Eu nunca cheguei a acompanhar desenhos japoneses, e muito menos quadrinhos japoneses. O mais próximo disso foi com a série "street fighter" mesmo.
Mas com essa, e pelo pouco que vi de outras, achava interessante a diferença de desenhos americanos em terem maior continuidade de um episódio ao outro, fechados em um grande arco, em vez de só episódios independentes. Mas na TV ferravam com tudo, passando episódio de natal no natal, totalmente fora da cronologia da série em si (aconteceu isso com macross/robotech, não lembro qual era).
As próprias séries americanas eram também assim na maior parte do tempo, com algumas exceções (Amerika, Twin Peaks), e foram virando mais como "novelas", na minha percepção a partir de "24 horas" e "lost", mas talvez tenha sido "the wire" que desengatou isso, digo apenas por ouvir dizer ser muito influente e bem cotada, apesar de baixa audiência, eu mesmo não tendo assistido.
Esse aspecto de continuidade/história grande eu acho que tende a tornar interessante, mas a maioria dos desenhos japoneses que via fazendo sucesso achava bastante sem graça, cavaleiros do zodíaco e similares (o
ápice fundo do abismo sendo "pokemon"). Talvez eu tivesse até não achado tão ruim se não tivesse tanta fama, e se o primeiro episódio que fui ver não fizesse a coisa parecer bem melhor do que era, um suspense de roubos de antiguidades.
Acho que não lembro de nenhuma série de desenhos europeus...

tirando Smurfs ("Schtrumpfs" ou algo assim)... que simplesmente não me interessava, provavelmente de público-alvo feminino, apesar daquilo de só ter uma smurfete para todos os smurfs...

Talvez mais um para lista de coisas com algum histórico racista...