Autor Tópico: Quero fazer uma loucura.....  (Lida 2434 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Quero fazer uma loucura.....
« Online: 14 de Setembro de 2005, 15:17:24 »
Hi!

Frequentemente tenho sentindo um sério descontentamento com a faculdade que que faço(estudo no Barão de Mauá), o curso é ruim, os professores não se importam com o quanto aprendemos e só com o quanto pagamos no fim do mês. O preço também é caríssimo, 11 parcelas de 626 reais, e 2 de 700 reais por ano.

Estou terminando o segundo ano muito descontente. Percebo que a missão da instituição com relação ao meu curso é apenas criar zumbis, analistas de sistemas que não vão ter muito sucesso na sua vida profissional.

Desde criança eu sempre quis seguir carreira científica, ser pesquisador, e a faculdade de certa forma não me ajuda com isso. Aliás, a faculdade não me ajuda com nada, tudo que sei sobre informática eu aprendi sozinho, estudando em casa, e é isso que me difere dos outros alunos.

Duas semanas atrás o coordenador do curso foi conversar com a sala, falou que a sala estava muito bagunceira e tal, e não fez absolutamente mais nada. Fui conversar com ele, exigir um "pulso firme" nesse caso, pedir pra punir os alunos que estavam atrapalhando a aula, e a resposta foi a seguinte:" - Agente não pode fazer isso, fica um clima chato na sala.". Fiquei P* da vida, e ele ainda agradeceu minha "soliedariedade".

O problema maior é o peso do meu currículo. Quem vou ser depois de 4 anos com um currículo do Barão de Mauá? Mesmo que eu faça uma I.C. o caminho vai ser muito dificil.

A única coisa que se ganha naquela instituição é um diploma, diploma que eu diria que é comprado. Pois o conhecimento que você saí de lá tende a ser nulo.

E minha idéia é a seguinte: Quero trancar a faculdade e estudar como um desgraçado pra passar numa faculdade de verdade, pra ter mais chances de ter um futuro descente. Minha meta máxima é a USP de São Carlos, mas de forma alguma eu desprezo faculdades como a UFSCar(São Carlos) ou a Unicamp, por exemplo.

Já gastei aproximadamente uns R$18.000 com o barão, e com o cursinho eu gastaria uns R$6000 em todo ano, imagino.

O que vocês têm a me dizer? O que acham que tenho que fazer?

Bom, não fiz isso da primeira vez porque eu era um imbecíl imaturo. Hoje me arrependo do futuro que escolhi...  :(

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Quero fazer uma loucura.....
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2005, 15:28:04 »
concordo e apoio.
imagino que você, depois de dois anos estudando exatas, possa passar até no ita com algum esforço hehe
é sério, matemática não deve ser um problema muito grande, e é o que pesaria numa ufscar.
já gastou muito dinheiro, mas não importa. se pode fazer algo muito mais brilhante com o teu futuro, não adianta chorar pelo leite derramado. senão vai passar o resto (ou boa parte) da vida pensando que poderia ter se empenhado um pouco, feito a tal loucura e passado numa faculdade melhor e mais comprometida.
eu, no teu lugar, faria a tal loucura...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Quero fazer uma loucura.....
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2005, 15:37:25 »
Citação de: bruno
concordo e apoio.
imagino que você, depois de dois anos estudando exatas, possa passar até no ita com algum esforço hehe

Você poe mais esperança em mim do que eu mesmo!!  :lol:

é sério, matemática não deve ser um problema muito grande, e é o que pesaria numa ufscar.

Na verdade eu queria continuar com Ciência da Computação mesmo, eu já pensei em tentar transferência, mas isso só pode ser feito ano que vem, que é o penúltimo ano de faculdade. Enfim, transferência pode ser uma boa solução em "último" caso.

já gastou muito dinheiro, mas não importa. se pode fazer algo muito mais brilhante com o teu futuro, não adianta chorar pelo leite derramado. senão vai passar o resto (ou boa parte) da vida pensando que poderia ter se empenhado um pouco, feito a tal loucura e passado numa faculdade melhor e mais comprometida.
eu, no teu lugar, faria a tal loucura...

Valeu cara... :flor: ..hehe
Esse é um ponto que sempre tento poderar, de não deixar de fazer algo por medo. Embora agora eu esteja com muito, já que esse ano eu já larguei um emprego pela faculdade. Tá certo que era trabalho escravo, mas.....

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2005, 15:53:51 »
Compartilho seu drama. Você está sendo um pouco mais inteligente que eu. Também deveria ter feito isso... Mas agora só falta um ano...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2005, 15:56:49 »
Você faz que curso Nigh†mare? Está em que ano? Onde faz?

Offline Lucato

• Nível 07
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2005, 16:09:11 »
Acho que v. não deveria perder tempo.
É melhor pecar pela ação do que pela inação.
Lucato

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2005, 18:31:42 »
Cara, vai nessa!
Meu primo teve algo assim tb..
Ele começou a fazer física numa estadual, la perto de presidente prudente, não sei exatamente qual
Ele falou q os laboratórios e a faculdade estão totalmente sucateados, pegou greve e tudo mais, desanimou totalmente..
Dai ele foi pra Ciência da COmputação numa outra faculdade, paga, de Presidente prudente... tb não se identificou com o curso e tudo mais..
Agora ele ta fznd cursinho e resolveu vir pra SP fazer cinema! totalmente diferente, perigosa até, diga-se de passagem, mas fazer o q? tem q ir tentando até achar algo q ele goste de verdade!
Todo mundo tá dando o maior apoio.. Ele é um cara quetão, meio sozinho.. Acho q isso vai até fazer bem pra ele se ele vier pra SP..Fora essa coisa de aprender a se virar, se cresce mt como pessoa assim..

Por isso eu acho q  vc deve fazer o mesmo, até achar algo q goste, q de certo e daí seguir com ânimo!
Boa sorte pra vc cara! 8-)

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2005, 20:50:23 »
Cara, vai com tudo!  :D

É o seu futuro, e isso está muito acima do que já foi gasto até agora.  :wink:

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2005, 22:33:10 »
Pelo jeito se depender do pessoal do fórum vc vai ter todo o apoio! :P

E em casa? já comentou sobre isso? Os seus pais vão aceitar numa boa? as vezes pode ser difícil...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2005, 23:05:17 »
Citação de: Oceanos
Você faz que curso Nigh†mare? Está em que ano? Onde faz?

Direito - 4° ano - Universidade de Taubaté-SP

*Some o descaso dos administradores à inépcia dos alunos...

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2005, 23:46:47 »
bah meu, eu nem to perto de uma faculdade e tenho medo de passar pelo que tu ta passando. Se tu tiver mais opções condições, busque novas oportunidades. Mudanças são coisas de homem forte, (oh, quase um nietasche eu :D) por isso, se tu tiver vontade mude!

Já que tu não ta aprendendo, procura uma faculdade pra aprender. To de saco cheio de ve tanto universitário burro, e pretendo não ser um.

até mais, e sucesso :D
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2005, 00:26:40 »
Eu já desisti de uma faculdade. Não me arrependo mas não me orgulho. Se achar que é o melhor pra você, manda bala...

Mas não deixa de fazer não. Quando eu puder, vou fazer uma também... :)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2005, 05:05:17 »
Eu desisti da faculdade umas vinte vezes.  Nunca concluí.

Não é nada agradável.

Mas no fim, não dá para investir naquilo em que não se acredita.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2005, 08:43:05 »
Sugiro que antes de você optar por estudar numa faculdade pública, acreditando que lá é melhor, que você assista algumas aulas na Unicamp, na USP e na UFSCar. Passei pelo campus e converse com os alunos. Veja se vale a pena o empreitada que você está querendo começar.
Claudio Loredo

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2005, 08:48:32 »
Eu me formo a um ano em uma particular. Apesar de ter problemas, não parece dever em absolutamente nada pra uma pública, federal ou estadual.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Setembro de 2005, 09:08:29 »
Se eu pudesse te dar uma opinião te diria que terminasse esse curso, pois me parece que já passou pela metade, e depois tentasse outro.
Primeiramente é preciso ver se o fator dinheiro não é o problema maior. Se não for, acho que voce deveria terminar esse curso para depois tentar outro que voce realmente deseja fazer. Voce ainda está começando a descobrir o que quer (ainda é novo) e essa dúvida muitas vezes faz com que agente, no final, não faça nada, isto é, fique de curso em curso até ter um "cham" e dizer: o que eu quero mesmo é fazer Filosofia.  :wink:

Tive essas dúvidas quando tinha sua idade e hoje tento passar essa minha experiência para meus filhos, que por sinal, um deles está fazendo vestibular esse ano. Passei por quantro cursos e nunca terminei nenhum. Agora, estou na iminência de concluir um curso (Filosofia) e se eu tivesse tido uma orientação, esse agora seria, talvez, meu segundo curso superior.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Setembro de 2005, 14:37:58 »
mas aí que tá, hugo. o problema dele não é insatisfação com o CURSO, mas com a faculdade. sente que não perspectivas e que não há comprometimento por parte da faculdade e dos colegas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Setembro de 2005, 14:58:18 »
Quanta gente.. :)

Vamos lá:

Citação de: Lucato
Acho que v. não deveria perder tempo.
É melhor pecar pela ação do que pela inação.

Obrigado Lucato. Eu sempre tento ter uma filosofia parecida com essa, embora meu comportamento natural seja o oposto disso.

Citação de: OldSkull
Cara, vai nessa!
Meu primo teve algo assim tb..
Ele começou a fazer física numa estadual, la perto de presidente prudente, não sei exatamente qual
Ele falou q os laboratórios e a faculdade estão totalmente sucateados, pegou greve e tudo mais, desanimou totalmente..
Dai ele foi pra Ciência da COmputação numa outra faculdade, paga, de Presidente prudente... tb não se identificou com o curso e tudo mais..
Agora ele ta fznd cursinho e resolveu vir pra SP fazer cinema! totalmente diferente, perigosa até, diga-se de passagem, mas fazer o q? tem q ir tentando até achar algo q ele goste de verdade!
Todo mundo tá dando o maior apoio.. Ele é um cara quetão, meio sozinho.. Acho q isso vai até fazer bem pra ele se ele vier pra SP..Fora essa coisa de aprender a se virar, se cresce mt como pessoa assim..

Valeu OldSkull, mas meu caso é um pouco diferente, eu não estou afim de mudar de curso.
Eu gosto de ciência da computação e o curso que eu faria numa faculdade pública seria exatamente esse(o mesmo que estou fazendo no Barão).

Por isso eu acho q vc deve fazer o mesmo, até achar algo q goste, q de certo e daí seguir com ânimo!
Boa sorte pra vc cara!

Valeu cara... :ok:

Citação de: Ricado M
Cara, vai com tudo!  

Valeu... :ok:

Citação de: Ricado M
É o seu futuro, e isso está muito acima do que já foi gasto até agora.

Isso é mais difícil na prática, se o dinheiro fosse meu eu realmente não ligaria, mas é meu pai que anda bancando as coisas aqui. Dá vontade até de terminar a faculdade só por ele, entende?

Pelo jeito se depender do pessoal do fórum vc vai ter todo o apoio!  

Sim... Por isso eu pedi aconselhamento espiritual aqui.. :P
Imaginei que muitos daqui teriam passado pelo mesmo problema, imaginei que eu teria conselhos legais(e não me enganei! :P )... ;)

E em casa? já comentou sobre isso? Os seus pais vão aceitar numa boa? as vezes pode ser difícil...

Não comentei com meu pai ainda. Meu pai não é muito de conversa, mas eu quero comentar. Estou tentando eu formular uma opinião um pouco melhor sobre isso pra falar. A posição dele é muito importante também.

Citação de: Nightmare
Direito - 4° ano - Universidade de Taubaté-SP

*Some o descaso dos administradores à inépcia dos alunos...

Pois é, e é gente assim que vai disputar o mercado de trabalho com você. Até você não conseguir se firmar por outro fator no mercado, você vai ser só mais um desses alunos.
Isso é uma das coisas que mais me chateia e me faz querer sair dessa faculdade.

Citação de: Freddy Hazuki
bah meu, eu nem to perto de uma faculdade e tenho medo de passar pelo que tu ta passando. Se tu tiver mais opções condições, busque novas oportunidades. Mudanças são coisas de homem forte, (oh, quase um nietasche eu ) por isso, se tu tiver vontade mude!

Valeu! :ok:

Citação de: Freddy Hazuki
Já que tu não ta aprendendo, procura uma faculdade pra aprender. To de saco cheio de ve tanto universitário burro, e pretendo não ser um.

até mais, e sucesso

Pois é, isso é vero. Tem gente que se forma em CCP e não sabe digitar um texto no word.
Lembra o texto do Vito Alvaro sobre o notebook quântico? Ontem na minha sala estavam comentando.... Comentando como se fosse uma revolução da informática...

Citação de: Alenônimo
Eu já desisti de uma faculdade. Não me arrependo mas não me orgulho. Se achar que é o melhor pra você, manda bala...

Mas não deixa de fazer não. Quando eu puder, vou fazer uma também...

Valeu Alê...

E isso aí, também sou a favor disso de fazer o que se bem entende(as vezes, as vezes...). :P

Citação de: Luis Dantas
Eu desisti da faculdade umas vinte vezes. Nunca concluí.

Não é nada agradável.

Mas no fim, não dá para investir naquilo em que não se acredita.

Pois é Dantas, tenho medo também de não gostar da faculdade pública pelos seus problemas de faculdade pública.

E obrigado... ;)

Citação de: Claudio Loredo
Sugiro que antes de você optar por estudar numa faculdade pública, acreditando que lá é melhor, que você assista algumas aulas na Unicamp, na USP e na UFSCar. Passei pelo campus e converse com os alunos. Veja se vale a pena o empreitada que você está querendo começar.

Valeu Loredo, ótimo conselho...
Embora o curso seja o mesmo, vou dar uma pesquisada sim de como é.
Já perguntei isso pra vários amigos que estudam na USP, eles me deram muito apoio. Inclusive um amigo que é meio que minha referência pra esse tipo de coisa. Ele estudou na UNIP(Faculdade Particular daqui de Ribeirão Preto) e agora faz doutorado na USP de São Carlos. Ele me deu total apoio, disse que não adianta nada eu ficar lá no Barão, que sempre tenta convencer seus amigos a tentarem uma faculdade melhor.

Citação de: AMON
Eu me formo a um ano em uma particular. Apesar de ter problemas, não parece dever em absolutamente nada pra uma pública, federal ou estadual.

Qual sua faculade AMON?

Citação de: hugo
Se eu pudesse te dar uma opinião te diria que terminasse esse curso, pois me parece que já passou pela metade, e depois tentasse outro.
Primeiramente é preciso ver se o fator dinheiro não é o problema maior. Se não for, acho que voce deveria terminar esse curso para depois tentar outro que voce realmente deseja fazer. Voce ainda está começando a descobrir o que quer (ainda é novo) e essa dúvida muitas vezes faz com que agente, no final, não faça nada, isto é, fique de curso em curso até ter um "cham" e dizer: o que eu quero mesmo é fazer Filosofia.  

Tive essas dúvidas quando tinha sua idade e hoje tento passar essa minha experiência para meus filhos, que por sinal, um deles está fazendo vestibular esse ano. Passei por quantro cursos e nunca terminei nenhum. Agora, estou na iminência de concluir um curso (Filosofia) e se eu tivesse tido uma orientação, esse agora seria, talvez, meu segundo curso superior.

Obrigado pelo excelente conselho hugo.
Estou terminando a metade do curso esse ano. Só que eu não pretendo mudar de curso, pretendo fazer o mesmo numa faculdade pública. Talvez eu consiga equivalência em algumas matérias, isso ajudaria bastaaaante.
E tenho medo de mudar de faculdade também por isso, porque só agora estou descobrindo o que gosto.
E dinheiro é muito importante nesse caso mesmo. Na verdade, eu não ligaria tanto de mudar se só eu me "ferrasse" com isso. Se só eu perdesse tempo e dinheiro. Eu não quero é dar prejuízo pro meu pai, ele não merece arcar com as consequências da minha imaturidade... :(

Ah! Acabou! :)
Desculpa os erros de português, acabei não revisando o texto, ficou muito grande.. hehe..

Valeu denovo pra todo mundo, obrigado por me aconselharem... ;)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Setembro de 2005, 15:00:41 »
mas aí que tá, hugo. o problema dele não é insatisfação com o CURSO, mas com a faculdade. sente que não perspectivas e que não há comprometimento por parte da faculdade e dos colegas.

Isso bruno... O problema mesmo é a droga da Instituição.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #19 Online: 15 de Setembro de 2005, 15:19:25 »
Tá no último ano, Oceanos? Então termina este curso primeiro. Daqui a um ano, aí sim, você entra na empreitada. No meio tempo, você já poderá fazer concursos públicos que exigem Nível Superior, e isso também pode ser uma alternativa para você.

Taí o retrato do Ensino Superior Particular Brasileiro.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Setembro de 2005, 15:21:22 »
Estou no segundo Poin! O curso tem quatro anos!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #21 Online: 15 de Setembro de 2005, 15:23:39 »
Citação de: Oceanos
Estou no segundo Poin! O curso tem quatro anos!

Então o meu conselho é: larga!

Eu larguei um curso no segundo ano (em uma situação mais confortável que a tua) e foi uma das melhores coisas que já fiz em minha vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #22 Online: 15 de Setembro de 2005, 22:31:18 »
Cheguei a desistir de um curso técnico p/ ficar em outro muito melhor. Portanto, se é essa a sua vontade, eu o apoio.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Setembro de 2005, 22:53:33 »
Vc tem q pensar no futuro mesmo cara.. vc pode acabar termiando isso e sendo um cara frustrado.. e outra, o q  o seus pais vão pensar de vcs estar fznd "o mesmo curso de novo" entende?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #24 Online: 15 de Setembro de 2005, 23:17:16 »
Nâo dá para pedir transferência para outra faculdade?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!