Não vejo como você poderia ser "perseguido" por se afirmar kardecista.
Fiz mençao a isto apenas me recordando dos meus breves momentos na STR - fui banido tres vezes seguidas, ate virar Daniela
...
Qual é a finalidade da VA então? Para que serve?
Serve para aprender a nos conhecer melhor.Os sonhos nada mais sao do que um feedback/retroalimentacao das vivencias que temos no dia a dia.Sao importantes, impregnados de simbolismos/mensagens sobre nossas frustracoes/auto-defesas/necessidades.Com as VA's é um pouco diferente, dando abrangencia, tambem, a nos questionar sobre outras possibilidades aquém de nossa realidade fisica.Eu ja recebi um beijo em VA que nunca poderia descrever a sensacao, posto que sei que nao existe aqui.Foi "implosao" de energia, e fiquei em extase e c/ cara de idiota por uma semana - sorriso colgate.Se é exclusivamente cerebral ou nao - nao dissocio o cerebro das VA's -, realmente nao me interessa muito.Voce pode voar, voce pode ver em 360 graus, enfim: estados alterados de consciencia, se preferir o termo.Sao experiencias, geralmente gratificantes, nada mais do que isso...
Convem lembrar que os exercicios de Va's acabam por melhorar nossa memoria dos sonhos...
Realmente não li inteiro. são poucos tópicos que leio todas as mensagens, exceto se fosse o caso de eu ter todo meu tempo dedicado a isso
Claro, eu percebi, ja que havia exposto minhas consideracoes, e que alias nao fugiu em nada do crivo da razao.Eu tambem nao tenho tempo, alias nem curto discutir este assunto aqui, ja que geralmente passivel de desgaste - e mesmo porque eu nao quero convencer ninguem/e tao pouco ensinar -, dai o porque eu fiz minha critica,
.
Quais relatos? São passíveis de comprovação?
Veja, se eu te falar: eu sonhei ontem a noite!!!O sonho é passivel de comprovacao laboratorial???
Nao, nao é.Mas voce sabe que ele existe porque voce deve se lembrar, ao menos, de um unico sonho, e tantos outras pessoas tambem no mesmo sentido.Se tornou um conceito "incontroverso", ou seja, conhecido por todos mas nao passivel de comprovacao.C/ as Va's, se analisar bem, nao é diferente.Pois relatos destes "estados alterados" de consciencia(vou usar este termo para ficar mais cetico,
) nao faltam.Sao milhoes, a net esta ai, basta ler.A questao aqui é bem diferente dos ovnis - nao compare.Sabe o por que?
A ciencia nao nega as obes(out body experience/VA's), apenas os denomina estados alterados de consciencia, logo acredita que os mesmos sejam oriundos de manifestacoes cerebrais.O ceticismo apenas deveria recair na pergunta: é oriunda do cerebro ou do espirito(caso este exista) ou ambos?
Já experimentei algo semelhante, numa vez em que usei drogas ilícitas. Realmente alteram nossa percepção da realidade.
Ufa, pelo menos voce ja vivenciou algum estado alterado.Eu tambem ja usei drogas ilícitas.Hoje em dia condeno, porque foi estagnacao - pelo menos para mim.Hoje, curto muito meditacao e VA's.Me trazem estados alterados, e nao só: tranquilidade tambem!!!
A consciência trata-se apenas de processos cerebrais eletroquímicos. Até agora a variável "espírito" não foi necessária em nenhuma fórmula para descrever os processos do sistema nervoso central
Prove!!!
Isso nao é provado pela ciencia.O cerebro pode ser tanto um filtro, como um gerador.Nao há como provar, até entao, uma ou outra hipotese a despeito da consciencia.É que voce aplica a navalha de Occan, e a transforma em reduto cerebral.Eu nao.Agora, o que ambos nao podemos, e esta é a visao correta - imparcial - de um cetico, é afirmar uma coisa ou outra!!!
Algumas alucinações ou certos estados de consciência, induzidos ou não, também podem (e de fato são) o "bicho". Não consigo ver nada de espiritual nisso. Eu mesmo, devido a um problema pessoal, plenamente explicável pela medicina, invariavelmente me sentia literalmente "fora da realidade".
Entao, nao hierarquizo experiencias.Ou fiz isso?
Cada qual tem sua valia, algumas vem para nosso bem, outras nao.Apenas isso!!!
Na realidade, todas vem para nosso bem - no sentido de aprendizado!!!
Provavelmente os kardecistas não concordariam muito com sua afirmação sobre as VA's. Mas enfim, como seria um teste mais "elaborado"?
Nao faço ideia do teste!Pros kardecistas, isto é novidade.Eles ja estao querendo se apropriar de algo que ja existia até nas comunidades indigenas - o shamanismo nada mais é do que neologismo de va.