Autor Tópico: Zelândia: um novo continente?  (Lida 2922 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Zelândia: um novo continente?
« Online: 17 de Fevereiro de 2017, 07:53:49 »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Zelândia: um novo continente?
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 09:31:19 »
http://www.dn.pt/sociedade/interior/cientistas-anunciam-novo-continente-a-zelandia-5673404.html?utm_source=Push&utm_medium=Web

E eu que pensava que a Nova Zelândia pertencia ao continente australiano... :vergonha:

a partir do momento que estabeleceram que qualquer coisa menor que a Austrália não pode ser continente, não faz sentido agora mudar isso.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 10:51:04 »
http://www.dn.pt/sociedade/interior/cientistas-anunciam-novo-continente-a-zelandia-5673404.html?utm_source=Push&utm_medium=Web

E eu que pensava que a Nova Zelândia pertencia ao continente australiano... :vergonha:

a partir do momento que estabeleceram que qualquer coisa menor que a Austrália não pode ser continente, não faz sentido agora mudar isso.

Ao que parece, não se estabeleceu, arbitrariamente, que "qualquer coisa menor que a Austrália não pode ser continente", mas que existem certas características que definem o que é ou não um continente. E com as novas tecnologias aplicadas nas pesquisas, os novos dados mostram que ao contrário do que se pensava, a Nova Zelândia supostamente atende às características necessárias para ser considerada continente.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 11:01:44 »

Ao que parece, não se estabeleceu, arbitrariamente, que "qualquer coisa menor que a Austrália não pode ser continente", mas que existem certas características que definem o que é ou não um continente. E com as novas tecnologias aplicadas nas pesquisas, os novos dados mostram que ao contrário do que se pensava, a Nova Zelândia supostamente atende às características necessárias para ser considerada continente.

Até onde eu sei não existem diferenças significativas entre continentes e grandes ilhas, e que o que foi estabelecido é que a Austrália seria o padrão mínimo para definir um continente. A Groenlândia seria a maior ilha.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 12:18:00 »
Não é a Nova Zelẫndia o continente proposto, mas Zelândia, na maior parte submerso.

http://www.bbc.com/news/world-asia-39000936

In a paper published in the Geological Society of America's Journal, researchers explain that Zealandia measures five million sq km (1.9m sq miles) which is about two thirds of neighbouring Australia.
Map of ZealandiaImage copyrightGNS
Some 94% of that area is underwater with only a few islands and three major landmasses sticking out above the surface: New Zealand's North and South Islands and New Caledonia.
You might think being above water is crucial to making the cut as a continent, but the researchers looked at a different set of criteria, all of which are met by the new kid in town.
elevation above the surrounding area
distinctive geology
a well-defined area
a crust thicker than the regular ocean floor

A meu ver, isso é claramente marxismo cultural politicamente correto, e possivelmente genocídio branco, também.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 12:53:53 »
Por esses critérios, não deveríamos então incluir a Índia e a Arábia na lista de continentes?

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 15:22:34 »
Por esses critérios, não deveríamos então incluir a Índia e a Arábia na lista de continentes?

Esses são sub-continentes.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 15:33:33 »

E por que a Zelandia não é um subcontinente da Austrália?

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 15:42:25 »

Só vai ser relevante quando nosso sol se alinhar com o sol central da galáxia, o sol da chama violeta, neutrinos mutantes esquentarem o núcleo da Terra, os continentes caírem na cabeça das pessoas e a Zé Lândia se erguer. Até lá....continua a parecer apenas pequenas ilhas.
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 17:59:17 »

Pois eu acho que não atenderia às condições.

Citação de: Wikipédia
Um subcontinente é uma parte substancialmente vasta de um continente. Não existe predefinição ou acordo no que constitui um subcontinente. Em geral, um subcontinente está separado do resto de um continente por uma cordilheira, ou por placas tectónicas.[...]

Mas sei lá, Geologia é algo confuso, só louco gosta disso. :)
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 18:02:58 »

A Índia e a Arábia têm elevação acima da área circundante, geologia distinta, uma área bem definida, uma crosta mais espessa do que o solo oceânico regular?

Não sei. Você sabe? rs

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 18:19:07 »
Não confundam a definição e a divisão geográfica de continentes, que é essencialmente descritiva e baseada em terras emersas, com o que se define comumente na Geologia.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 18:20:42 »

A Índia e a Arábia têm elevação acima da área circundante, geologia distinta, uma área bem definida, uma crosta mais espessa do que o solo oceânico regular?

Não sei. Você sabe? rs

Toda crosta continental é sempre mais a muito mais espessa que a crosta oceânica.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 18:22:47 »

Ela não é confusa.

Só um pouco complexa.

Mas concordo que apenas pessoas 'anormais' é que gostam.
Foto USGS

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 18:28:49 »

Ela não é confusa.

Só um pouco complexa.

Mas concordo que apenas pessoas 'anormais' é que gostam.

Não posso falar muito, trabalho na área de automação, setor de projetos.

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 02:26:45 »

Não sei. Você sabe? rs

Toda crosta continental é sempre mais a muito mais espessa que a crosta oceânica.

Só copiei os critérios enumerados na matéria.  :hihi:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 10:44:02 »
Eu cogitei, quando era adolescente, fazer geologia na UFPR... Eu gosto destas coisas, com certeza é muito menos chato, menos confuso e absolutamente menos complexo e caótico que Direito..
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 19:01:54 »
Até que pode ser sim, afinal está ligado ao continente australiano. Já a Groelândia acho que tem tudo para ser continente, grande do jeito que é, e por ela estar separada e mais distante do continente americano. Acho que só não é porque parece não ser tão importante, quase ninguém mora lá mesmo. Mas se fosse uma ilha mais quente, bastante povoada e com alguns países nela, talvez fosse promovida para continente. A não ser se a Nova Zelândia fosse bem maior e ainda separada da Austrália. Seria como a divisão entre Europa e Ásia. Até mesmo a região do Havaí, se ela estivesse toda acima da água, certamente seria um mini-continente.

Se o nível dos oceanos fosse mais baixo, a região do Havaí seria suficientemente grande para ser um mini-continente.

Olha como seria a Zealândia se fosse como a Austrália:

É, até que poderia ser um subcontinente mesmo, já que está ligado ao australiano!

Como seria a Groelândia se toda sua calota fosse derretida!

Estaria mais para um mini-continente.

Há ainda outro local interessante, um continente em potencial... Lhes apresento...

A dorsal meso-atlântica!

Se ela estivesse acima do nível do mar, com certeza seria outro continente, só que mais parecido com o Chile, por ser comprido.

Teríamos Atlântida do Norte, Atlântida Central e Atlântida do Sul!

Inclusive a Polinésia!

Portanto, a Zealândia não é a única região a ser promovida a novo continente em potencial!

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #19 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 19:09:20 »
Eu cogitei, quando era adolescente, fazer geologia na UFPR... Eu gosto destas coisas, com certeza é muito menos chato, menos confuso e absolutamente menos complexo e caótico que Direito..

Bom, também sou do Direito e sonho em fazer Geologia EAD...rs
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #20 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 22:06:04 »
Zelândia, que raio de nome pra um continente.
Nem originais os caras são, já tem uma região com esse nome ali pelas bandas da Europa

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 09:27:50 »
Zelândia, que raio de nome pra um continente.
Nem originais os caras são, já tem uma região com esse nome ali pelas bandas da Europa

Não é à toa que se chama Nova Zelândia.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 15:24:38 »

Como seria a Groelândia se toda sua calota fosse derretida!

Estaria mais para um mini-continente.

Alguém me pode informar se quando se diz que a Gronelândia é a maior ilha do mundo está ser medida considerando a calote derretida? É possível saber a sua área sem gelo?....

Para mim, esta imagem é uma surpresa... Há muitos anos, alguém me disse que, sem o gelo, a Gronelândia seria um arquipélago com diversas ilhas..., mas afinal parece que não.

Justifica-se dizer a Gronelândia é a maior ilha do planeta?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 19:36:36 »
Sim. É possível medir a área porque quase todo seu perímetro está descoberto.

A definição de ilha ou continente é muitas vezes arbitrária. Porque a Austrália não pode ser chamada de ilha?
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 00:00:48 »
A definição de ilha ou continente é muitas vezes arbitrária. Porque a Austrália não pode ser chamada de ilha?

Talvez por ser grande e por ter diversidade de terreno (deserto, floresta, etc). Se a Europa estivesse separada da Ásia, seria um continente ou uma grande ilha? Sabe, eu acho que a Ásia é um monte de continentes aglutinados, assim como a África. Se for para a Zealândia ser um continente, então, seguindo esta mesma tendência, teríamos os seguintes novos continentes:  ::)

O Saara, por exemplo, é completamente diferente do Congo e este, dos desertos mais ao sul, assim, por que não ser um novo continente? Ou então a região do Himalaia em si? E a Escandinávia, por que não ser um pequeno novo continente, não é? Aqui na América do Sul, temos a Amazônia que por si só poderia ser um continente e a região dos Andes, outro.

Ou seja, existem muito mais do que apenas 6 continentes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!