Autor Tópico: Hipnose - Verdade ou Mito  (Lida 1125 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Hipnose - Verdade ou Mito
« Online: 11 de Março de 2018, 23:02:59 »
Eu nunca acreditei, talvez até não seja "hipnotizável", mas parece que o fenômeno é sério :

<a href="https://www.youtube.com/v/vcnB-3Kx2Mg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/vcnB-3Kx2Mg</a>

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Hipnose - Verdade ou Mito
« Resposta #1 Online: 12 de Março de 2018, 01:23:10 »
Esse cara podia fazer um vídeo dizendo que espíritos existem para eu poder acreditar e começar uma carreira de médium.

Tá difícil prá todo mundo... :umm:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Março de 2018, 01:26:32 »
Esse cara podia fazer um vídeo dizendo que espíritos existem para eu poder acreditar e começar uma carreira de médium.

Giga,

O Pirula é um cético super sério, com uma história longa no YouTube. Não tenho motivos para duvidar dele.

Abs

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Março de 2018, 09:41:08 »

Giga,

O Pirula é um cético super sério, com uma história longa no YouTube. Não tenho motivos para duvidar dele.

Abs

O Pirula comprova a hipnose com evidências anedóticas da mesma forma que os espíritas comprovam o mesmerismo e enfatiza seu testemunho pessoal para validar um fenômeno já reconhecido, comprovado e amplamente estudado. O ponto aqui para a maioria desinformada não é acreditar ou desacreditar na hipnose mas acreditar ou desacreditar na conversa do Pirula e ele é muito bom de papo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Março de 2018, 09:43:20 »
Ele diferencia essa questão do espiritismo x hipnose nesse vídeo.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Março de 2018, 10:10:26 »
para validar um fenômeno já reconhecido, comprovado e amplamente estudado.
O Sr. acredita na existência de "hipnose" :?:
No sentido de que não seja mera auto sugestão do paciente, tipo acreditar que está a receber ditados de falecidos & the like... claro.
 :?:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Março de 2018, 11:43:03 »
para validar um fenômeno já reconhecido, comprovado e amplamente estudado.
O Sr. acredita na existência de "hipnose" :?:
No sentido de que não seja mera auto sugestão do paciente, tipo acreditar que está a receber ditados de falecidos & the like... claro.
 :?:

Acredito que todas as pessoas convivem com um certo grau de FPP (Fantasy Prone Personality) que pode ser estimulada ou neutralizada através de algum tipo de persuasão pessoal/íntima ou externa, de forma direta ou indireta (muitas vezes sem o conhecimento ou consentimento objetivo da pessoa) que pode variar desde uma leve sugestão até a manipulação ostensiva. O que chamam de hipnose é uma técnica específica para lidar com a FPP de pacientes. O problema é que ela normalmente é uma via de mão dupla pois trabalha simultaneamente a FPP do hipnotista (que possui sua própria fantasia sobre a hipnose) e do paciente (que pode agregar elementos da fantasia do hipnotista).

https://en.wikipedia.org/wiki/Fantasy_prone_personality

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Março de 2018, 11:57:33 »
Duma forma bem mais simplória — sem esse glamour da FPP... :hehe: —é exatamente isso que eu acho.
DUVIDO-DO que alguém consiga me hipnotizar...
Agora, claro: tanto o master quanto o paciente de fato acreditam piamente — mais ou menos exatamente como no espiritismo acreditam (piamente, deveras) estarem mantendo intercurso com ultramundanos, &c...
Claro: o "estado alterado" pode ser sonolência induzida pelas técnicas do Master; e aí o paciente meio que  grogue de sono fica se lembrando de quando era escravo da Nefertiti... blah blah blah
« Última modificação: 12 de Março de 2018, 12:17:27 por Gorducho »

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Março de 2018, 12:28:18 »
Que técnica utilizou para tal resultado? Como fez?

Citação de: Gigaview
Fiz uma experiência desse tipo implantando falsas lembranças de um passeio de disco voador em um colega de turma através da hipnose. Tinha 14 anos e quase fui expulso do colégio.  :D

../forum/topic=19825.75.html#msg442517

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Março de 2018, 12:50:06 »

DUVIDO-DO que alguém consiga me hipnotizar...

Talvez você duvide que alguém seja capaz de aplicar em você algum procedimento de hipnotismo padrão, formalmente com o seu consentimento. O fato de você estar imune às técnicas tradicionais da hipnose não significa que você esteja imune à sugestões que bombardeiam você a todo instante tanto objetiva quanto subjetivamente alimentando ou bloqueando algum tipo de fantasia ou influenciando algum tipo de comportamento. Os mágicos mentalistas usam esse recurso quando forçam escolhas expondo as pessoas a informações subliminares, lógico contando sempre com um plano B pois sabem que isso nem sempre funciona com todo mundo. Quem nunca ficou apaixonado a ponto de não parar de pensar na pessoa amada, com direito a possíveis alterações do ritmo cardíaco, elevação da temperatura corporal e dilatação das pupilas? Quem nunca seduziu ou foi seduzido por uma conversa bem articulada repleta de elementos facilmente identificados nas técnicas tradicionais de hipnose?
« Última modificação: 12 de Março de 2018, 13:09:10 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Março de 2018, 13:08:40 »

Fiz uma experiência desse tipo implantando falsas lembranças de um passeio de disco voador em um colega de turma através da hipnose. Tinha 14 anos e quase fui expulso do colégio.  :D

Hipnose simples que aprendi num livro, nada científico como as experiências do Pirula e eu os meus "pacientes" éramos adolescentes com muitas fantasias a respeito, mas funcionou conforme o figurino.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Março de 2018, 13:20:53 »

Hahahaha! Nossa, eu já nem lembrava mais disso.

Foi quando eu estudei com o Giga, nós éramos colegas de turma no Colégio Salesiano.

Usei a técnica do relógio de bolso e fiz ele acreditar que tinha habilidades de hipnotista.

Aí implantei essas memórias falsas de proezas dele hipnotizando outros alunos.

O mais engraçado é que depois se borrava todo quando via o Pe. Hamilton, pensando que quase tinha sido expulso do colégio por causa disso.  :histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Março de 2018, 13:53:13 »

No meio religioso/misticóide o uso da sugestão e, descaradamente,  da hipnose é muito frequente. Os espíritas e os pentecostais são cruéis no uso descarado de técnicas para a manipulação de comportamento.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Março de 2018, 15:56:20 »
É isso, pra mim "hipnotismo" é com relógio-de-bolso... olhar fixo, penetrante...
Erm... humm... yes Master :!:

Não é provocar soninho e puxar por fantasias no inconsciente de pacientes com FPP dotados de (excesso de) fertilidade imaginativa.
E isso — say: "hipnose" "de verdade" — DUVIDO-DO.
Estar apaixonado é diferente. É biológico, químico.

By the way: se "hipnose" de verdade existisse, então teríamos que reconhecer que o Mesmer tinha razão em essência. Ou seja: ainda que não dotado de propriedades medicinais, teria que haver alguma emanação "animal" que permita a interconexão e controle da mente do paciente pelo magnetizador (Master).

« Última modificação: 12 de Março de 2018, 15:59:55 por Gorducho »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #14 Online: 12 de Março de 2018, 16:21:18 »
Já ouvi dizerem que pessoas de mente simples não são hipnotizáveis... :biglol: mas deve ser intriga da oposição.

Uma psicóloga já tentou me hipnotizar, mas assim como sou imune ao Teste de Rorschach (só vejo manchas naquilo), ela não conseguiu me fazer cacarejar como uma galinha e nem me fazer "recordar" vidas passadas, ou ainda descobrir um "trauma de infância"...

Eu devo ser/ter uma mente MUITO pobre.  :twisted:

A propósito, quem quiser brincar, tem esse Teste online, mas já vou avisando que TODAS as respostas são induzidas/conduzidas...http://pt.rorschach-inkblot-test.com/

Meu "resultado"  :smartass:

"Com toda a probabilidade, você possui nível de inteligência acima da média, jeito de pensar em todas as direções. Você é capaz de compreender corretamente a situação real, é fundamental para avaliar a validade, mas a alta predisposição a autocrítica excessiva pode trazer-lhe uma série de transtornos. Em uma situação estressante, sua lógica permite que você encontre rapidamente a solução certa

Você não está tendendo às mudanças bruscas no estilo de vida, em primeiro lugar prefere tudo cuidadosamente ponderado, e depois disto se envolver na aventura.

Você tende à racionalização excessiva, inteligência, por trás da máscara de quais pode estar uma tentativa de esconder dos olhares indiscretos os seus impulsos profundos, sentimentos e ansiedade."

Corolho...parece horóscopo... :biglol:

« Última modificação: 12 de Março de 2018, 16:28:04 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Março de 2018, 21:54:38 »
É isso, pra mim "hipnotismo" é com relógio-de-bolso... olhar fixo, penetrante...
Erm... humm... yes Master :!:

Mesmerismo:

« Última modificação: 12 de Março de 2018, 21:59:09 por Gigaview »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Março de 2018, 12:14:49 »
Claro: "hipnotismo" de verdade é assim.
É uma variante light (so to say) da crise magnética mesmerista...
La respiration était précipitée ; elle étendait les deux bras derrière le dos en les tordant fortement, et en penchant le corps en devant ; il y a eu un tremblement général de tout le corps ; le claquement de dents est devenu si bruyant qu'il pouvait être entendu du dehors ; elle s'est mordu la main, et assez fort pour que les dents soient restées marquées.
http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6367286z/f45.image
pg. (39)
« Última modificação: 13 de Março de 2018, 14:11:20 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Março de 2018, 20:22:06 »
 :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!