As "mensagens" são apenas declarações de fatos históricos ou atuais. 
É que eu sempre pensei que deve ou deveria existir um correspondente àquela diferença entre mentir e omitir para o caso de expor um fato ou omiti-lo... Quando alguém faz questão de expor um fato, sempre penso que quer dizer algo mais que apenas "ser impessoal em expor um fato", assim como quando alguém "omite" um fato que sabe que interessa ou interessaria ao outro saber mas que não interessa a si mesmo que o outro saiba e depois ele só diz em defesa de si mesmo: "eu não menti, você que não perguntou...". E a resposta só pode ser: "tem razão, não foi ISSO mesmo o que perguntei...".

Mas sou partidário daquela do Voltaire de defender seu direito à sua ideologia, mesmo sob alguns... "métodos"; é do jogo, creio eu...

Os países em que há pena de morte, e aqueles nos quais foi abolida.
Isso esteve bem claro desde o início. Aliás, a única coisa clara!
Você aparentemente achou curioso que a Venezuela tivesse sido o primeiro a oficializar
No atual instante histórico, é no mínimo uma cômica ironia do destino olhar para esse dado no contexto de uma ideologia "progressista civilizacional".
essa ruptura dos padrões persistentes ainda no mundo subdesenvolvido, apesar de ser um país também ainda subdesenvolvido, e muito violento.
Eu chamo de "padrões civilizacionais saudáveis".

A mesma definição de "mundo subdesenvolvido (e muito violento, talvez "terceiro-mundista, bárbaro, sanguinário...")" vale para EUA e Japão, por exemplo?
O que talvez enxergasse como uma invalidação de abolição da pena de morte como valor mais altamente civilizado.
Não me pauto por esses fatores externos para avalizar "civilização". Minha espiritualidade me determina por princípios internos à moralidade humana o que deve ser "civilizacional". Para mim, nada dirá se a Islândia ou o mundo todo abolir a pena de morte, além de que vivem em barbarismo.
Cada um com sua ideologia...

Enfatizei a distância do presente em que isso ocorreu, o que deve enfraquecer algo essa tentativa de contra-associação, com a Venezuela de então talvez sendo um lugar comparativamente melhor, não "o melhor", mas melhor num "ranking mundial" comparativamente ao que é hoje. Essa situação inclusive me pareceu análoga a de Portugal com relação à Europa em geral.
O desenrolar da história posterior também reforça a opinião geralmente aceita de pena de morte como um valor humanitário mais elevado do que sua adoção, tendo voltado atrás justamente através de ideologias que largamente são consideradas retrocessos na civilização, para dizer o mínimo, apesar de seus adeptos terem a visão oposta, naturalmente.
Naquele mapa eu só vi uma salada de frutas, legumes, sementes, raízes e carnes, muito bem heterogênea e sortida, embora sem sorte, de culturas, desenvolvimentos em todos os sentidos e políticas diversas.
Mas eu respeito muito o viés óptico seletivo ideologista como uma visão particular de mundo totalmente válida! Para mim, por exemplo, a União Socialista da Europa é um antro em franca decadência com suas crises de refragmentação dando dor de cabeça em muita gente por aí...
Esse "largamente" é mais algum "argumento" de algo? Do tipo "ao número populacional (grande, portanto obviamente correto)" em contrapartida a um secto minoritário de "adeptos (fascistas, terceiromundistas, incivilizados...) da oposição (portanto definitivamente errados por serem minoria)"?...
Aliás...
Desculpe mais uma vez... Agora entendi que "pena de morte é coisa de fascistas", ou melhor "de retrógrados fascistas", talvez, por que não? É isso, para você "pena de morte = fascismo" e quem defende pena de morte é fascista ou pelo menos algo "fascista-like"?
Há uns dias vi no noticiário uma sulafricana carregando drogas pra dentro do Brasil, em conluio com um nigeriano e sabe-se lá mais quem. Me lembrei da Indonésia e dos traficantes brasileiros lá... Dá até tristeza e vontade de chorar...
