Vou fazer o curso para Piloto Privado e pretendo comprar as apostilas para estudar agora no começo de 2017.
Pergunta: posso estudar em casa e marcar a prova teórica quando quiser?
Oi Alquimista... Faz tempo que fiz meu curso de PP...(e põe tempo nisso rss.) Na época que eu fiz tinha que se fazer o curso obrigatório... Com o tempo essa regra variava muito pois dependia de quem mandava.. Certa época ficou sendo assim, poderia se estudar em casa e fazer a prova (na época na banca de DAC).. Agora acho que deve estar bem mais fácil, principalmente se mora em capital... Não sei onde você mora, mas se for em SP tem a ANAC em frente ao aeroporto de Congonhas e lá podem explicar melhor.. Eu creio que pode sim, basta estudar as matérias e ir fazer a prova..
Se fosse por recomendação, principalmente por ser o primeiro curso, eu diria que de você deveria procurar uma escola boa e fazer as aulas com os profissionais, principalmente porque há uma série de particularidades que precisam ser aprendidas e são base.
Um bom piloto se forma com boa base... Depois para o PC, já que terá uma noção melhor, dai você pode estudar sozinho sem problemas..
As matérias básicas, como meteorologia, teoria de voo e conhecimento técnico serao usadas durante toda a vida do piloto, não importa se tem 200 horas ou 11 mil horas (meu caso)... As aulas de navegação e regulamentos também são importantes, então um bom embasamento com professor ajuda você a disparar nos outros cursos que virão pela frente...
Na época que eu comecei, se tivesse estudado sozinho, teria grandes chances de terem "gaps" e isso faria diferença até no estágio que estou..
Digo isso pois vi vários amigos que começaram no "meia-boca" e depois tiveram problemas mais a frente... Vale lembrar que pilotos tem que passar por treinamentos e avaliações constantes durante toda a vida profissional, recheque IFR a cada ano, recheque do avião que se voa a cada ano também, intercalado com o IFR.. Fora testes de idioma etc etc..
Se eu puder ajudar, farei de bom grado..