Do seu arrazoado, respondo que não há nenhuma evidência científica sobre a existência de espíritos. E nem de anjos, demônios ou deuses.
Logo, tanto o espiritismo, bem como todas as demais religiões e seitas, não tem nenhuma base na Ciência que possa sustentar as suas afirmações, crenças e doutrinas.
Posso respeitá-las como uma forma de conhecimento, embora delas discorde. Mas não servem para descrever a realidade objetiva do mundo natural e material, o único em que não há dúvida sobre sua existência.
Mas meu caro Geo, este sempre foi o cerne da questão: base científica (material) para questões que envolvem apenas percepção e observação subjetiva.
Quando Crookes trouxe as evidências
científicas de forma bem intencionada e honesta, simplesmente alegaram que havia fraude e ponto final.
Não provaram que havia fraude, mas fraudaram os testes daquele homem e isto permaneceu como um verdade histórica.
Infelizmente o Espiritismo explica até mesmo esta posição de descrença, mais ou menos radical, e entende isto como fase, caminhada, progresso, evolução.
Neste ponto os céticos interpretam como arrogância este pressuposto de que o espírita esteja, então, à frente.
Nada disto. A evolução ou o progresso é como um diagrama de PERT/CPM (lembra?), pode desenvolver-se em direções diferentes para atingir um objetivo. O homem altamente intelectualizado, pode, espiritualmente, não estar mais a frente que um de seus simples subordinados.
Você mesmo pode ser um grande geólogo e pouco ou nada saber sobre,fisiologia humana; isto porque dedicou-se mais a um assunto que a outro, e não por qualquer tipo de deficiência cognitiva.
Quero dizer, voltando ao PERT, ter-se mais desenvolvidas percepções ao abstrato e imaterial, e a elas correlacionar lógica e razão, não significa estar mais a frente, genericamente falando, que as pessoas que não creem sejam ateus, céticos.
O espírita pode ser um tremendo ignorante, inculto e inútil em seus ambientes de relação, embora tenha desenvolvida sensibilidade para as questões espirituais.
Contudo, se o assunto é Religião e não apenas a crença em espíritos, reencarnação, etc. a coisa muda de figura pois a religião já traz consigo, quase sempre, o estigma da superstição ou de interesses questionáveis, mesmo existindo dentro delas homens honestos e dignos.