O argumento matemático não será muito forçado quando há apenas 1 GM feminino nos 100 melhores GM na classificação FIDE de Abril 2006? (está em 83ª posição e é a campeã mundial feminina...).
Acho que não, pelo que me lembro o "modelo" prevê inclusive os desvios que se encontra quando a situação se inverte "localmente".
http://scienceblogs.com/purepedantry/2007/01/30/participation-explains-differe/A diferença deve ser bem parecida mesmo entre homens de diferentes países ou entre países, onde normalmente não se especula haver uma diferença de "natureza". A média da classificação da FIDE das mulheres russas (bem como chinesas e georgianas) é maior do que a média do rclassificação portuguesa de ambos os sexos.
Além de que se não as "pomos no lugar" com a fórmula 1 e o xadrez estamos feitos... Já são o maior número de estudantes universitários... onde é que isto vai parar?
Se não fossem coisas como MMA e outras onde a vantagem física masculina é indisputável, podemos acabar tendo que criar esportes envolvendo mijar em pé para manter a superioridade.
Bem, isso é problema de quem compete, apenas, já que não dividem os prêmios de acordo com gênero. Mais especificamente daqueles que não se dão muito bem, restando se consolar falando "pelo menos eu sou melhor que uma menina".