Eu posso estar enganado, mas nunca concordo com o tal de "brasileiro é isso, brasileiro é aquilo...".
Sou de opinião que todo ser humano é, na essência, igual. Se originariamente as culturas, tradições, costumes, diferem, difere o comportamento...
Há que se considerar a história de um povo e o meio em que ele se desenvolve. Um exemplo típico é o do africano primitivo equatorial. Tudo ao alcance da mão: a caça, pesca, agricultura, as belezas naturais; estes elementos na formação de sua cultura privou seus povos da competitividade, essa que desenvolve a inteligência, a sagacidade e os meios de defesa e desenvolvimento.
Apresados, colonizados, reduzidos a categoria inferior humana, até hoje é espoliado e as nações mais desenvolvidas sentem-se como tutelares daquela civilização.
Existe uma analogia entre a cultura brasileira e a africana, a partir do clima e do elemento colonizador. A gênese das nações africanas e a brasileira apresenta pontos de contacto relevantes e que atuam no mecanismo formador da cultura e da personalidade deste homem.
Mas o clima e a vastidão continental possibilitaram a colonização exploratória pelos povos de maior desenvolvimento.
Quanto à comparação entre o Chinês e o Brasileiro, quem a fez não tem uma perspectiva que torne sua opinião imparcial. O Brasil tem uma agroindústria de fazer inveja às grandes nações do mundo e por essa razão seu potencial valoriza a sinergia intelecto/recursos naturais.
Se tivéssemos tido a oportunidade de usar, a nosso favor, todo o ouro e diamante que foram transferidos para os "ingleses", que cinicamente exploravam os portugueses, nossa história seria diferente.