Autor Tópico: Qual seria o impacto pra humanidade se fosse comprovada a existência de ET's?  (Lida 2164 vezes)

Offline Hermano

• Nível 01
  • *
Estava pensando outro dia na forma praticamente religiosa com que são tratados OVNIS, ET's ou qualquer evento ufológico... Caso fosse comprovada a veracidade de tais eventos, será que teria realmente tanto impacto no nosso cotidiano? Causaria algum tipo de histeria coletiva como os conspiracionistas gostam de colocar como motivo pros governos esconderem?

Imagino que a menos que os ditos extraterrestres tentassem algum tipo de contato direto com nós terráqueos não haveria muito barulho, no máximo uma semana nos noticiários e algumas discussões entre conhecidos, depois disso o futebol e as fofocas de celebridades voltariam a ser o centro das atenções. Pode ser que eu esteja subestimando o impacto de tal evento, por isso gostaria de ver a situação de outros pontos de vista.
"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Qual seria o impacto pra humanidade se fosse comprovada a existência de ET's?
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2016, 21:31:19 »
Eu acredito que seria um terremoto social. Pois com exceção de uma minoria religiosa mais culta que entende verdadeiramente a insignificância da Terra em relação ao restante do Universo, a maioria dos religiosos ainda imaginam o homem como sendo a obra prima da criação, como tendo um papel central no Universo.  Afinal de contas na concepção deles o criador do Universo morreu por eles !  Então para estes não faria sentido haver seres mais inteligentes e capazes do que o homem, que sequer estão descritos no livro sagrado deles.

Já para uma minoria que não acredita no Deus cristão ou islâmico, tal revelação também poderia causar apreensão, medo, pois seres mais inteligentes, mais capazes, mais desenvolvidos tecnologicamente, também seriam mais poderosos e portanto poderiam escravizar ou destruir a humanidade se quisessem.

« Última modificação: 11 de Abril de 2016, 21:45:14 por JJ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Qual seria o impacto pra humanidade se fosse comprovada a existência de ET's?
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2016, 22:04:07 »
Eu ficaria contente por vários motivos naquele momento.

Logo em seguida, ajeitaria o meu travesseiro e dormiria novamente.
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2016, 22:58:35 »
O cristianismo se adaptaria facilmente,  já no islã acho que veríamos um efeito lêmingue    :hihi:

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2016, 23:04:21 »
Se eles não pensarem igual o  ser-humano pensa em relação aos seres ditos "inferiores"(às vezes outros humanos), seria um bom começo. Acho que teria uma tentativa de entendimento na comunicação entre nós e os ET's, depois um intercâmbio tecno-científico. Talvez as religiões antropocêntricas não acabassem por completo, mas passariam por conflitos internos e uma intensa reforma.

Mas o impacto seria profundo, provavelmente a maior descoberta de todos os tempos.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2016, 23:44:33 »
Dado o histórico de contatos entre grupos humanos distinto tipicamente não terminar de maneira muito positiva ao grupo que não tem acesso a tecnologia superior, caso fosse confirmada a existência de alienígenas que sejam tecnologicamente superiores a nós, tentar contatá-los seria um cortejo ao desastre. Pessoalmente, eu desejo que continuemos sozinhos no "Nicho Cognitivo" no Universo.

Agora, tratando-se de formas de vida alienígenas em geral, que não entrem no nosso nicho cognitivo, não creio que as implicações cotidianas sejam tão grandes - mas cientistas e pesquisadores ficariam imensamente contentes com a perspectiva do aumento de verba para pesquisa espacial e xenobiológica.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Abril de 2016, 01:51:51 »
Acho que religiões mais tradicionais enfraqueceriam e/ou teriam que se adaptar, ao mesmo tempo em que se popularizariam idéias e novas religiões de "deuses astronautas" mesmo que não houvesse qualquer indício de um "contato" anterior e o "presente" não os colocasse como seres de tecnologia "divina". Não acho que necessariamente se tornariam as idéias religiosas predominantes, mas ganhariam uma fatia bem maior do mercado do que têm hoje.

Mas estou imaginando apenas algo como o SETI confirmar alguma transmissão alienígena que nem seria direcionada a nós nem nada, ou de alguma outra forma não-controversa constatarem que os ETs inteligentes existem. Se houvesse contato dirigido aos humanos mesmo, não sei. Acho que as pessoas iriam preparando arminhas de água, e talvez porretes com pregos e arame farpado na ponta, por precaução.

O cristianismo se adaptaria facilmente,  já no islã acho que veríamos um efeito lêmingue    :hihi:

http://www.endphysics.com/aliens_in_the_quran.html

[...]

How aware were the early Muslims, about the existence of extraterrestrials? "The idea that there is life elsewhere in the
universe  was derived from the Prophet Mohammad (pbuh) when he told the Muslims, "When you sit down in the prayer for the
Attahiyat and say: "Peace be upon us, and the righteous servants of Allah" you actually send peace on all the righteous people
living on the Earth and in the heavens."This clearly implies that all type of people, good and bad live in the other worlds as they live
on our Earth." (71) Also with reference to the book Rasial Imam Ghazali, in which according to Imam Muhammad Ghazali (11th
Century): "People in some of these planetary worlds have learnt to travel and communicate with each other." (72)

[...]

The Quran and Extraterrestrial Life

https://www.alislam.org/library/books/revelation/part_4_section_7.html

[...]

AMAZING IS IT NOT that what the Quran asserted as a fact, around fourteen hundred years ago, is just beginning to appear as a feasible reality to the scientists of today! The Quran goes a step further when it predicts that man shall one day make contact with extraterrestrial life.

The time for the full realization of this prophecy has not yet arrived, but its signs are appearing on the horizon. This demonstrates that the prophecies of the Quran run ahead of human scientific progress. Every new era witnesses the fulfilment of some more revelations which previous eras had no means to testify. Hence it should be clearly understood here that Quranic prophecies are intrinsically different in nature from those implied in science fiction.

[...]

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Abril de 2016, 01:54:45 »
(1) ET's = vida inteligente capaz de interagir diretamente com o planeta.

Supondo que os ET's não vão descer diante da ONU nem terão o cuidado de enviar mensagens públicas, acho que o maior impacto poderia ser a desconfiança das nações poderosas em relação ao possível relacionamento dos Et's com a nação que fez o contato. Isso poderia desestabilizar todo o equilibrio de poder no planeta.

...e medo generalizado de todos os povos em relação às verdadeiras intenções dos visitantes.

(2) ET's = vida inteligente distante e fisicamente inacessível segundo a tecnologia humana atual

Medo e ansiedade generalizados diante da possibilidade de contato físico direto devido a uma tecnologia alienígena mais avançada que a humana remetendo a (1)

(3) ET's = vida não inteligente

Ansiedade sobre a possibilidade de vida inteligente ainda não detectada remetendo a (2).
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Hermano

• Nível 01
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2016, 19:19:15 »
Dado o histórico de contatos entre grupos humanos distinto tipicamente não terminar de maneira muito positiva ao grupo que não tem acesso a tecnologia superior, caso fosse confirmada a existência de alienígenas que sejam tecnologicamente superiores a nós, tentar contatá-los seria um cortejo ao desastre. Pessoalmente, eu desejo que continuemos sozinhos no "Nicho Cognitivo" no Universo.

Será que uma civilização com essa mentalidade conseguiria desenvolver tecnologia suficiente pra viagens interestelares antes de se autodestruir? Não sei se é muita inocência minha, mas creio que não. Inclusive essa é uma questão discutida em astrobiologia, sendo um dos fatores da equação de drake.

Eu ficaria contente por vários motivos naquele momento.

Logo em seguida, ajeitaria o meu travesseiro e dormiria novamente.

Imagino que isso é mais ou menos o que aconteceria com a grande maioria das pessoas que não estiverem diretamente relacionadas com ciências que seriam influenciadas por um evento desse.

Mas o impacto seria profundo, provavelmente a maior descoberta de todos os tempos.

Pra mim seria.
"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Abril de 2016, 22:25:55 »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Abril de 2016, 22:27:22 »
Temos que levar em consideração aspectos práticos que inviabilizariam o imaginário coletivo de contatos pessoais entre uma civilização extraterrestre e a nossa raça humana, como mostrado em filmes de Spielberg.

Para começar, temos o gigantesco impeditivo das abissais distâncias envolvidas.

Uma civilização que já dominasse o transporte de seus cidadãos entre pontos distantes em galáxias distantes teria que levar em conta métodos que ainda nem sequer temos por onde começar, como os Buracos de Minhoca ou ideias ainda mais exóticas e esdrúxulas não teorizadas. Porque a velocidade da luz é uma tartaruga para transpor fisicamente as distâncias, na "força-bruta". Somente dentro da Via Láctea, temos extremos de 100 mil anos luz. Que viagem pode ser essa em que se leva milhares de anos para se chegar ao destino? O nosso ano zero foi há somente 2 mil. Imagine uma nave viajando por 50 mil anos, isso à velocidade da luz, para chegar na "Parada Planeta Terra". Não rola.

E o que dizer de civilizações em outras galáxias? E o tempo para cruzar tudo isso?

Portanto, uma visita física dos hermanos chegando e pedindo para falar com o NoçoLíder, ôpa, a política está me atrapalhando, digo, nosso líder, nos moldes de Spielberg, não pode ser levada a sério. Sem falar também na constituição desses seres, se suportariam a nossa gravidade, a nossa atmosfera, se usariam meios de comunicação baseado numa forma que permita emissão de ondas sonoras ou até ondas elétricas ou magnéticas, etc.

Uma possível descoberta vinda dos programas de busca por vida extraterrestre como o SETI até poderia detectar padrões de inteligência lá fora. E isso é o que mais anima, porque seria o mais provável e promissor. Mas somente um contato de longe (e bota longe nisso). O que desanima. E o que desanima ainda mais seria o gigantesco lag entre uma pergunta e uma resposta, uma vez estabelecida uma linguagem comum e uma comunicação propriamente dita. Se a "residência" desses seres estiver dentro da Via Láctea, teríamos que ter a paciência de esperar milhares de anos para que a nossa pergunta chegasse e outros milhares para que obtivéssemos uma simples resposta. Se eles morassem em outra galáxia, então... Danou-se. Não dá para conversar assim...

Portanto, se os caras lá fora não tiverem descoberto um portal de teletransporte, algo que dobre o espaço-tempo ou coisa parecida, esqueça isso de contato com vida inteligente lá fora de forma corriqueira como a descoberta de uma nova tribo indígena ainda incomunicável.

Qual o impacto na humanidade?

Caso haja a descoberta pelo SETI de vida lá fora (e nisso eu boto fé que irá acontecer mais dia, menos dia), os cientistas e entusiastas do assunto irão brincar na Disneylândia. A população em geral mal se dará conta do que foi descoberto. Mas porque a comunicação será difícil e levará milênios. Durante esse tempo, as novas gerações absorverão sem problemas todas as "novidades" da vida alienígena. Nenhum impacto social.

Caso haja a chegada deles via Portal/Dobra/EmaranhamentoQuântico, sei lá, aí sim, teremos algum impacto social de grande monta.
Mas eu, particularmente, acho praticamente impossível essas coisas. É muito surreal, fantástico, ficcional, deslumbrante. A vida real não costuma ser assim.

Minhas esperanças estão naquela comunicação milenar, mesmo que dê para saber apenas migalhas de cada vez entre uns 50 mil anos e outro tanto, na pergunta e resposta.
Sendo prático e realista, parece que são essas as nossas chances. É o preço de ser um planetinha tão pequeno, afastado e novinho.

Eu daria tudo para dar uma olhada nesse Planeta Terra daqui a uns 2 milhões de anos. E conhecer os nossos futuros parceiros de outras raças planetárias.
:)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2016, 22:55:38 »
Se os ETs usaram transmissões de rádio como nós, não teríamos só "migalhas" de informação, teríamos toda a TV aberta deles, com documentários, notícias, etc, ainda que com uns milhões de anos de atraso e tudo mais.

Isso já representaria um tremendo impacto social e político. Primeiro a afobação em traduzir, questionamentos sobre se isso deveria ser feito, talvez tentativas de sabotagem entre países, para atrapalhar aos outros na corrida desenvolvimentista/"engenho-reversionista" de tecnologia ET. Ainda que se esbarrarmos justamente com as primeiras mensagens (não sei se é o mais provável de se esperar) deva ser algo obsoleto para os nossos níveis, ainda. Muito embora toda atenção deva ser dada a ramificações diferentes ou mesmo os aspectos "exoantropológicos" deles.

Um conto curto de ficção científica sobre como os ETs talvez reagissem ao descobrir a nós:

http://www.terrybisson.com/page6/page6.html

Offline Hermano

• Nível 01
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2016, 23:01:23 »
Temos que levar em consideração aspectos práticos que inviabilizariam o imaginário coletivo de contatos pessoais entre uma civilização extraterrestre e a nossa raça humana, como mostrado em filmes de Spielberg.

Para começar, temos o gigantesco impeditivo das abissais distâncias envolvidas.

Uma civilização que já dominasse o transporte de seus cidadãos entre pontos distantes em galáxias distantes teria que levar em conta métodos que ainda nem sequer temos por onde começar, como os Buracos de Minhoca ou ideias ainda mais exóticas e esdrúxulas não teorizadas. Porque a velocidade da luz é uma tartaruga para transpor fisicamente as distâncias, na "força-bruta". Somente dentro da Via Láctea, temos extremos de 100 mil anos luz. Que viagem pode ser essa em que se leva milhares de anos para se chegar ao destino? O nosso ano zero foi há somente 2 mil. Imagine uma nave viajando por 50 mil anos, isso à velocidade da luz, para chegar na "Parada Planeta Terra". Não rola.

E o que dizer de civilizações em outras galáxias? E o tempo para cruzar tudo isso?

Portanto, uma visita física dos hermanos chegando e pedindo para falar com o NoçoLíder, ôpa, a política está me atrapalhando, digo, nosso líder, nos moldes de Spielberg, não pode ser levada a sério. Sem falar também na constituição desses seres, se suportariam a nossa gravidade, a nossa atmosfera, se usariam meios de comunicação baseado numa forma que permita emissão de ondas sonoras ou até ondas elétricas ou magnéticas, etc.

Uma possível descoberta vinda dos programas de busca por vida extraterrestre como o SETI até poderia detectar padrões de inteligência lá fora. E isso é o que mais anima, porque seria o mais provável e promissor. Mas somente um contato de longe (e bota longe nisso). O que desanima. E o que desanima ainda mais seria o gigantesco lag entre uma pergunta e uma resposta, uma vez estabelecida uma linguagem comum e uma comunicação propriamente dita. Se a "residência" desses seres estiver dentro da Via Láctea, teríamos que ter a paciência de esperar milhares de anos para que a nossa pergunta chegasse e outros milhares para que obtivéssemos uma simples resposta. Se eles morassem em outra galáxia, então... Danou-se. Não dá para conversar assim...

Portanto, se os caras lá fora não tiverem descoberto um portal de teletransporte, algo que dobre o espaço-tempo ou coisa parecida, esqueça isso de contato com vida inteligente lá fora de forma corriqueira como a descoberta de uma nova tribo indígena ainda incomunicável.

Qual o impacto na humanidade?

Caso haja a descoberta pelo SETI de vida lá fora (e nisso eu boto fé que irá acontecer mais dia, menos dia), os cientistas e entusiastas do assunto irão brincar na Disneylândia. A população em geral mal se dará conta do que foi descoberto. Mas porque a comunicação será difícil e levará milênios. Durante esse tempo, as novas gerações absorverão sem problemas todas as "novidades" da vida alienígena. Nenhum impacto social.

Caso haja a chegada deles via Portal/Dobra/EmaranhamentoQuântico, sei lá, aí sim, teremos algum impacto social de grande monta.
Mas eu, particularmente, acho praticamente impossível essas coisas. É muito surreal, fantástico, ficcional, deslumbrante. A vida real não costuma ser assim.

Minhas esperanças estão naquela comunicação milenar, mesmo que dê para saber apenas migalhas de cada vez entre uns 50 mil anos e outro tanto, na pergunta e resposta.
Sendo prático e realista, parece que são essas as nossas chances. É o preço de ser um planetinha tão pequeno, afastado e novinho.

Eu daria tudo para dar uma olhada nesse Planeta Terra daqui a uns 2 milhões de anos. E conhecer os nossos futuros parceiros de outras raças planetárias.
:)

Concordo com tudo, por isso fiz a pergunta na intenção de especular um impacto sobre a confirmação de qualquer forma de vida que seja fora da terra, mesmo que microbiana que é o foco dos estudos de astrobiologia hoje, mas acho que acabei não deixando isso claro e o debate foi todo pro lado de vida inteligente.

Também faria qualquer coisa pra ter a oportunidade de ver como seria num futuro distante, já que com a tecnologia atual qualquer comunicação parece impossível, já que nem conseguimos imaginar o que pode ser feito pra "quebrar" a barreira das distâncias colossais no espaço-tempo. Acho que esse é o motivo pelo qual o foco da astrobiologia foi saindo cada vez mais de vida inteligente e se aproximando de vida microbiana no sistema solar, já que essa me parece a única chance de descobrirmos algo lá fora durante a nossa lifetime.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Abril de 2016, 00:34:34 »
A mais importante das preocupações caso ETs fossem descobertos seria, sem dúvida, o poder bélico dos mesmos.

Seria necessário um estudo cuidadoso, um trabalho de espionagem intenso para descobrir se a nossa capacidade bélica (incluindo armas biológicas) conseguiria ao menos dissuadi-los.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Abril de 2016, 00:42:32 »
Será que uma civilização com essa mentalidade conseguiria desenvolver tecnologia suficiente pra viagens interestelares antes de se autodestruir? Não sei se é muita inocência minha, mas creio que não. Inclusive essa é uma questão discutida em astrobiologia, sendo um dos fatores da equação de drake.

Claro que poderia desenvolver esse tipo de tecnologia - a ida ao Espaço por Humanos foi motivada por um quase-conflito que poderia levar a um cenário de MAD, então não seria nenhuma surpresa que os Alien tenham uma mentalidade conquistadora ou militaresca, ainda mais se estiverem em conflito entre eles. Além, digamos tivemos a sorte grande na loteria cósmica e nosso contato seja feito com Alienígenas-tão-pacifistas-e-felizes-que-fariam-o-musical-Hair-soar-sombrio" - o que assegura que esses Na'Vi estendam para seres humanos o mesmo status moral que dariam a eles mesmos? Eles podem fazer o mesmo que fazemos com Chimpanzés e Bonobos, reconhecer que eles estão "Quase-no-mesmo-Grau-que-o-Nosso", mas ainda sim subalternos e não dotados da mesma consideração moral e ética. Ou pior ainda, podem nos ver como vemos cachorros ou gatos, como Animais de Estimação. Ou como Refeições. Ou apenas Cupins Incômodos.

Habilidade de Comunicação, Tecnologia, Sociabilidade, Senciência, Consciência não asseguram "Respeito Inter-Específico". Nós podemos ter nossa existência e habilidades em alta estima, mas nada assegura que os Alienígenas concordem com esse juízo. Citando o personagem Dr. Manhattan de Watchmen: But you... you're just a man. And the world's smartest man poses no more threat to me than does its smartest termite.  :wink:
« Última modificação: 14 de Abril de 2016, 00:47:18 por El Elyon »
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Hermano

• Nível 01
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2016, 00:46:41 »
A mais importante das preocupações caso ETs fossem descobertos seria, sem dúvida, o poder bélico dos mesmos.

Seria necessário um estudo cuidadoso, um trabalho de espionagem intenso para descobrir se a nossa capacidade bélica (incluindo armas biológicas) conseguiria ao menos dissuadi-los.

Acho que se chegasse a esse ponto tudo isso seria desnecessário, pra uma civilização conseguir nos alcançar teriam que dominar tecnologias que nem somos capazes de imaginar ainda.

Qualquer relação seria do jeito que eles quisessem que fosse, se forem amistosos sorte nossa, senão, seria mais fácil que pescar com dinamite.

Offline Hermano

• Nível 01
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2016, 20:21:31 »

Claro que poderia desenvolver esse tipo de tecnologia - a ida ao Espaço por Humanos foi motivada por um quase-conflito que poderia levar a um cenário de MAD, então não seria nenhuma surpresa que os Alien tenham uma mentalidade conquistadora ou militaresca, ainda mais se estiverem em conflito entre eles. Além, digamos tivemos a sorte grande na loteria cósmica e nosso contato seja feito com Alienígenas-tão-pacifistas-e-felizes-que-fariam-o-musical-Hair-soar-sombrio" - o que assegura que esses Na'Vi estendam para seres humanos o mesmo status moral que dariam a eles mesmos? Eles podem fazer o mesmo que fazemos com Chimpanzés e Bonobos, reconhecer que eles estão "Quase-no-mesmo-Grau-que-o-Nosso", mas ainda sim subalternos e não dotados da mesma consideração moral e ética. Ou pior ainda, podem nos ver como vemos cachorros ou gatos, como Animais de Estimação. Ou como Refeições. Ou apenas Cupins Incômodos.

Habilidade de Comunicação, Tecnologia, Sociabilidade, Senciência, Consciência não asseguram "Respeito Inter-Específico". Nós podemos ter nossa existência e habilidades em alta estima, mas nada assegura que os Alienígenas concordem com esse juízo. Citando o personagem Dr. Manhattan de Watchmen: But you... you're just a man. And the world's smartest man poses no more threat to me than does its smartest termite.  :wink:

É uma possibilidade, infelizmente tudo o que podemos fazer é especular sem nenhuma evidência, mas ainda acho que civilizações conflituosas tendem a se destruir antes que possam desenvolver-se a esse ponto, e tomando nós como exemplo (o único que temos de qualquer forma) se muita coisa não for mudada duvido que cheguemos a tal ponto. Já temos desnecessariamente armamento nuclear pra nos destruirmos não sei quantas vezes, fora as agressões ao planeta, que tem um equilíbrio e depois de um certo ponto não tem mais volta.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2016, 23:19:23 »
O tópico é essencialmente sobre eventos ufológicos? Seriam os mais improváveis do tipo.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #18 Online: 15 de Abril de 2016, 12:59:33 »
"Pré sapo pondo" por étês (extraterrestres) como sendo:

1. inteligentes e bélicos - impacto fulminante. Literalmente. Tipo índios e colonizadores. Massacre, genocídio, extermínio.
2. inteligentes e pacíficos - mais fulminante ainda, porém com a construção de uma nova civilização híbrida.

Mas se por seres fora da Terra, entendermos até os microscópicos, e a Panspermia tá aí pra aventar essa possibilidade, tem ainda muita terra pra arar antes de "fazermos contato", penso eu.
GNOSE

Offline Onsigbare

• Nível 13
  • *
  • Os crentes, não dizendo nada, explicam tudo.
« Resposta #19 Online: 15 de Abril de 2016, 16:22:03 »
Acho que só a comprovação da existência, tipo alguma reportagem sobre a descoberta, por algum grupo de cientistas, não mudaria muito, primeiro pela dúvida se é realmente um evento não natural, é claro que seria notícia e assunto em todo o mundo, por praticamente todas as pessoas, uns com otimismo e outras com medo.

Agora, se a comprovação fosse via contato, já foi dito aqui quase tudo, iria depender do tipo de criaturas (aparência), o tipo de contato, hollywoodica cena, ou só prá poucos?

Eu acho que existe uma "impossíblidade" de alguém nos achar,
1 -pelo tamanho suposto do universo.
2 - o tipo de organismo vivo teria que em sua concepção total, ter alguma congruência com nosso tipo de vida, nos quesitos físicos, químicos e outros que podemos não conhecer.
3 - se sim, talvez poderiam não querer, ou não se interessarem por nós.

Mas nós poderiámos achá-los, e aí vale também o ítem 1e 2, será que  se observarmos fenômenos que parecem ser do tipo alienígena, teríamos como fazer contato com os mesmos? 

Rhyan

• Visitante
« Resposta #20 Online: 15 de Abril de 2016, 20:33:33 »
Pra quem gosta do tema (de forma científica), recomendo fortemente esse livro:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2016, 07:17:06 »
Acho que só a comprovação da existência, tipo alguma reportagem sobre a descoberta, por algum grupo de cientistas, não mudaria muito, primeiro pela dúvida se é realmente um evento não natural, é claro que seria notícia e assunto em todo o mundo, por praticamente todas as pessoas, uns com otimismo e outras com medo.

Agora, se a comprovação fosse via contato, já foi dito aqui quase tudo, iria depender do tipo de criaturas (aparência), o tipo de contato, hollywoodica cena, ou só prá poucos?

Eu acho que existe uma "impossíblidade" de alguém nos achar,
1 -pelo tamanho suposto do universo.
2 - o tipo de organismo vivo teria que em sua concepção total, ter alguma congruência com nosso tipo de vida, nos quesitos físicos, químicos e outros que podemos não conhecer.
3 - se sim, talvez poderiam não querer, ou não se interessarem por nós.

Mas nós poderiámos achá-los, e aí vale também o ítem 1e 2, será que  se observarmos fenômenos que parecem ser do tipo alienígena, teríamos como fazer contato com os mesmos? 

1-Não precisamos pensar necessariamente na vida em outras galáxias, as quais estão a distâncias realmente colossais,  na nossa própria galáxia e num raio de cerca de 1000 anos luz já temos bastantes sistemas estelares e planetas.

2-O elementos químicos são os mesmos em toda a galáxia (e nas outras galáxias também), portanto o mais provável é que a química da vida seja a mesma.

3-Ou talvez poderiam querer e se interessar por nós.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2016, 07:30:04 »

Me parece mais provável que eles teriam uma enorme capacidade bélica, a questão neste caso é se eles seriam muito agressivos ou amistosos. 

Se fossem muito agressivos certamente estaríamos ferrados, se fossem amistosos então poderíamos até ter umas lições de como evitar a autodestruição.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2016, 12:22:55 »
E por que não o contrário?

Se forem mais fracos podemos usar eles como escravos, tomar o planeta deles.  :hihi:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #24 Online: 20 de Abril de 2016, 10:08:49 »
se mandássemos apenas os  políticos para o espaço ja teríamos um grande avanço moral por aqui,mas para os ETs seria o começo do fim! :abraco: :ordem2: :bash: :bua: :chicote: :ar15: :alien: :adeus:

onde a raça humana aparece as outras espécie desaparecem!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!