É o seguinte: A TEORIA MOND não precisa de matéria escura, ou seja, dentro desta teoria a matéria escura simplesmente não existe (pelo menos nos trabalhos que vi). Espero que tenha entendido agora.
Cacete, Emilson! Óbvio que eu entendi; entendi desde a primeira vez, afinal, você não para de repetir isso, mas deixa prá lá.
Parece que não estamos nos entendendo e estamos repetindo muitas coisas o tempo todo. Você fala da MOND; eu digo que TODAS as possibilidades são válidas.
Curiosamente, no caso de Pauli, você diz que era quase inevitável, embora levou 26 anos para demonstrar. No caso na ME não. Depois, você reclama se eu te acho arbitrário.
Quanto a:
Era mostrar que existe uma teoria que não necessita invocar matéria-escura (até agora não-comprovada) e que merece atenção.
Acho isso perfeito! Creio que disse isso em meu primeiro ou segundo post!
No mais, como estamos falando em vários tópicos, as coisas acabam por se misturar, contudo, a casualidade tal que existia na Mecânica de Newton, Einstein, etc, foi para casa do chapéu com o advento da MQ. Se você gosta disso ou não, não posso fazer nada. Já que em algum tópico, você citou a Desiguadades de Bell, ótimo, vá por aí. Foram exatamente elas o início da derrocada das Teorias a Variáveis Ocultas.
Por sinal, você sabe o que foi necessário para que a única versão da teoria de Bohn conseguisse reproduzir as prvisões da MQ? E mesmo assim, ela é limitada.
Outro ponto, o Vácuo não só pode ter energia zero, e assim mesmo, pares de partículas aparecem e desaparecem do nada, como pode ter energia negativa. Mas creio que isso fará você arrancar os cabelos, porém, é possível e é medido em laboratório. Acho que já falei do chamado Efeito Casimir.
No mais, como eu disse, você pode até discordar disso tudo, mas daí a afirmar taxativamente que a curvatura do espaço-tempo não existe, que isso tudo é tão somente matemática e tal, para mim, só indica que você ou é teimoso como uma porta, ou carece de entender a teoria. Seja como for, como eu disse em minha primeira postagem, só porque não conseguimos perceber é muito pouco para invalidar algo, do ponto de vista científico. As teorias estabelecidas, como a MQ, a RG, etc, NÃO carecem de demonstração.
Eu procurei fazer todos os comentários de uma vez, até porque não creio que ninguém tem interesse em continuar brigando; isso é muito desgastante e não leva a nada, inclusive, nem sempre tenho tempo para responder em detalhes e, creio, o mesmo deve se passar com você.
Valeu pelos artigos em relação à Gravitação Quântica. Vou dar uma olhada assim que tiver tempo. Contudo, deixe-me perguntar, estes são artigos referentes à GRAVITAÇÃO QUÂNTICA POR LOOPS, desenvolvida por Lee Smolin, entre outros? Estávamos nos referindo especificamente a essda teoria e pelo que bati os olhos nos artigos, não me pareceu se tratar dela, e sim, de alguns outros desenvolvimentos e modelos.