Agora me responda, você consegue imaginar um copo sobre a mesa mais próxima de você? Você consegue imaginar-se num campo aberto e gramado, com o céu claro e azul, e enquanto faz isso, consegue andar pelo local e modificar o ambiente ao seu redor?
Skeptikós, para você ter noção este tipo de pergunta me soa um nível de abstração tão grande que fico até confuso sobre o que você quer dizer com "conseguir imaginar". Pedi para minha namorada me mostrar, com algum exemplo, como filme, a maneira como essas visualizações ocorrem para ela. Ela me mostrou um desenho animado chamado Juanito Jones, de um menino com imaginação muito fértil, e disse que costumava assistir este desenho quando criança. No desenho, quando o garoto imagina algo, o ambiente ao redor se transforma conforme sua imaginação! Ela disse que quando viu o desenho, muito pequena, aquilo incentivou ela a tentar visualizar suas imaginações, coisa que começou a fazer naturalmente desde a mais tenra idade e aos poucos foi adquirindo maior controle, e que sempre lhe veio como algo natural. Sobre sua pergunta do copo, acho que eu diria sim para "consigo imaginar", mas diria não sobre "conseguir visualizar". Eu consigo imaginar, no sentido de que consigo pensar sobre como seria a possibilidade de ter um copo ali, mas nada muda em minha visão, nem nítido nem apagado. Consigo lembrar da forma de um copo, afinal já vi um, mas não consigo fazer com que apareça na minha frente por meio da imaginação. Nem de olhos abertos, nem de olhos fechados. Se eu fechar olhos, é simplesmente escuridão total. Eu consigo "pensar sobre" um copo (imaginação, correto?) mas isso não faz com que um copo apareça meio à escuridão de meus olhos fechados, e é exatamente esta a experiência destes meus conhecidos capazes de visualizar. Eles conseguem trazer imagens mentais diante de si, especialmente com os olhos fechados, transportando sua imaginação para sua visão. Estou convencido da realidade deste fenômeno e pesquisando bastante sobre métodos práticos para adquirir esta habilidade.