Ai, ai, ai...
O Lair Dinheiro é figura conhecida no meio médico, sempre na "vanguarda". Na verdade trata-se de um vendedor, na linha comum dos vendedores americanos, algo como Amway em medicina. É um sujeito muito inteligente, com boa formação teórica e com vasto estudo. Mas mistura evidências científicas laboratoriais, alguns trabalhos clínicos selecionados e veste tudo isso com uma roupagem de Novidade, com alguém na vanguarda do conhecimento médico. Algumas das afirmações chegam a ser caricatas. Historicamente já passou por diversas fases, sempre procurando um novo campo onde enxerga que estão as oportunidades. Hoje é nutrição, mas já foi radicais livres, anti-aging, desempenho neurolinguístico. Amanhã, quem sabe.
Muitas pessoas vêem esse vídeos ou o conhecem pessoalmente e são persuadidos pela sua conversa, muito médicos inclusive. Pode parecer meio paradoxal médicos, que deveriam ser uma classe cética e com forte formação científica, aceitarem esse discurso. Já os leigos é facilmente aceitável, é a mesma coisa de achar que o governo esconde os ETs, ou qualquer outra teoria conspiratória: um misto de Wishful Thinking, necessidade de se achar especial (eu sei a verdade que os outros não sabem), má formação científica...
O paradigma atual da medicina é a dita Medicina Baseada em Evidências (MBE), teoricamente não importa (tanto) a experiência pessoal de cada médico, ou serviço, e sim o que a literatura médica tem a dizer sobre o assunto. Não basta eu acreditar que algo funcione, mas sim demonstrar isso através de trabalhos científicos submetidos a crítica dos pares.
Infelizmente o nível da formação médica brasileira continua caindo de forma contínua, na minha época já eram poucos os lugares onde um estudante tinha contato durante a graduação com pesquisa clínica, analise critica de trabalhos médicos, aprendizado sobre ciência. E só piora, agora com essa faculdade de papel que temos no rastro do mais médico é que a vaca vai para brejo.
Sobre o porquê de não aparecerem críticas no meio médico há diversas explicações. Os médicos em geral tem dificuldade de criticar os colegas, muitos não tem base teórica para fazer criticas embasadas, muitos não se importam com essas picaretagens, muitos ainda com formação mais antiga não acreditam na MBE e tomam condutas também sem embasamento científico e principalmente muitos não querem ter o desgaste de ter sua imagem vinculado a mídia. Esse último é particularmente real para minha geração e acima, até hoje médico "televisivo" é mal visto pela classe