Isso não deve ser um impedimento para sistemas de pára-quedas para uma estrutura apenas com os passageiros, ejetando seu "piso", ou talvez ejetando o resto do avião e mantendo as asas, sem combustível. Basta pensar que, teoricamente, poderiam estar todos cada um com seu pára-quedas individual, e isso não seria um peso tremendamente maior, mas algo como uma mala a mais meio pesadinha cada um. Para o compartimento dos passageiros todo, talvez o tamanho precisasse aumentar um pouco, mas talvez não muito, ainda mais se tiver algo como um "air bag de pouso" (ou a estrutura ser pensada para absorver o choque, se já não for) para ajudar adicionalmente, bem como outras concessões que se faz para equipamento de emergência, versus algo para uso regular.
Claro que, necessitaria de toda a aeronave ser projetada em torno disso, e não algo que fosse se adaptar a alguma já existente. Mas talvez até fosse possível em versões algo mais "gambiarra" um pouco minimalistas da coisa....
Já estão desenvolvendo algo assim, ao menos o conceito:
http://www.express.co.uk/news/uk/635406/WATCH-The-plane-that-can-eject-the-entire-cabin-to-save-lives-in-emergencyEu tinha imaginado algo um pouco mais aterrorizador e divertido, como o piso ser ejetado com o teto aberto, como aquele compartimento dos ônibus espaciais:
Então isso teoricamente poderia livrar mais peso para os pára-quedas, ainda que jogasse fora também alguma bagagem, que é o de menos mesmo.
No entanto, um dos comentários:
ScottC
Sorry but, this has been proposed in the past. The additional weight required for the Ejection Systems added to the cost of Certification would be prohibitive. It would be necessary to show 'protection' in case of 'accidental or unintentional' activation. The idea is great, as shown by the Sikorsky S-64 Helicopter which works well but, in a Commercial Airline scenario, Sorry, don't think viable. UK Licensed Aircraft Engineer
Mas sei lá, acho que deve dar para bolar algo que funcione sim. Nem que fosse a versão mais extrema de abrir o teto e cada banco ou grupo deles ter um pára-quedas acoplado.
Mas isso quanto ao peso, apenas... o problema de segurança em caso de ativação acidental deve ser bem mais complicado.
Ainda que talvez pudesse se chegar a algo que excluisse totalmente essa possibilidade... sei lá.
Russos se preparando para lançar tanques de pára-quedas na WW3:
https://www.youtube.com/v/O-UW82_2L8Uhttps://www.youtube.com/v/aEb6UI4S3QQVamos só ver se os gaviões do norte e as corujas do oriente
estarão aptos a terão PODER para lidar com isso quando a Mãe Rússia novamente se levantar para retomar seu lugar de direito na ordem mundial.
"Ótimo", mais invencionices para os burocratas keynesianistas inventarem de impor como direito obrigatório, negando a opção das pessoas voarem em aviões mais baratos, avaliando que preferem pagar menos por menor segurança adicional, que não será usada em 99% das vezes. Se dependesse deles, ninguém sairia de casa sem estar embrulhado em plástico-bolha, e só se comeria papinha de neném. Sexo então, nem pensar, muito arriscado, além de sexista.