Provavelmente vocês já conhecem essa empresa, mas achei legal compartilhar uma experiência mais "direta" para quem não sabe bem como funciona.
Ontem um amigo meu foi chamado por um colega para participar de uma reunião. A ideia era conversarem sobre uma possível oportunidade de trabalho com manutenção de sites, para ser feito de casa e ganhar um dinheiro extra. Um freela. Como o tal colega disse que meu amigo podia levar mais alguém, ele acabou me chamando. Também pediu mais detalhes, mas o cara disse que explicaria tudo na reunião. Quando eu soube que a "reunião" seria em um teatro e não haveria nenhuma seleção, já supus se tratar de algum esquema, mas fui por curiosidade.
Pois bem. Fomos de metrô e o "colega" foi buscar a gente na estação Vergueiro, que fica a uns 100 metros do local. Quando chegamos perto do teatro, começaram as bizarrices: várias filas enormes para entrar, muita gente na rua e um som de música alta vindo de dentro. O cara que estava com a gente foi abrindo caminho entre as pessoas, até chegar à bilheteria. Perguntamos se teríamos que pagar alguma coisa, e ele disse: "não, vocês são meus convidados". Uma mulher na portaria colocou uma pulseira em mim e no meu amigo e entramos no teatro.
Assim que começamos a descer o corredor, eu já pude ver no palco uma tela de projetor escrito: "bem-vindo à Hinode". Minhas suspeitas estavam confirmadas, era tudo uma armadilha para recrutar a gente (eu já tinha lido sobre a empresa). Como já tínhamos "perdido a viagem"e eu continuava curioso, sentamos para assistir.
Após isso, foi uma tortura. Diminuíram as luzes, começou uma música altíssima, em volume de balada, tocando repetitivamente, com várias luzes coloridas piscando de forma rápida na tela. Isso durou por aproximadamente 15 ou 20 minutos, cheguei a sentir dor de ouvido e dor de cabeça. Passado esse tempo, subiu um cara no palco e começou a dançar com a música e dar gritos do tipo: "Eu quero ver alegria! Animação! Sejam bem-vindos!"
Quando abaixaram o volume, ele começou a falar que ia nos apresentar uma empresa maravilhosa, que tinha mudado a vida dele e ia mudar a vida de todo mundo. Começou então a passar um vídeo de apresentação, que eram trechos mostrando pessoas ricas em iates, carros de luxo, festas, e a cada pequeno intervalo passando frases como "você merece vencer", "você é capaz de alcançar o sucesso" e similares. Isso durou cerca de dez minutos.
Depois, ele se apresentou e chamou um segundo cara para explicar o portfólio. Este apresentou bem resumidamente algumas linhas de perfumes, e disse que eram os melhores e os mais baratos, que esse setor nunca teve, não tem e nunca vai ter crise. Para provar isso, ele perguntou: "quem aqui já tomou coca-cola hoje?" Uns dez levantaram a mão. Depois ele perguntou: "e quantos tomaram banho hoje?" Eu ri, mas foi assim que ele "provou" que o mercado de cosméticos não tem crise.
Depois dele, veio outro para explicar como funcionavam os níveis. Começa no Master, depois Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Duplo-Diamante, Triplo-Diamante, e mais pelo menos uns dez até o nível Imperial, e a forma de subir é convencendo mais gente a participar. Ele explicou um por um, o quanto ganhavam, e para cada um ele contava uma história "verídica" de como um fulano estava falido, e depois de poucos meses na Hinode já estava bem, com dois carros, viajando para a Europa. Então ele chamou umas 15 pessoas ao palco, que eram as Diamantes, para cada uma dar o seu testemunho. Todas as histórias eram parecidas, pessoas pobres, que trabalhavam como operárias, empregadas, vigias, etc. e que tinham "mudado de vida". Notei que todas elas falavam há quanto tempo tinham começado, com precisão de meses. "Entrei há um ano e dois meses", "entrei há dois anos e sete meses", "entrei há um ano e oito meses", etc. A outra característica comum é que todas contavam que tiveram algum tipo de desconfiança inicial mas toparam no mesmo dia. Várias falaram que a melhor coisa que fizeram foi não deixar para decidir depois.
Uma coisa absurdamente bizarra era que a cada frase de efeito, várias pessoas começavam a bater palmas, mesmo na parte em que nós estávamos, que era a de convidados. Nenhuma delas estava com cara de interessada. Elas simplesmente ficavam distraídas, às vezes mexendo no celular, e em horas específicas paravam tudo para bater palma de forma exagerada, gritar, vibrar. Com certeza eram influenciadores contratados só para ficar no meio da plateia.
Depois da fila de testemunhos, veio o último orador, que supostamente é do nível Imperial. Ele contou que era entregador de água mineral e, em três anos e x meses, já tinha ganhado um Honda Civic da empresa, ganhado uma Evoque, viajado em um cruzeiro, ido para a Europa, tudo por conta da empresa, que recompensava bem seus associados, isso tirando o dinheiro que ele ganhava. Começou a mostrar na tela papéis que seriam os rendimentos dele, crescendo mês a mês. Quando chegou a 6 mil depois de alguns meses, ele parou de mostrar os papéis porque depois disso "os valores começam a ser assustadores", e disse que agora estava ganhando cerca de 150 mil por mês. Começou a contar vários testemunhos e a dizer como as pessoas vencedoras sabiam ter visão, que era muito importante tomar a decisão ali na hora, que os fracassados iriam dizer: "vou pensar, vou decidir amanhã", que quem não acreditava eram pessoas sem visão, destinadas a nunca ter nada na vida.
Apenas no final ele apresentou os preços para participar. Tinha dois planos de adesão, e mostraram apenas os valores das parcelas, sem o preço total, e que supostamente era na verdade o primeiro lote de produtos a vender. Fiz as contas de cabeça, e o plano mais barato totalizava 1100 reais. Depois descobri que, vendendo todos os produtos, a receita gerada seria de exatamente 1100 reais, ou seja, não haveria lucro nenhum com as vendas. Todo o dinheiro a ganhar viria somente do recrutamento de mais pessoas.
Depois que acabou, o cara que tinha levado a gente nos abordou no corredor de saída e perguntou se tínhamos gostado, respondemos com monossílabos quaisquer e ele disse para a gente se sentar novamente. Depois de alguma insistência, sentamos e veio outro cara perguntar se tínhamos dúvidas, mas só "agradecemos" e caímos fora.
Resumindo: o que essa empresa faz é realizar essas "reuniões" com convidados, onde há vários elementos típicos de cultos religiosos, como músicas, testemunhos, muita emoção e promessas de sucesso rápido, além de críticas ácidas a pessoas que pensam antes de agir, sendo descritas como gente sem visão e que nunca terá nada na vida.
E caso você more em São Paulo e alguém te convide para qualquer coisa no Teatro Santo Agostinho, na Liberdade, às 19h de uma segunda-feira, já fique sabendo que é isso. Toda semana tem esse evento.