regulamentações.

Rhyan

  • Visitante
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2016, 02:06:02 »
Era só o que faltava.

Eu achava que os serviços de internet no Brasil iriam melhorar com o tempo.  :?
Pegadinha do estado. Iéié

HAHAHAHAHA

Na teoria da captura da Escola de Chicago, as reguladoras e as empresas reguladas têm o mesmo interesse. O velho corporativismo. O mais irônico é que aprovaram o Marco Civil da internet falando que isso iria impedir a censuras e tirar o poder das empresas de internet, aconteceu o completo opostos como libertários malucos já falavam que aconteceria. Ainda tem aquela imbecilidade da "neutralidade de rede" como se um e-mail e um streaming de video devessem ter a mesma prioridade no tráfego de dados.




Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2016, 13:26:19 »
O negócio é procurar a justiça, não foi isso que assinei quando fechei contrato.

É só para contratos novos, ou seja, vão ficar te ligando 67 vezes por dia pra tentar te lubrificar com um plano novo.

Edit.: saiu lubrificar no lugar de lubridiar, mas não mudei porque nesse caso o corretor acertou.  :rola:
« Última modificação: 11 de Abril de 2016, 14:34:06 por _Juca_ »

Rhyan

  • Visitante
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2016, 14:05:15 »
Curiosamente, a TIM é a única que disse que não vai criar limites...


Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2016, 14:40:33 »
Na prática eu suspeito que não vai mudar nada e as operadoras não vão cobrar o adicional ou diminuir a velocidade, eu acho que isso é uma espécia de "salvaguarda" contra as empresas de Streaming tipo Netflix para que diminuam, ou pelo menos não aumentem exponencialmente tanto e tão rápido, a quantidade de dados exigidos para downloads. Eu já mudei para uma empresa pequena e local que instalou fibra ótica em minha rua, e que não cobram e nem vão cobrar por quantidade de dados. Meu consumo mensal as vezes ultrapassa os 500 gigas, entre filmes, jogos e youtube, inviável.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2016, 14:51:07 »
Enquanto isso, em uma das economias mais livres do mundo:

MyRepublic

1Gbps GAMER
$ 59.99
Per Month
Up to 1000Mbps Download
Up to 500Mbps Upload
$58 Service Installation Fee
$300 Router Discount
Video Streaming Priority
Online Gaming Priority
Custom Routing for Lower Latency
Exclusive GAMER Perks
https://myrepublic.com.sg/gamer/

Singapura e seu liberalismo opressor.

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Jack Carver

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.198
  • Sexo: Masculino
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2016, 15:31:59 »

Isso vai dar merda.

E a NET e a CLARO se uniram.

Curiosamente, a TIM é a única que disse que não vai criar limites...
É hora de aparecer a concorrência. Várias se possível.
« Última modificação: 11 de Abril de 2016, 15:38:45 por Jack Carver »
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #17 Online: 11 de Abril de 2016, 16:15:33 »
Acho que foi no meio bit onde eu li que o impacto do YouTube e Netflix no tráfego de dados para estas operadoras é nulo porque estes serviço oferecem o cache de graça pra elas, então no fim é uma desculpa para não modernizar a estrutura e cobrar mais por isso

Offline MarceliNNNN

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 436
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #18 Online: 11 de Abril de 2016, 19:16:58 »
A culpa é da Anatel por não proibir isso ou por impor regulamentações que teoricamente impedem a entrada de novos concorrentes? Eu diria que a razão principal de termos poucas opções é o custo bilionário de infra-estrutura inerente à natureza do negócio, e nem tanto a burocracia estatal envolvida. Mesmo que não tivesse praticamente regra nenhuma a ser cumprida, pouquíssima gente teria recursos para bancar novas empresas nesse segmento.

E também não custa lembrar da recente aquisição da GVT pela Vivo. Provavelmente é isso que aconteceria com todo mundo que estivesse tentando entrar no mercado, mesmo sem regulamentações.
A ANATEL tem a ver com isso sim.E não é questão de culpar somente a ANATEL. As empresas querem lucro e como tem o respaldo em lei para fazer isso e a ANATEL dificulta que novos concorrentes entrem no mercado, elas irão aproveitar desse cenário mesmo. Até eu que sou bobo aproveitaria.

E é ilógico pensar que em um livre mercado uma empresa vai monopolizar o mercado todo. Pega o exemplo dos EUA que o pessoal mostrou aí atrás. Existem 92 empresas de telefonia fixa. Você acha mesmo que 1 empresa consegue comprar todas as outras 91? E não são todas que vão aceitar a fusão também.

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 3.071
  • Sexo: Masculino
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #19 Online: 12 de Abril de 2016, 12:23:15 »
A culpa é da Anatel por não proibir isso ou por impor regulamentações que teoricamente impedem a entrada de novos concorrentes? Eu diria que a razão principal de termos poucas opções é o custo bilionário de infra-estrutura inerente à natureza do negócio, e nem tanto a burocracia estatal envolvida. Mesmo que não tivesse praticamente regra nenhuma a ser cumprida, pouquíssima gente teria recursos para bancar novas empresas nesse segmento.

E também não custa lembrar da recente aquisição da GVT pela Vivo. Provavelmente é isso que aconteceria com todo mundo que estivesse tentando entrar no mercado, mesmo sem regulamentações.
A ANATEL tem a ver com isso sim.E não é questão de culpar somente a ANATEL. As empresas querem lucro e como tem o respaldo em lei para fazer isso e a ANATEL dificulta que novos concorrentes entrem no mercado, elas irão aproveitar desse cenário mesmo. Até eu que sou bobo aproveitaria.

E é ilógico pensar que em um livre mercado uma empresa vai monopolizar o mercado todo. Pega o exemplo dos EUA que o pessoal mostrou aí atrás. Existem 92 empresas de telefonia fixa. Você acha mesmo que 1 empresa consegue comprar todas as outras 91? E não são todas que vão aceitar a fusão também.

Eu não acho que uma empresa só consegue comprar todas as outras, nem lá nem aqui, e não disse isso em nenhum momento. Eu disse que há uma tendência ao número de empresas desse setor de diminuir ao longo do tempo devido às aquisições, e que isso provavelmente (palpite) seria muito mais preponderante para a formação de oligopólios do que as barreiras de entrada impostas pelo estado.

E lembrando que nos EUA AT&T, Verizon e Sprint controlam entre 80% e 90% do mercado (no caso dos celulares, por exemplo), é um oligopólio também. O fato de ter 92 empresas não diz muito nesse caso.
« Última modificação: 12 de Abril de 2016, 12:25:47 por Lakatos »

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #20 Online: 12 de Abril de 2016, 12:33:02 »
Eu aposto que no Brasil deve ter um numero até maior de operadoras de banda larga. Cada cidade ou região praticamente uma local.

Rhyan

  • Visitante
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #21 Online: 12 de Abril de 2016, 13:26:31 »
Se a TIM não surfar na onda, né, atá agora falaram que não vão. Sobre surgir mais concorrência, é só lembrar que existe uma agência de regulação do cartel, a Anatel.

As empresas não se aproveitam da péssima regulação da Anatel, é um conluio como explica a teoria da captura. As empresas usam a Anatel para limitar a concorrência.


Offline Jurubeba

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 2.071
  • Sexo: Masculino
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #23 Online: 18 de Abril de 2016, 11:30:25 »
Será?

Citar
Anatel suspende redução ou corte de internet fixa após término de franquia
Decisão cautelar foi publicada no Diário Oficial da União
Da Redação [18/04/2016] [11h18]


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial da União, uma decisão cautelar que proíbe as empresas de banda larga fixa de reduzir a velocidade, cortar o acesso à internet ou cobrar tarifas extras dos clientes que tenham esgotado a franquia de dados.

Mais informações em breve.

Saudações

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros
« Resposta #24 Online: 18 de Abril de 2016, 11:46:31 »
Eu diria que a razão principal de termos poucas opções é o custo bilionário de infra-estrutura inerente à natureza do negócio

É isso mesmo? Entendo praticamente nada disso. No "começo" da internet ao menos parecia que o custo não era assim  tão estrondoso, já que tinha um monte de provedores "tabajara-nets" da vida em toda esquina. No tempo em que ainda listavam como vantagem deles oferecer e-mail com N megabytes de espaço.

Aliás, uma vez ouvi dizer algo nas linhas de que seria praticamente um mercado fabricado artificialmente e teoricamente a internet poderia ser "de graça" ao custo do modem... :hein:

(ou modem + cabo, para internet a cabo separado)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!