Autor Tópico: Grupo Viagem Astral  (Lida 4529 vezes)

Rhyan

• Visitante
Grupo Viagem Astral
« Online: 14 de Setembro de 2005, 23:31:43 »
Que fórum engraçado, olha só:
http://www.viagemastral.com/forum/

Tópicos que me chamaram a atenção:

http://www.viagemastral.com/forum/viewtopic.php?t=6683&highlight=ceticismo
http://www.viagemastral.com/forum/viewtopic.php?t=5131&highlight=ceticismo

Eu vi no Gugu uma mulher falando em experiencias
realizadas que comprovavam a experiencia fora co corpo
como alguem esconder algo e o projetado visualizar...

porém os céticos sempre acham uma saída...
dizem que é transmissão telepática entre a
"cobaia" e a pessoa que realiza o teste... entre outras desculpas....

Acho que devido a isso nunca poderá ser comprovado, só
por quem a pratica mesmo...

a prova da existência de fenômanos "para-normais" é inquestionável.
a ciência admite a existência de dons , no ser humano, que ainda fogem à compreesão.

um fenômeno não necessariamente explica outro fenômeno, mas pode explicar e justificar uma mesma lei operando em ambos os eventos.
se não vejamos,

a água pode ser aquecida por vários processos.
fogo,
microondas,
reação quimica.

os processos são diferentres na manidfestação, nos aspectos que o conmpoem,
na forma de atuar,
porem,
produzem o mesmo fenomeno final: O AQUECIMENTO DA ÁGUA.

mesmo que uma pessoa em projeção consiga ver objetos dentr4o de uma sala fechada, estando seu corpo físico em outra sala,
existem outros fenômenos que não podem ser descartados da experiência.
por exemplo: telepatia, clarividência, premonição, etc... dentre outros.

estes fenômenos poderiam explicar o fato de uma pessoa perceber o que há dentro de outro ambiente, montado para este fim.
assim como pode perceber coisas de um ambiente a aprtir da mente da pessoa que ali vive.
neste sentido se existem diversas possibilidades , e não podendo categorizar a natureza da causa, resta à ciência afirmar que estas experiências são aceitáveis do ponto de vista
da observação, mas, não podem ser comprovadamente explicadas do ponto
de vista da metodologia.
ou seja,
se for uma projeção astral , ou uma percepçaõ telepatica( ler MENTE DE QUEM EXECUTOU A AMBIENTAÇÃO) , ou
uma percepção do passado( o médium viu o cientista montando o ambiente antes dele montar de fato....), ou do futuro...
não se pode provar.

entende?

não se questiona o fenômeno, mas sim a conclusão que a experiência
causou.
por este motivo ela é uma experiência pessoal, e dificilmente de ser provada, a nõa ser que a vivenciamo-la.

Os criacionistas ainda ganham, mas a diferença é pequena...
:hihi:

APODman

• Visitante
Re.: Grupo Viagem Astral
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2005, 01:17:23 »
Zibs,

A palavra é sua.

[ ]´s

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Grupo Viagem Astral
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2005, 02:32:36 »

Bbbb .. bbb wwwwwaaaaaa ahahahahahahahahahahahah

Céticos dizem que é telepatia... bbbbhahahahahahahah

Depois ficam bravos que achamos engraçado.   :P Também, se esforçam pra falar bobagem. Das caprichadas.  :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2005, 05:09:10 »
Eu queria ser cético assim sobre o meu caso tórrido de amor com a Cleo Pires...  :P
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2005, 10:26:06 »

Asneira, todas as vezes que vi um "viajador" desses ser desafiado a um teste simples eles fogem rebolando mais que passista.

Quem falou isso é um asno.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Re: Re.: Grupo Viagem Astral
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2005, 17:48:57 »
Citação de: Marcelo Terra

Asneira, todas as vezes que vi um "viajador" desses ser desafiado a um teste simples eles fogem rebolando mais que passista.

Sem a menor dúvida. Essa novela eu já conheço. Cansei de pedir pra demonstrarem. Alegam que já foi feito e que foi demonstrado... só não mostram as fontes e as publicações resultantes...  :?  :roll:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2005, 17:56:33 »
Tem muita coisa que se discute mas viagem astral pra mim tá mais que refutado. Pra esse povareco só tem duas opções: ou prova o que está falando ou cala a boca.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
Grupo Viagem Astral
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2005, 22:20:56 »
Citação de: Luis Brudna

Bbbb .. bbb wwwwwaaaaaa ahahahahahahahahahahahah

Céticos dizem que é telepatia... bbbbhahahahahahahah

Depois ficam bravos que achamos engraçado.   :P Também, se esforçam pra falar bobagem. Das caprichadas.  :D

Que porra foi essa risada?! :rola:

Se bem q o comentário do cara mereceu :roll:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Rhyan

• Visitante
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2005, 22:30:33 »
Citação de: APODman
Zibs,

A palavra é sua.

:D

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Grupo Viagem Astral
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2005, 00:47:55 »
Citação de: OldSkull

Que porra foi essa risada?! :rola:

Se bem q o comentário do cara mereceu :roll:

É daquele tipo que vc tenta segurar a gargalhada mas não consegue... tenta levar a sério mais o riso é maior.

Sinceramente não dá pra aguentar tanta ignorância.  :roll:

Offline Ruy

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2005, 08:40:34 »
Viagem astral?? Fala sério...

Citação de: Luis Dantas

Eu queria ser cético assim sobre o meu caso tórrido de amor com a Cleo Pires...  :P

E eu sobre meu caso de amor com a Thaís Fersosa...:D
Onde houver fé, que eu leve a dúvida...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Setembro de 2005, 10:09:09 »
Estavam sentindo minha falta, né? :D

Seguinte, é este tipo de ceticismo que critico: o fundamentalista incoerente.Pois veja, ja li arquivos ceticos, a despeito de experiencias c/ viagem astral(se nao me falha a memoria la nos EUA na decada de 60, algo assim...fiquemos na anedota), em que o argumento cetico utilizado para desmistificar os acertos produzidos na VA - o teste consistia no fato do projetor/viajante sair do corpo e ir ate uma outra sala e descrever numeros que estavam numa lousa -, foi exatamente que estes acertos poderiam ter sido captados por telepatia entre o projetor e a pessoa que escreveu os numeros na lousa.Pois bem, nao deixaria de ser uma possibilidade plausivel, mas a questao é que o proprio ceticismo condena conclusoes baseadas no inexplicavel, ou seja, nao acreditaram na possibilidade de va mas na possibilidade de telepatia sim???Trocar o extraordinario pelo extraordinario nao é o mesmo q trocar seis por meia duzia???Ceticismo se embasando no extraordinario??Isso nao é incoerente??

Com efeito, a conclusao que cheguei é que nem todos sabem ser ceticos - que pressupoe imparcialidade na analise e submissao aos criterios cientificos.Estes ai, que fizeram a refutacao, estavam mais para crentes em paranormalidade...e, crenca por crenca, cada um fica c/ a sua.Só nao me venham se intitular cientistas c/ a voz da razao...

ps.o mesmo vale para o conceito de inconsciente.A ciencia nao sabe nada sobre isso, ja que nao consegue estuda-lo.É apenas um conceito escapista que nao explica nada.Friso isso, pois se nao há como estudar/catalogar o abstrato, criar um nome para o mesmo e a toda anedota inexplicavel atribuir a isso é o mesmo que nada - nao esta se explicando nada concretamente, e sim enrolando...desta forma...ahhhh, é o inconsciente entao...so what????
O que a ciencia sabe sobre o abstrato/inconsciente?Freud(que piada nao)?É uma porta de comunicacao, é um gerador do abstrato/criatividade, é um filtro?Como provar o que é?O que é criatividade?É captacao do ja pré-existente?É geracao do inexistente?
Enfim, há inumeras perguntas que nao há como responder enquanto nao se conseguir estudar/reproduzir "concretamente" o abstrato, se é que é possivel....
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #12 Online: 20 de Setembro de 2005, 10:37:20 »
Citação de: zibs
o mesmo vale para o conceito de inconsciente.A ciencia nao sabe nada sobre isso, ja que nao consegue estuda-lo.É apenas um conceito escapista que nao explica nada.

Ótimo. Vamos chamar então de... ALMA!  :lol:
(beeeeem melhor, não?) :roll:  :D
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2005, 10:49:08 »
Citação de: Gustavo Latorre
o mesmo vale para o conceito de inconsciente.A ciencia nao sabe nada sobre isso, ja que nao consegue estuda-lo.É apenas um conceito escapista que nao explica nada.

Ótimo. Vamos chamar então de... ALMA!  :lol:
(beeeeem melhor, não?) :roll:  :D

Ué, chame-o do jeito que quiser.Por que proselitismo?
O que é ilusao e realidade?
De sua definicao, mas antes eu gostaria de ler sobre seu conceito de materia - segundo a ciencia, faz favor!!!
E lembre-se da nao unanimidade do conceito de materia no ambito micro/macro, logo quero um conceito absoluto, se o tiver.Se o tiver, ai sim poder-se-ia remeter a questao seguinte, ou seja, sobre o que é ilusao e realidade sob o prisma da materia...K?
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2005, 10:51:21 »
ja li arquivos ceticos, a despeito de experiencias c/ viagem astral(se nao me falha a memoria la nos EUA na decada de 60, algo assim...fiquemos na anedota)

Oh, as provas estão no passado? As alegações da viagem astral são extremamente simples e podem ser facilmente testatas. Reproduz-se o resultado ou a conclusão óbvia é que os alegados testes perdidos no tempo são fraude. Procurem uma dessas emissoras tão preocupadas com o sobrenatural, combinem com uma equipe de "céticos televisivos" (cujo número está aumentando e vários participam aqui no fórum) junto com uma equipe dos "alegantes paranormais" e resolvam esse assunto. Senão a VA pra mim está mais do que descartada.

Quanto aos "céticos" que explicam VA pela telepatia eu gostaria de saber os nomes de alguns e a fonte dessas declarações. São céticos mesmo ou alguém alegando ser cético? Pode-se dizer que o "viajante astral" na verdade é um telepata, ou então um médium, mas isso não é uma explicação razoável da parte de um cético. Trocar uma alegação extraordinária por outra...

Na pior das hipóteses o que um cético pode dizer é "eu não sei"...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Setembro de 2005, 10:58:31 »
ja li arquivos ceticos, a despeito de experiencias c/ viagem astral(se nao me falha a memoria la nos EUA na decada de 60, algo assim...fiquemos na anedota)

Oh, as provas estão no passado? As alegações da viagem astral são extremamente simples e podem ser facilmente testatas. Reproduz-se o resultado ou a conclusão óbvia é que os alegados testes perdidos no tempo são fraude. Procurem uma dessas emissoras tão preocupadas com o sobrenatural, combinem com uma equipe de "céticos televisivos" (cujo número está aumentando e vários participam aqui no fórum) junto com uma equipe dos "alegantes paranormais" e resolvam esse assunto. Senão a VA pra mim está mais do que descartada.

Quanto aos "céticos" que explicam VA pela telepatia eu gostaria de saber os nomes de alguns e a fonte dessas declarações. São céticos mesmo ou alguém alegando ser cético? Pode-se dizer que o "viajante astral" na verdade é um telepata, ou então um médium, mas isso não é uma explicação razoável da parte de um cético. Trocar uma alegação extraordinária por outra...

Na pior das hipóteses o que um cético pode dizer é "eu não sei"...

Sinto, nao entrarei na seara desta discussao, posto que ja o fiz inumeras vezes no passado - sim, nao sou escapista, mas confesso que estou de "saco cheio".Tenho mais o que fazer aqui no meu escritorio.Pesquise, se quiser.Ja foram realizadas experiencias no passado, e no presente temos as NDES.Nao desvinculo o elemento cerebral - sigo o holografismo bohmiano = impossibilidade de desintegracao ou nao-localidade ou indivisibilidade - das VAS, e por isso nao atribuo exclusivamente ao cerebro a causa das mesmas, exatamente pela temeridade do conceito de inconsciente.É possivel sim o elemento espiritual.Ademais, igualmente temerario o conceito de ilusao/realidade, assim como o da materia, o qual nosso cerebro é formado.Nao descarto a possibilidade das teorias filosoficas da Matrix, entre outras.Desta forma, achem o que quiserem, desde que estejam cientes que verdades absolutas nao existem nem mesmo para a ciencia...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Setembro de 2005, 11:14:57 »
Sinto, nao entrarei na ceara desta discussao, posto que ja o fiz inumeras vezes no passado - sim, nao sou escapista, mas confesso que estou de "saco cheio".Tenho mais o que fazer aqui no meu escritorio.Pesquise, se quiser.Ja foram realizadas experiencias no passado, e no presente temos as NDES.Nao desvinculo o elemento cerebral - sigo o holografismo bohmiano = impossibilidade de desintegracao ou nao-localidade ou indivisibilidade - das VAS, e por isso nao atribuo exclusivamente ao cerebro a causa das mesmas, exatamente pela temeridade do conceito de inconsciente.É possivel sim o elemento espiritual.Ademais, igualmente temerario o conceito de ilusao/realidade, assim como o da materia, o qual nosso cerebro é formado.Nao descarto a possibilidade das teorias filosoficas da Matrix, entre outras.Desta forma, achem o que quiserem...

NDES=EQM é outra história. É mais difícil de avaliar embora tenha visto algumas propostas de experiências a serem feitas, não sei se já foram feitas. É um ambiente onde alguém está morrendo enquanto outros lutam para salvar essa vida, não dá margem a deixar alguém morrer em prol de uns testes. VA é outra coisa, alguém alega que pode sair voluntáriamente do corpo e ver o ambiente físico à sua volta. Isso é extremamente fácil de se testar. Uma emissora de TV, um grupo dos céticos, um dos alegantes, um ambiente pro viajante se "desconectar" do corpo, um ambiente preparado pelos céticos acompanhados da supervisão dos alegantes. O viajante faz sua viagem e antes de entrar em contato com alguém descreve o ambiente preparado. Ou se faz isso ou todos que alegam sair do corpo VOLUNTÁRIAMENTE E CONSEGUIR ENXERGAR O AMBIENTE FÍSICO estão mentindo, assunto encerrado e que parem de fazer suas alegações. Se alguém realmente pudesse fazer isso, teria a chave para um conhecimento precioso para a humanidade e ao invés de ficarem chateados de provar isso diversas vezes deveriam ficar orgulhosos do conhecimento inestimável que estariam divulgando. Desculpas de que não precisa provar nada não cola, quem não precisa provar não tem o direito de alegar e querer que outros aceitem como fato sua simples alegação. Experiências perdidas no tempo, feitas e presenciadas por "alegantes" são o recurso usados por toda sorte de grupo de alegações religiosas, paranormais e místicas, não são nem minimamente confiáveis.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Setembro de 2005, 11:28:06 »
Sinto, nao entrarei na ceara desta discussao, posto que ja o fiz inumeras vezes no passado - sim, nao sou escapista, mas confesso que estou de "saco cheio".Tenho mais o que fazer aqui no meu escritorio.Pesquise, se quiser.Ja foram realizadas experiencias no passado, e no presente temos as NDES.Nao desvinculo o elemento cerebral - sigo o holografismo bohmiano = impossibilidade de desintegracao ou nao-localidade ou indivisibilidade - das VAS, e por isso nao atribuo exclusivamente ao cerebro a causa das mesmas, exatamente pela temeridade do conceito de inconsciente.É possivel sim o elemento espiritual.Ademais, igualmente temerario o conceito de ilusao/realidade, assim como o da materia, o qual nosso cerebro é formado.Nao descarto a possibilidade das teorias filosoficas da Matrix, entre outras.Desta forma, achem o que quiserem...

NDES=EQM é outra história. É mais difícil de avaliar embora tenha visto algumas propostas de experiências a serem feitas, não sei se já foram feitas. É um ambiente onde alguém está morrendo enquanto outros lutam para salvar essa vida, não dá margem a deixar alguém morrer em prol de uns testes. VA é outra coisa, alguém alega que pode sair voluntáriamente do corpo e ver o ambiente físico à sua volta. Isso é extremamente fácil de se testar. Uma emissora de TV, um grupo dos céticos, um dos alegantes, um ambiente pro viajante se "desconectar" do corpo, um ambiente preparado pelos céticos acompanhados da supervisão dos alegantes. O viajante faz sua viagem e antes de entrar em contato com alguém descreve o ambiente preparado. Ou se faz isso ou todos que alegam sair do corpo VOLUNTÁRIAMENTE E CONSEGUIR ENXERGAR O AMBIENTE FÍSICO estão mentindo, assunto encerrado e que parem de fazer suas alegações. Se alguém realmente pudesse fazer isso, teria a chave para um conhecimento precioso para a humanidade e ao invés de ficarem chateados de provar isso diversas vezes deveriam ficar orgulhosos do conhecimento inestimável que estariam divulgando. Desculpas de que não precisa provar nada não cola, quem não precisa provar não tem o direito de alegar e querer que outros aceitem como fato sua simples alegação. Experiências perdidas no tempo, feitas e presenciadas por "alegantes" são o recurso usados por toda sorte de grupo de alegações religiosas, paranormais e místicas, não são nem minimamente confiáveis.

Mas e quem disse que é voluntariamente, Marcelo?
Olhe, eu tive, em mais de 15 anos de minha vida - contando desde minha primeira VA, em torno apenas de 17 experienciais que poderia considerar reais - segundo minha conviccao, claro.O treinamento de tecnicas de inducao nao necessariamente implicam na sua ocorrencia, só aumentam, talvez(nem disso estou certo), a probabilidade de ocorrencia.Os efeitos comuns que antecedem as VAs, catalepsia, sons intra-cranianos, EV(estado vibracional), balonamento, etc, estes sim poderiamos dizer que há uma possibilidade maior de ocorrencia(tambem nao garanto voluntariadade - pelo menos eu) em comparacao às VAs propriamente ditas.Alias, ja havia falado isso la no site da STR.Eu sou cetico quanto à voluntariedade de eventos paranormais(vamos jogar tudo no mesmo saco), até que me provem o contrario.Por isso, sob este ponto de vista, todos aqueles que ganham dinheiro, dizendo conseguir faze algo extraordinario, realmente, na minha opiniao, sao provaveis charlatoes...

Saliento que esta é minha opiniao pessoal baseada nas minhas experiencias.Nao acredito em voluntariedade.Mas admito a possibilidade de estar errado...vai la saber...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Setembro de 2005, 11:50:57 »

Eu disse. Estou falando especificamente das pessoas que alegam poder sair dos corpos (1)VOLUNTARIAMNETE e (2)VER O AMBIENTE FISICO A SUA VOLTA.

Olhe, eu tive, em mais de 15 anos de minha vida, em torno apenas de 17 experienciais que poderia considerar reais - segundo minha conviccao, claro.O treinamento de tecnicas de inducao nao necessariamente implicam na sua ocorrencia, só aumentam, talvez(nem disso estou certo), a probabilidade de ocorrencia.Os efeitos comuns que antecedem as VAs, catalepsia, sons intra-cranianos, EV(estado vibracional), balonamento, etc, estes sim poderiamos dizer que há uma possibilidade maior de ocorrencia(tambem nao garanto voluntariadade - pelo menos eu) em comparacao às VAs propriamente ditas.

1. Como pode ser diferenciado de uma ilusão, de ter pensado que saiu do corpo, algo como um sonho.
2. Como você pode mostrar a outra pessoa que a sua experiência foi real?

Se eu tiver uma experiência fantástica, extraordinária, mas que eu não tenha nenhuma evidência de que ela realmente aconteceu eu sinceramente não contaria pra ninguém. Pessoas razoáveis não irão acreditar em mim já que eu não ofereceria nenhum motivo para isso senão minha própria palavra e quem acreditar em mim apenas por que eu estou dizendo é um tolo que acredita em qualquer coisa logo essa confiança não tem nenhum valor. OBS: Excluindo, nesse caso, pessoas muito próximas, parentes e amigos, que acreditariam por CONFIAR em mim à priori, mas mesmo assim não espero que eles realmente acreditem se eu dizer que passeei de disco voador.

APODman

• Visitante
« Resposta #19 Online: 20 de Setembro de 2005, 12:24:18 »
Olá Zibs,

Quais são as principais técnicas de indução deste estado ?

Eu me recordo que o Waldo Vieira  propunha a hiperventilação.

[ ]´s

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Setembro de 2005, 12:24:20 »

Eu disse. Estou falando especificamente das pessoas que alegam poder sair dos corpos (1)VOLUNTARIAMNETE e (2)VER O AMBIENTE FISICO A SUA VOLTA.

Bom, eu nunca disse que minhas saidas foram voluntarias.Até gostaria que fossem, mas nao sao.Tem que questionar quem as alega.Outra coisa, eu nao estou certo - e acho que ninguem pode afirmar que esta - que seja o ambiente fisico à nossa volta.Talvez este ambiente da VA seja reconstrucao cerebral, talvez uma outra dimensao, ou outra possibilidade qualquer; mas nao é isso que importa para mim, e sim a experiencia em si, e que se difere e muito de um sonho

1. Como pode ser diferenciado de uma ilusão, de ter pensado que saiu do corpo, algo como um sonho.

Se difere e muito.É o que ja disse anteriormente: eu nao dissocio o elemento cerebral da experiencia, e por isso mesmo nao sei dizer até que ponto o "ambiente" é real ou nao.Mas o que diferencia do sonho é que na VA propriamente dita voce tem consciencia/voluntariedade/comando de suas atitudes neste ambiente.Como voce sabe que voce nao esta sonhando agora neste momento?Tudo lhe parece real, nao?Seus pensamentos, sua vontade, sua consciencia de que esta ai, seu raciocinio, e sua capacidade de auto-determinacao.É o mesmo na VA.Voce pensa c/ clareza, sabe que existe(Descartes,  :D ) no ambiente, geralmente ve-se acima do seu corpo - as vezes ja sai em outro ambiente que nao o de sua casa, fica euforico por saber que tem consciencia(isso é caracteristica chave,  :D ).Enfim, tudo que voce pode fazer ai na frente do seu pc, voce pode fazer numa VA.Mas nao só, pois se quiser voar, teletransportar, etc, tambem é possivel, basta pensar/querer e conseguir(nao necessariamente voce consegue o que intenciona, tipo eu ja tentei voar e subia e caia, keke - acho que ainda nao estou preparado)...

2. Como você pode mostrar a outra pessoa que a sua experiência foi real?

Nao posso, é por isso que as experiencias sao pessoais mesmo.É por isso que existem pessoas que nao acreditam e, outras que ja experienciaram, que acreditam.É por isso que existe um forum para os que acreditam - GVA - e outro para os que nao acreditam - aqui.É por isso, tambem, que nao me submeto mais a este tipo de discussao.Para mim existe, mas nao provo nada, e nao faco questao de provar - alem de nao ganhar dinheiro c/ isso, tambem nao faco a menor questao do reconhecimento por parte dos ceticos.Talvez um dia a ciencia tenha elementos para provar/descomprovar, mas até la é isso...acredite quem quiser...

Abracos

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Setembro de 2005, 12:33:38 »
É por isso, tambem, que nao me submeto mais a este tipo de discussao.Para mim existe, mas nao provo nada, e nao faco questao de provar - alem de nao ganhar dinheiro c/ isso, tambem nao faco a menor questao do reconhecimento por parte dos ceticos.

Zibs, eu não estou discutindo você e suas experiências pessoais. Estou discutindo os alegantes de VA voluntárias. O ambiente físico a que me refiro é simples, eles alegam ver como se fosse com os olhos. Cadeiras, portas, mesas, coisas em cima da mesa, pinturas, palavras em cartazes, etc...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Setembro de 2005, 12:38:30 »
Citação de: APODman
Olá Zibs,

Quais são as principais técnicas de indução deste estado ?

Eu me recordo que o Waldo Vieira  propunha a hiperventilação.

[ ]´s

Vces vao me tirar do trabalho hoje :D .
Antes de mais nada, ressalto que tenho minha opiniao formada sobre alguns pontos da VA.Com efeito, o que o WB(Wagner Borges) prega, ou o Waldo, que sao pessoas que "vivem" disso, ja nao costumo dar muita valia - nao vou dizer o porque, mas nada contra eles.Ta, eu digo(nao resistiria a esta critica): acho que por ganharem dinheiro c/ a coisa, tendem a exagerar, no velho estilo: "quem conta aumenta um ponto"...
Nao é descredito total, mas prefiro aprender por mim mesmo...
Alias, quando mais novo, fui a uma palestra do WB, e vi incoerencias logicas em sua argumentacao.Ele quis impor que as palavras em "sanscrito"(na realidade, queria se gabar de culto), tem grande "poder" perante o cosmos, bla bla bla.Ai fiz uma pergunta a ele: mas se sou brasileiro, logo praticante da lingua portuguesa, e falo com toda a sinceriadade e profundidade a voce: "eu te amo", por que haveria de ter menos teor emocional do que dizer: "amirth prema" ...Ai, ele desconversou, nao soube responder...enfim, fui embora na hora da palestra...foi uma decepcao....

Quanto ao livro do Waldo, sei que é um calhamaco, mas nunca li.Ja tinha ouvido falar nesta tecnica de prender a respiracao e depois hiperventilar, mas nunca tentei - e nem quero, afinal ficar queimando neuronios sem oxigenio nao me parece ser uma ideia salutar.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #23 Online: 20 de Setembro de 2005, 12:45:02 »
É por isso, tambem, que nao me submeto mais a este tipo de discussao.Para mim existe, mas nao provo nada, e nao faco questao de provar - alem de nao ganhar dinheiro c/ isso, tambem nao faco a menor questao do reconhecimento por parte dos ceticos.

Zibs, eu não estou discutindo você e suas experiências pessoais. Estou discutindo os alegantes de VA voluntárias. O ambiente físico a que me refiro é simples, eles alegam ver como se fosse com os olhos. Cadeiras, portas, mesas, coisas em cima da mesa, pinturas, palavras em cartazes, etc...

Ai eu concordo c/ vc, e é questao de pressiona-los que voce descobrira a verdade: eles sabem que foi uma experiencia extraordinaria(sob o ponto de vista que mexe c/ a pessoa), mas afirmam coisas que nao tem certeza, como que estavam no mundo fisico, etc.Tudo isto é bullshit, os praticantes, pelo q leio e estudo nos relatos do GVA há anos, nao podem afirmar isso - nao podem comprovar.É tudo achismo.Mas isso nao implica dizer que a experiencia, em si, nao foi extraordinaria - sempre sera por causa do lance da consciencia que descrevi acima, ja que muito interessante, e que foge da classificacao de um simples sonho...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Setembro de 2005, 13:03:01 »
Ah, esqueci de responder a pergunta do Apod: quais as principais tecnicas de inducao?

Cada pessoa se da melhor c/ uma tecnica, claro.Mas eu diria que as de saturacao mental, ou seja, se impregnar e sugestionar o cerebro para o "despertar" :wink: .Ajuda, tambem, as tecnicas de relaxamento, de estimulos visuais/auditivos, entre outras q desconheco.Nenhuma delas garante nada, obvio, mas como disse anteriormente, talvez aumentem a probabilidade de ocorrencia, ao menos dos efeitos pré-VA.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!