Autor Tópico: Aviação, tudo sobre!  (Lida 2090 vezes)

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
Aviação, tudo sobre!
« Online: 19 de Novembro de 2016, 16:19:57 »
Criei esse tópico como um espaço exclusivo para postarmos e debatermos tudo sobre o mundo dos aeródinos: curiosidades, vídeos, tecnologia, dicas de curso de pilotagem, enfim, como sei que muitos foristas aqui gostam do assunto (alguns até atuam na área), espero que apreciem e... PARTICIPEM! 
Bem-vindos ao CÉU!!! (E depois dizem que em recinto de céticos não pode haver um ''céu''...  hehehehehe...) 
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Re:Aviação, tudo sobre!
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2016, 16:53:58 »
Boa ideia.....embora eu não me considere um expert, gosto do assunto e trabalhei por 25 anos na antiga VARIG, onde me aposentei.....
PS: não era piloto.....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2016, 17:06:08 »
Legal! Estou pensando em fazer o curso de pilotagem. Venho protelando isso há muito tempo, mas pretendo fazer agora sem falta no início de 2017.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2016, 17:34:19 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2016, 17:24:08 »
Sigo um canal do Youtube de um cara que tem uns vídeos muito bons, ele trabalha com aviação.

Não sei direito se é engenheiro ou técnico em manutenção, o último foi sobre o Antonov AN225 que esteve no Brasil na última semana.

<a href="https://youtube.com/v/Ay50jXS9j3w" target="_blank" class="new_win">https://youtube.com/v/Ay50jXS9j3w</a>

<a href="https://youtube.com/v/KKKtygIJOSY" target="_blank" class="new_win">https://youtube.com/v/KKKtygIJOSY</a>

Vídeos bem interessantes.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2016, 21:18:53 »
Alquimista, óh Oráculo do saber, venho em sua ajuda para responder suas perguntas! rsrsrs

Ja deve ter me investigado então deve saber que tenho uns 21 anos de aviação, 19 em Linha Aérea...rrs... posso apontar o caminho como um mestre budista, dai você (com ou sem fé) segue ele até o fim para se encontrar rsrsrsrs
Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2016, 21:28:38 »
Um dos meus hobbies é o aeromodelismo, especificamente pequenos planadores de encosta radiocontrolados, projetados e feitos em casa. Coisas muito...muito...muito velozes. Coisa do tipo do video abaixo (...nem tanto). Só falta tempo para voar.

« Última modificação: 19 de Novembro de 2016, 21:33:57 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2016, 22:17:19 »
Um dos meus hobbies é o aeromodelismo, especificamente pequenos planadores de encosta radiocontrolados, projetados e feitos em casa. Coisas muito...muito...muito velozes. Coisa do tipo do video abaixo (...nem tanto). Só falta tempo para voar.

Radical!!!

Por enquanto ainda estou só no colecionismo...  hehehehehe...

Alquimista, óh Oráculo do saber, venho em sua ajuda para responder suas perguntas! rsrsrs

Ja deve ter me investigado então deve saber que tenho uns 21 anos de aviação, 19 em Linha Aérea...rrs... posso apontar o caminho como um mestre budista, dai você (com ou sem fé) segue ele até o fim para se encontrar rsrsrsrs

Fechou, Mestre MI(Y)rrAG(I)e!!!!!!!!!! 
Vou elaborar umas perguntas pra te fazer!

Skorpios

• Visitante
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2016, 06:56:38 »
Legal! Estou pensando em fazer o curso de pilotagem. Venho protelando isso há muito tempo, mas pretendo fazer agora sem falta no início de 2017.

Estava com vontade de fazer o curso de planador, mas com os preços praticados, vou continuar na vontade.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2016, 06:32:49 »
Vou fazer o curso para Piloto Privado e pretendo comprar as apostilas para estudar agora no começo de 2017.
Pergunta: posso estudar em casa e marcar a prova teórica quando quiser?

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2016, 10:52:31 »
Vou fazer o curso para Piloto Privado e pretendo comprar as apostilas para estudar agora no começo de 2017.
Pergunta: posso estudar em casa e marcar a prova teórica quando quiser?

Oi Alquimista... Faz tempo que fiz meu curso de PP...(e põe tempo nisso rss.) Na época que eu fiz tinha que se fazer o curso obrigatório... Com o tempo essa regra variava muito pois dependia de quem mandava.. Certa época ficou sendo assim, poderia se estudar em casa e fazer a prova (na época na banca de DAC).. Agora acho que deve estar bem mais fácil, principalmente se mora em capital... Não sei onde você mora, mas se for em SP tem a ANAC em frente ao aeroporto de Congonhas e lá podem explicar melhor.. Eu creio que pode sim, basta estudar as matérias e ir fazer a prova..

Se fosse por recomendação, principalmente por ser o primeiro curso, eu diria que de você deveria procurar uma escola boa e fazer as aulas com os profissionais, principalmente porque há uma série de particularidades que precisam ser aprendidas e são base.

Um bom piloto se forma com boa base... Depois para o PC, já que terá uma noção melhor, dai você pode estudar sozinho sem problemas..

As matérias básicas, como meteorologia, teoria de voo e conhecimento técnico serao usadas durante toda a vida do piloto, não importa se tem 200 horas ou 11 mil horas (meu caso)... As aulas de navegação e regulamentos também são importantes, então um bom embasamento com professor ajuda você a disparar nos outros cursos que virão pela frente...

Na época que eu comecei, se tivesse estudado sozinho, teria grandes chances de terem "gaps" e isso faria diferença até no estágio que estou..

Digo isso pois vi vários amigos que começaram no "meia-boca" e depois tiveram problemas mais a frente... Vale lembrar que pilotos tem que passar por treinamentos e avaliações constantes durante toda a vida profissional, recheque IFR a cada ano, recheque do avião que se voa a cada ano também, intercalado com o IFR.. Fora testes de idioma etc etc..

Se eu puder ajudar, farei de bom grado..
Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2016, 16:16:29 »
Obrigado, Sandro!
O problema é que meu rendimento em sala de aula não é muito bom. Sou do tipo autodidata que aprende tudo sozinho.
Mas se a coisa apertar, existem vídeo-aulas disponíveis hoje no youtube, não é mesmo? Ou aulas particulares de reforço... O que acha?

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2016, 17:12:57 »
Obrigado, Sandro!
O problema é que meu rendimento em sala de aula não é muito bom. Sou do tipo autodidata que aprende tudo sozinho.
Mas se a coisa apertar, existem vídeo-aulas disponíveis hoje no youtube, não é mesmo? Ou aulas particulares de reforço... O que acha?

Bom... se você tiver dedicação é claro que dá.. mas dai tente estudar o todo e não somente para passar no exame da ANAC.. Deve haver bons livros atualizados para o curso, inclusive digitais... e se houverem aulas no Youtube.. com certeza melhor ainda... Depois quando começar a voar, dai terá um treinamento focado e as coisas vao se direcionando...

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2016, 17:39:46 »
Claro! A grande vantagem é que gosto muito do assunto e das matérias relacionadas!

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2016, 20:10:07 »
Claro! A grande vantagem é que gosto muito do assunto e das matérias relacionadas!

Mas me diga... você não tem facilidade em sala de aula por que não gosta muito de seguir as regras ou por questao cognitiva mesmo?

Pergunto isso pois o tipo de comportamento e conduta são bases que podem afetar a carreira aeronáutica...rsrs..

Digamos que não tem muito espaço para "top gun" na aviação... só no cinema... hauhauhauhauah

Se for muito rebelde vai ter que mudar um pouco ai.... a aviação é algo extremamente ligado ao militarismo...

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2016, 21:09:36 »
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... ''Top Gun'', ótima essa!!!

Algumas pessoas dizem mesmo que o MESTRE ALQUIMISTA tem uma mente hollywoodiana...

Mas a dificuldade com salas de aula é um problema social com pessoas e com o rendimento (lento) da turma. Seres humanos são minha Kriptonita.
Enquanto a turma tá lá ainda no bê-á-bá, estou bem na frente, às vezes levantando perguntas que nem os professores sabem responder. Já disse, sou autodidata. Para se ter uma ideia, todos os instrumentos musicais que toco EU aprendi sozinho. Aprendo línguas sozinho também, enfim... Abandonei vários cursos universitários que ingressei, inclusive um de engenharia que estava entre os melhores do país e que passei em PRIMEIRO LUGAR devido à essa minha dificuldade em sala de aula.
 Já fui até diagnosticado várias vezes de autismo de alta funcionalidade...  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Novembro de 2016, 22:16:59 »

Mas me diga... você não tem facilidade em sala de aula por que não gosta muito de seguir as regras ou por questao cognitiva mesmo?

Pergunto isso pois o tipo de comportamento e conduta são bases que podem afetar a carreira aeronáutica...rsrs..

Digamos que não tem muito espaço para "top gun" na aviação... só no cinema... hauhauhauhauah

Se for muito rebelde vai ter que mudar um pouco ai.... a aviação é algo extremamente ligado ao militarismo...

Espero que os candidatos a pilotos e pilotos sejam submetidos a avaliações psicotécnicas rigorosas para identificar potenciais problemas de comportamento que possam colocar em risco vidas e patrimônio. Acho também que os cursos teóricos deveriam ser presenciais, com frequência obrigatória e, além da avaliação de desempenho, sujeitos a avaliação de comportamento no decorrer do curso para impedir que candidatos sem um mínimo de disciplina e maturidade mental possam seguir carreira  profissional ou obtenham uma licença para pilotar seu próprio avião.

Parece que as empresas já fazem essas avaliações psicológicas regularmente, o que minimiza a possibilidade de um piloto cometer uma maluquice. Mesmo assim, acontecem problemas como no caso daquele co-piloto alemão recentemente...

https://en.wikipedia.org/wiki/Germanwings_Flight_9525
« Última modificação: 27 de Novembro de 2016, 22:19:06 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Novembro de 2016, 22:54:50 »

Espero que os candidatos a pilotos e pilotos sejam submetidos a avaliações psicotécnicas rigorosas para identificar potenciais problemas de comportamento que possam colocar em risco vidas e patrimônio. Acho também que os cursos teóricos deveriam ser presenciais, com frequência obrigatória e, além da avaliação de desempenho, sujeitos a avaliação de comportamento no decorrer do curso para impedir que candidatos sem um mínimo de disciplina e maturidade mental possam seguir carreira  profissional ou obtenham uma licença para pilotar seu próprio avião.

Parece que as empresas já fazem essas avaliações psicológicas regularmente, o que minimiza a possibilidade de um piloto cometer uma maluquice. Mesmo assim, acontecem problemas como no caso daquele co-piloto alemão recentemente...

Em primeiro lugar, devo declarar que trabalho na empresa VASP há muito anos!!!!!!!  kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Em segundo lugar, Sandro, não ligue para a opinião irrelevante e extremamente paranoica do Giga. Ele não é porta-voz da ANAC e mal sabe que existem sim essas avaliações psicológicas. E ainda veio nos citar, numa atitude mui pouco científica, UM ÚNICO CASO contra zilhões nos anais da aviação, como fazem os milagreiros de Lourdes.  hahahahahahahahahahaha...  Ou seja, uma verdadeira EXCEÇÃO à regra ou, melhor ainda, um caso totalmente esperado e provável segundo a lei dos grandes números!!!!!!

E com ou sem o consentimento das pessoas FAREI sim a prova da ANAC estudando sozinho, pois nunca precisei de sala de aula para passar em nada.
Estudarei, passarei no exame e logo logo estarei em posse do meu estimado brevê, e aí vocês verão QUE PILOTO... QUE PILOTO!!!!!  O ÁS dos ases do céu!!!!!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...       

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Novembro de 2016, 23:16:21 »
Citando apenas casos de suicídio:

There were 65 cases of pilot suicide and 6 cases of passengers who jumped from aircraft found. There were also 18 cases of homicide-suicide found involving 732 deaths. Pilots perpetrated 13 homicide-suicide events. Compared to non-aviation samples, a large percentage of pilot suicides in this study were homicide-suicides (17%).

http://www.ingentaconnect.com/content/asma/amhp/2016/00000087/00000004/art00008

https://en.wikipedia.org/wiki/Suicide_by_pilot

Casos de saúde mental em geral, na Inglaterra em 2010.

In the United Kingdom, it was revealed that 350 pilots have been grounded since 2010, due to mental health issues.

The number of British pilots diagnosed with a mental illness has risen by 66 per cent in the past five years, according to the figures obtained by the Daily Mirror under the Freedom of Information Act.

http://www.dailymail.co.uk/news/article-3176861/Review-British-pilots-mental-health-wake-Germanwings-disaster-finds-350-grounded-past-five-years-276-returned-skies.html

« Última modificação: 27 de Novembro de 2016, 23:21:47 por Gigaview »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Novembro de 2016, 23:29:01 »

There were 65 cases of pilot suicide and 6 cases of passengers who jumped from aircraft found. There were also 18 cases of homicide-suicide found involving 732 deaths. Pilots perpetrated 13 homicide-suicide events. Compared to non-aviation samples, a large percentage of pilot suicides in this study were homicide-suicides (17%).

65 casos???!!!!!  Ainda continua irrelevante perante zilhões de voos diários!!!!  Lourdes tem até mais números, né?!!!  Deixa EU ver, 69 casos ''comprovados'' de milagres, se não me engano!!!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

In the United Kingdom, it was revealed that 350 pilots have been grounded since 2010, due to mental health issues.

The number of British pilots diagnosed with a mental illness has risen by 66 per cent in the past five years, according to the figures obtained by the Daily Mirror under the Freedom of Information Act.

http://www.dailymail.co.uk/news/article-3176861/Review-British-pilots-mental-health-wake-Germanwings-disaster-finds-350-grounded-past-five-years-276-returned-skies.html

Ainda bem que existe um controle e preocupação das autoridades, so... Pode ir dormir tranquilo, Giga... Ou ser meu passageiro no meu futuro voo!!!!  hahahahahahahahahahahaha...

Mas se for para entrar no JOGO DAS EXCEÇÕES e dos RÓTULOS, que tal o caso desse cara aqui:

Sempre foi considerado um ÓTIMO piloto e nunca machucou ninguém!!!!! 
Como se vê, nem sempre existem rótulos muito bem definidos!!!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
« Última modificação: 27 de Novembro de 2016, 23:32:38 por Alquimista »

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2016, 23:55:43 »

Giga... há uma seleção natural nessa carreira.. as pessoas problemas são eliminadas mais cedo ou mais tarde.. além de tudo isso há também as avaliações constantes...

Todo piloto precisa ter um mínimo cognitivo e habilidades motoras.. e não tem como ter somente uma delas... rss

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2016, 23:59:39 »

65 casos???!!!!!  Ainda continua irrelevante perante zilhões de voos diários!!!!  Lourdes tem até mais números, né?!!!  Deixa EU ver, 69 casos ''comprovados'' de milagres, se não me engano!!!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Ainda bem que existe um controle e preocupação das autoridades, so... Pode ir dormir tranquilo, Giga... Ou ser meu passageiro no meu futuro voo!!!!  hahahahahahahahahahahaha...

Mas se for para entrar no JOGO DAS EXCEÇÕES e dos RÓTULOS, que tal o caso desse cara aqui:

Sempre foi considerado um ÓTIMO piloto e nunca machucou ninguém!!!!! 
Como se vê, nem sempre existem rótulos muito bem definidos!!!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

huahauhõauh eu li o livro dele.. .muito bom.. mas a aviação vai mudando constantemente... hj não sei se ele conseguiria tudo q fez naquela época...

para vocês terem ideia.. antigamente a gente levava até passageiro na cabine de comando... depois proibiram... depois eu chegava a levar meus filhos.. Minha filha com 3 meses ja dormia no chão do cockpit... cheguei a levar a filha e filho na cabine... mas isso eram outros tempos..

Hj não tem mais como se fazer isso... totalmente proibido..

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #21 Online: 29 de Novembro de 2016, 00:06:09 »
tópico errado. Moderação, apague por favor.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Novembro de 2016, 00:19:28 »
Giga... há uma seleção natural nessa carreira.. as pessoas problemas são eliminadas mais cedo ou mais tarde.. além de tudo isso há também as avaliações constantes...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...  O Giga se apavorou ao imaginar que num futuro próximo ele viajaria numa aeronave em que o ALQUIMISTA seria o comandante. Tipo aquele filme ''Apertem os cintos... o piloto sumiu (Airplane!)''. Deve ter sido isso... 

Todo piloto precisa ter um mínimo cognitivo e habilidades motoras.. e não tem como ter somente uma delas... rss

Beleza! Então estou garantido! Sempre fui um ás no piano clássico e nos videogames!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Novembro de 2016, 00:27:28 »

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...  O Giga se apavorou ao imaginar que num futuro próximo ele viajaria numa aeronave em que o ALQUIMISTA seria o comandante. Tipo aquele filme ''Apertem os cintos... o piloto sumiu (Airplane!)''. Deve ter sido isso... 

Beleza! Então estou garantido! Sempre fui um ás no piano clássico e nos videogames!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

huahauhauahuah... vamos ver se passa no psicotécnico srrsrs

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Novembro de 2016, 00:33:06 »

huahauhauahuah... vamos ver se passa no psicotécnico srrsrs

2

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!