Podemos citar as principais religiões existentes como hinduísmo, budismo, cristianismo,
islamismo, além de filosofias chinesas como taoismo e confucionismo.
Dessas correntes, o islã é a mais recente, pois seu fundador (Maomé) viveu no século 7.
Uma coisa que acho meio intrigante é porque não houve uma nova religião nesses últimos
14 séculos?
Não falo de uma nova vertente dentro de uma religião, mas de uma nova religião cujo
fundador propõe algo radicalmente novo.
Claro que muitos já tentaram criar novas religiões, mas por qual motivo elas nunca conseguiram
passar do status de seitas ao de religiões oficiais?
Eu sempre achei meio subjetiva essa diferenciação entre seita e religião. Tipo assim: "seita" é sempre a religião do outro. Há quem considere a Adventista seita, a TJ seita, a Universal seita... mas para os seguidores destas seitas são religiões.
O mormonismo é tão radicalmente bizarro que talvez nem seja mais protestantismo, ou até cristianismo. E esta "seita" já tem 15 milhões de adeptos, tendo surgido em 1830. Claro que não se compara com os números das grandes religiões.
Mas eu acho que é muito difícil para uma nova religião concorrer com estas instituições já tão estabelecidas. È mais fácil que novas grandes religiões surjam da transformação gradual e lenta, através desse contínuo processo tanto de resistência como de adaptação às mudanças da sociedade, das religiões tradicionais dominantes.
O Cristianismo, por exemplo, é o resultado do sincretismo de antigas religiões com tradições judaicas. O Islamismo também parece ter sido alguma antiga religião tribal que sincretizou judaísmo e cristianismo. As raízes do judaísmo, por sua vez, também podem ser encontradas em ancestrais cultos politeístas mesopotâmicos.
Eu acho que é isso... é mais provável que uma nova tradição religiosa surja a partir de outras mais antigas, como uma resposta a novos anseios e necessidades.