Mas e quem disse que é voluntariamente, Marcelo?
Eu disse. Estou falando especificamente das pessoas que alegam poder sair dos corpos (1)VOLUNTARIAMNETE e (2)VER O AMBIENTE FISICO A SUA VOLTA.
Bom, eu nunca disse que minhas saidas foram voluntarias.Até gostaria que fossem, mas nao sao.Tem que questionar quem as alega.Outra coisa, eu nao estou certo - e acho que ninguem pode afirmar que esta - que seja o ambiente fisico à nossa volta.Talvez este ambiente da VA seja reconstrucao cerebral, talvez uma outra dimensao, ou outra possibilidade qualquer; mas nao é isso que importa para mim, e sim a experiencia em si, e que se difere e muito de um sonho
1. Como pode ser diferenciado de uma ilusão, de ter pensado que saiu do corpo, algo como um sonho.
Se difere e muito.É o que ja disse anteriormente: eu nao dissocio o elemento cerebral da experiencia, e por isso mesmo nao sei dizer até que ponto o "ambiente" é real ou nao.Mas o que diferencia do sonho é que na VA propriamente dita voce tem consciencia/voluntariedade/comando de suas atitudes neste ambiente.Como voce sabe que voce nao esta sonhando agora neste momento?Tudo lhe parece real, nao?Seus pensamentos, sua vontade, sua consciencia de que esta ai, seu raciocinio, e sua capacidade de auto-determinacao.É o mesmo na VA.Voce pensa c/ clareza, sabe que existe(Descartes,
![Very Happy :D](../forum/Smileys/default/cheesy.gif)
) no ambiente, geralmente ve-se acima do seu corpo - as vezes ja sai em outro ambiente que nao o de sua casa, fica euforico por saber que tem consciencia(isso é caracteristica chave,
![Very Happy :D](../forum/Smileys/default/cheesy.gif)
).Enfim, tudo que voce pode fazer ai na frente do seu pc, voce pode fazer numa VA.Mas nao só, pois se quiser voar, teletransportar, etc, tambem é possivel, basta pensar/querer e conseguir(nao necessariamente voce consegue o que intenciona, tipo eu ja tentei voar e subia e caia, keke - acho que ainda nao estou preparado)...
2. Como você pode mostrar a outra pessoa que a sua experiência foi real?
Nao posso, é por isso que as experiencias sao pessoais mesmo.É por isso que existem pessoas que nao acreditam e, outras que ja experienciaram, que acreditam.É por isso que existe um forum para os que acreditam - GVA - e outro para os que nao acreditam - aqui.É por isso, tambem, que nao me submeto mais a este tipo de discussao.Para mim existe, mas nao provo nada, e nao faco questao de provar - alem de nao ganhar dinheiro c/ isso, tambem nao faco a menor questao do reconhecimento por parte dos ceticos.Talvez um dia a ciencia tenha elementos para provar/descomprovar, mas até la é isso...acredite quem quiser...
Abracos