Queridxs, tranquilizem-se: Biologia, Química, Geografia, História e Física continuarão sendo obrigatórias na parte obrigatória comum a todos do Novo Ensino Médio.
...
Algum texto onde eu possa me aprofundar nestas informações? Por toda parte só vejo materias dizendo que elas não serão mais obrigatorias...
Procure na data de 14/12/16 na aba "documentos" o texto do projeto como foi remetido ao Senado (e não como foi remetido ao Planalto para sanção), já com o trecho que está sendo mal interpretado: atente ao artigo 3º :
http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126992.
Os quatro últimos parágrafos desta matéria e a entrevista linkada no primeiro destes:
https://novaescola.org.br/conteudo/4739/por-que-o-novo-ensino-medio-ainda-vai-demorar-a-entrar-em-vigorO link que eu havia passado, que resume toda a informação sobre os trâmites da Base Nacional Curricular Comum:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br.
-------------------------------------------------------------
O problema é que a redação do tal parágrafo da discórdia realmente deu margem a uma pequena confusão, que poderia confundir alguém que lesse rápido ou tivesse dificuldade de leitura, mas eu jamais pensei que pudesse causar nó na cabeça de jornalistas do Jornal Nacional (eu já não sei mais se o mal jornalismo praticado pelos veículos de mass-media vide Trump, vide feminismo, vide isto... é má intenção, incompetência ou o quê) e do Senado. Vou tentar resumir:
1. Desde o começo a parte obrigatória do Novo Ensino Médio não seria definida na lei que foi para sanção pelo Temer, mas pela BNCC, o texto do NEM sempre deixou claro que o módulo obrigatório seria definido por esta outra regulamentação, já em elaboração há um tempão e ainda a ser aprovada.
2. Desde o começo tudo aquilo que está na lista que passei no outro post estava previsto na BNCC, inclusive as quatro matérias que causaram a confusão toda.
3. O texto original do NEM previa a retirada de Artes e Educação Física daquela lista. Não previa a retirada de Sociologia e Filosofia, isto foi acenado nos bastidores e vazou na mídia na época da publicação da MP, mas não entrou no texto original.
4. Os defensores de Artes, Filosofia, Sociologia e Educação Física chiaram e algum legislador "metedor de emenda" resolveu meter uma emenda na forma de um parágrafo inútil apenas garantindo que na BNCC ainda a ser aprovada estas quatro matérias estarão (mas quanto a duas delas nunca se cogitou oficialmente tirar, apenas nos bastidores, e quanto as outras duas bastava ter retirado o trecho da própria proposta do NEM que fazia menção à retirada delas em vez de enfiar uma confusa menção à não retirada).
5. Como você pode ver no portal do MEC sobre a Base, todas as outras disciplinas estão (e estarão) bonitinhas lá. A "função" do parágrafo que está dando discórdia é provisória, ela só "garante" que as quatro matérias estarão na BNCC quando esta for aprovada (estariam de qualquer forma, desde o começo, junto com todas as outras).