Essa conversa de carro voador ainda vai longe. O helicóptero (e similares) já existe como solução. O que falta para um helicóptero se tornar um "carro voador"? Asas? Velocidade? E precisa?
Existe o problema da segurança. Helicópteros são relativamente seguros porque usam tecnologia cara com muita manutenção preventiva
Segundo os proponentes desse que postei, a área de operação é bem menor do que a de um helicóptero. A segurança seria alcançada por haver múltiplos pequenos motores e pára-quedas. Mas mesmo assim eu acho que algo mais derivado ou híbrido de helicótero/"auto-giro" talvez fosse mais seguro por aquele fenômeno de se poder pousar o helicóptero com motor desligado, pela aerodinâmica da coisa, que seria então uma "continuidade" maior com o controle da aeronave (e até controlabilidade, talvez) do que se comparado a um pára-quedas.
Mas também acho que é pouco provável ser "o futuro dos transportes". Antes disso provavelmente não em escala de carro particular de passeio, mas "aero ônibus". O aumento de escala e menor tráfego aéreo implicado deve tornar esse tipo de cenário mais provável.
Se bem que ainda mais provável talvez fosse isso com dirigíveis... "futuristas" dos anos 70 e 80 previam coisas mais nessa linha, acho, mas até agora, nada. Não sei se a tecnologia de dirigíveis é mais acessível e mais livre de problemas, intuiivamente parece.
por isso são caros e popularmente inacessíveis. O carro voador tem pretensão de ser popular? Tecnologia de baixo custo? Feita pelo mecânico da esquina? Se não pretende ser popular, qual é o público alvo? O mesmo público que já usa o helicóptero? Então para que "carro voador"? Acho que o carro voador ideal precisa de uma garantia que ele não vai despencar do alto em caso de pane, precisa de algum tipo de dispositivo antigravitacional que deixe ele parado no ar até ser rebocado por um socorro voador até o hangar mais próximo.
Acho que seria algo meio playboyzesco, meio como já existem uns "carros"-transformers que viram aviões pequenos. Mas se esse conceito do protótipo realmente funcionar em maior escala, parece que é mesmo mais versátil (decolagem vertical com menor área que helicóptero), então era capaz de dominar mínimo esse nicho, por mais restrito que seja. Talvez até crescesse um pouco, mas, se não houver uma solução muito evidente para problemas de tráfego aéreo (que ainda deve ser um problema mesmo com piloto automático "robô"), não deve nunca se tornar "popular".
Mesmo que milagrosamente o carro voador fosse seguro, ainda tem o problema da questão energética. Deslocar um carro numa estrada gasta muito menos energia que sustentar no ar um carro inteiro com passageiros.
Talvez isso mude considerando o tráfego e o quanto vale a hora da pessoa.
É o que motiva alguns a terem helicópteros mesmo sendo mais caros.
https://www.youtube.com/v/J56pML_CTgwI need money
https://www.youtube.com/v/rlSbOfBzQyQhttps://www.youtube.com/v/0Yn2uyQJ1jchttps://www.youtube.com/v/ygl4UoUIMdw