Autor Tópico: Zelândia: um novo continente?  (Lida 2923 vezes)

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re:Zelândia: um novo continente?
« Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 07:09:06 »
Ou seja, existem muito mais do que apenas 6 continentes.

Existe é muita falta do que fazer :P
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 07:20:32 »

Como seria a Groelândia se toda sua calota fosse derretida!

Estaria mais para um mini-continente.

Alguém me pode informar se quando se diz que a Gronelândia é a maior ilha do mundo está ser medida considerando a calote derretida? É possível saber a sua área sem gelo?....

Justifica-se dizer a Gronelândia é a maior ilha do planeta?

Sim. É possível medir a área porque quase todo seu perímetro está descoberto.

A definição de ilha ou continente é muitas vezes arbitrária. Porque a Austrália não pode ser chamada de ilha?

Geotecton, Para eu perceber melhor: Na Gronelândia, o perímetro descoberto que refere é o da zona verde da imagem , depois medindo-se a respetiva área de uma faixa relativamente estreita? (portanto descontando a parte que se torna mar líquido por ser apenas gelo) Ou, para medir a área da ilha apenas se conta o perímetro exterior e avalia-se a área como se o gelo também fosse terra (por assim dizer)... É que dará áreas bem diferentes e não sei se, em ambas as medições, a Gronelândia continua maior do que a Nova Guiné.

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 15:19:28 »
No outro mapa, no que eu postei se referindo aos critérios usados por essa proposta dos estudiosos, não há essas divisões todas dentro dos mais clássicos "continentes terrestres" todos. Exceto por Arábia e Índia.

Sim. É possível medir a área porque quase todo seu perímetro está descoberto.

A definição de ilha ou continente é muitas vezes arbitrária. Porque a Austrália não pode ser chamada de ilha?

As ilhas não "pertencem" aos continentes, estando ligadas a uma mesma estrutura da crosta ou sei lá o que?

Ainda que na definição mais "dicionárica", acho que tudo bem se dizer ser uma ilha, embora seja também um continente... acho.

Ou seja, existem muito mais do que apenas 6 continentes.

Existe é muita falta do que fazer :P

Sem falar dos continentes perdidos, como Atlântida, Mu, e todos os mistérios sobre as raças que neles habitavam.

Há ainda outro local interessante, um continente em potencial... Lhes apresento...

A dorsal meso-atlântica!

Mas você está só inventando essas coisas, ou de fato alguém propõe isso como continente? Pelo que sei a dorsal meso-atlântica é só a "cicatriz" geológica do afastamento dos continentes.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #28 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 19:52:30 »
Mas você está só inventando essas coisas, ou de fato alguém propõe isso como continente? Pelo que sei a dorsal meso-atlântica é só a "cicatriz" geológica do afastamento dos continentes.

Não, é uma proposta minha mesmo. Acontece que ela está aumentando de tamanho com o passar do tempo, ela está se expandindo, à medida que a África e Europa se separam cada vez mais da América, e cada vez que se expande mais, mais a altura do terreno se eleva. Vai chegar um dia em que ela poderá chegar ao nível do mar e ultrapassá-lo (coisa que os mapas que mostram o futuro da Terra não consideram). De fato, as ilhas Açores são parte desta estrutura, a parte mais elevada dela, fora mais algumas poucas ilhas do atlântico sul. Eis aqui um mapa do leito oceânico:

Quanto mais a placa africana se separa da americana, mais a dorsal meso-atlântica se expande, mais material do manto terrestre se deposita naquela região, e como consequência, ela vai se elevando. Significa que daqui a alguns milhões de anos, se o nível dos mares não subir muito com o derretimento das calotas, toda a cadeia de montanhas submersa da meso-atlântica vai estar acima do nível do mar, inclusive mais algumas porções no atlântico sul. Se olharmos para a região da Nova Zelândia, veremos que há uma grande quantidade de terra submersa mais elevada em relação ao leito oceânico, de tamanho comparável com a da Austrália, desta forma, os estudiosos estariam certos em classificar esta região como um novo continente, porém, em maior parte submerso.

Observa-se que a Nova Guiné e Indonésia são parte do continente australiano!

A Groelândia também poderia ser, observando que ela está mais elevada em relação aos arredores, apesar de em parte estar ligada com o continente americano. Mas, ué, a Europa também está ligada com a Ásia e mesmo assim é considerada um continente separado!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 23:09:28 »
Não, é uma proposta minha mesmo. Acontece que ela está aumentando de tamanho com o passar do tempo, ela está se expandindo, à medida que a África e Europa se separam cada vez mais da América, e cada vez que se expande mais, mais a altura do terreno se eleva. Vai chegar um dia em que ela poderá chegar ao nível do mar e ultrapassá-lo (coisa que os mapas que mostram o futuro da Terra não consideram). De fato, as ilhas Açores são parte desta estrutura, a parte mais elevada dela, fora mais algumas poucas ilhas do atlântico sul.
[...]

De onde você tirou a informação de que a Dorsal Meso-Atlântica, como um todo, está se elevando?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 23:19:33 »
[...]
Quanto mais a placa africana se separa da americana, mais a dorsal meso-atlântica se expande, mais material do manto terrestre se deposita naquela região, e como consequência, ela vai se elevando.

Você está equivocado.

Quanto mais as placas que contém a África e a América se afastam, maior fica o assoalho oceânico, isto é, o oceano Atlântico aumenta. A Dorsal não está se elevando, a não ser em alguns pontos, por causa da maior densidade da crosta oceânica, constituída essencialmente por basalto do tipo MORB.

Significa que daqui a alguns milhões de anos, se o nível dos mares não subir muito com o derretimento das calotas, toda a cadeia de montanhas submersa da meso-atlântica vai estar acima do nível do mar, inclusive mais algumas porções no atlântico sul.
[...]

Não. Isto não ocorrerá pelo motivo já exposto (densidade da crosta oceânica). Se assim fosse, em boa parte do oceano Pacífico deveria existir uma grande massa emersa.
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 02:04:20 »
Bem, então se o nível dos oceanos fosse mais baixo, de forma que esta região estivesse acima do nível do mar, daí poderia então ser considerada um continente? Levando em conta também outras regiões similares?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 22:32:50 »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #33 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 09:54:41 »
hehehe...

Eu também sou um seguidor do Pirula. Vi esse vídeo hoje de manhã.

Eu estou revendo a série Lost. No local onde a série foi filmada têm várias falésias ou promontórios --não sei direito o nome da formação--, e claramente há sinais de erosão por água nessas formações.

Quando que, no passado do planeta, o nível do mar ficou mais de dez metros acima do que é hoje?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 11:08:34 »
Quando que, no passado do planeta, o nível do mar ficou mais de dez metros acima do que é hoje?

Só no Fanerozóico (últimos 560 milhões de anos) tais variações se contam às dezenas, influenciadas por modificações tectônicas, sedimentares, climáticas e cosmogônicas.

No link abaixo há um gráfico que mostra estas variações no éon supracitado:

https://en.wikipedia.org/wiki/Past_sea_level#/media/File:Phanerozoic_Sea_Level.png
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 11:25:07 »

Só no Fanerozóico (últimos 560 milhões de anos) tais variações se contam às dezenas, influenciadas por modificações tectônicas, sedimentares, climáticas e cosmogônicas.

No link abaixo há um gráfico que mostra estas variações no éon supracitado:

https://en.wikipedia.org/wiki/Past_sea_level#/media/File:Phanerozoic_Sea_Level.png

Um dos pontos mais baixos está entre o permiano e triássico. Eu achava que o planeta tinha esquentado nessa época, mas pelo jeito as erupções vulcânicas fizeram esfriar. O nível do mar está sempre conectado com o acúmulo de gelo nos polos?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 17:32:15 »
Se o nível dos oceanos fosse alguns quilômetros mais baixo do que o atual, se a Terra perdesse grande parte de sua água na superfície, grande parte do relevo oceânico ficaria exposta, e a dorsal-meso atlântica ficaria parecendo um continente, foi o que quis dizer.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!