Autor Tópico: Regressão hipnótica. É possível se volver a "vidas passadas"?  (Lida 9692 vezes)

Offline badger

• Nível 00
  • *
Re: Regressão hipnótica. É possível se volver a "vidas passadas"?
« Resposta #75 Online: 24 de Abril de 2009, 08:02:07 »
Falaram em conjecturas e hipóteses, eu prefiro que me mostrem a prova por meio cientifico que isso é realmente possível.

Fernando Silva.

........................................................... .............................

Re: Regrassão hipnótica. É possível se volver a "vidas passadas"?
 --------------------------------------------------------------
Onde ficam guardadas as memórias das vidas passadas?

Há geneticistas, que especulam que no DNA, está contida toda a história de um determinado tronco genealógico humano. E que em certas condições, o cérebro pode recordar conscientemente tais eventos.

E já compararam com a informação que cabe no nosso genoma?
O fato de a diferença entre o genoma de 2 seres humanos ser ínfima não significa nada?

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #76 Online: 24 de Abril de 2009, 13:39:19 »
Blah, blah, blah...
Que tal fuçarmos melhor a "cuca", gente!?
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #77 Online: 25 de Abril de 2009, 09:33:26 »
Blah, blah, blah...

E o que é que você Rorschach, resolve a respeito deste assunto?

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #78 Online: 25 de Abril de 2009, 09:48:49 »
Que tal ver o que a pesquisa científica tem resolvido a respeito, lusitano ??? :ok: :ok:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 25 de Abril de 2009, 11:02:20 »
Regressão... regressão... regressão... mas que atraso de vida.  ::)

Quero ver é progressão hipnótica:P

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #81 Online: 25 de Abril de 2009, 18:09:08 »
Lembro de ter visto em um documentário na televisão sobre um psicólogo que demonstrou facilmente implantar memórias falsas sobre a pessoa ter se perdido no Shopping quando crianças, algo que nunca havia acontecido.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 25 de Abril de 2009, 19:21:10 »
Lembro de ter visto em um documentário na televisão sobre um psicólogo que demonstrou facilmente implantar memórias falsas sobre a pessoa ter se perdido no Shopping quando crianças, algo que nunca havia acontecido.

Fiz uma experiência desse tipo implantando falsas lembranças de um passeio de disco voador em um colega de turma através da hipnose. Tinha 14 anos e quase fui expulso do colégio.  :D
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #83 Online: 25 de Abril de 2009, 19:23:16 »
Contini.

Lustano, dê uma olhada:

http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/sindromefalsamemoria.htm

Muito bom.  :idea:  :ok:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #84 Online: 25 de Abril de 2009, 19:28:46 »
Humberto Francis.

Que tal ver o que a pesquisa científica tem resolvido a respeito, lusitano ???  :ok:  :ok:

Concordo completamente.  :ok:  :!:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #85 Online: 25 de Abril de 2009, 19:39:10 »
Gigaview.

Fiz uma experiência desse tipo implantando falsas lembranças de um passeio de disco voador em um colega de turma através da hipnose. Tinha 14 anos e quase fui expulso do colégio.  :D

E de acordo com a sua experiência actual, quais são as reais possibilidades da hipnose? Pode-se conseguir, simular eficazmente "projecção astral", ou induzir o sonho lúcido de acordo com a vontade do experimentador, ou mesmo fazer progressão no futuro, como sugeriu o camarada Spitfire?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 25 de Abril de 2009, 20:39:26 »
Gigaview.

E de acordo com a sua experiência actual, quais são as reais possibilidades da hipnose? Pode-se conseguir, simular eficazmente "projecção astral", ou induzir o sonho lúcido de acordo com a vontade do experimentador, ou mesmo fazer progressão no futuro, como sugeriu o camarada Spitfire?

Lusitano:

1. Sobre hipnose: ../forum/topic=16505.0.html#msg332136
2. Simular projeção astral e sonhos lúcidos através da hipnose é possível, assim como qualquer tipo de situação onírica, o que não significa que seja uma projeção astral de fato, mas apenas um sonho construído pela imaginação do hipnotizado com sugestões fornecidas pelo hipnotizador. Drogas, diminuição do nível de oxigenação do cérebro, choques elétricos, etc também podem causar a ilusão da projeção astral.
3. O Spitfire estava de brincadeira. Projeção astral, vidas passadas, vidas futuras e qualquer variação do mesmo tema nunca foram comprovadas cientificamente. Temos apenas relatos de experiências pessoais do tipo acredite se quiser, que alimentam fantasias e estimulam o auto-engano.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #87 Online: 25 de Abril de 2009, 21:46:40 »
Interessante.... quando penso em hipnose, sempre lembro de.... (bem dormido, bem dormido!!!!)
http://www.fabiopuentes.com.br/htm/site.htm
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #88 Online: 26 de Abril de 2009, 09:03:44 »
Gigaview.

Citação de: lusitano  em  Ontem às 19:39:10Gigaview.

CitarFiz uma experiência desse tipo implantando falsas lembranças de um passeio de disco voador em um colega de turma através da hipnose. Tinha 14 anos e quase fui expulso do colégio. 

Lusitano:

1. Sobre hipnose: ../forum/topic=16505.0.html#msg332136
2. Simular projeção astral e sonhos lúcidos através da hipnose é possível, assim como qualquer tipo de situação onírica, o que não significa que seja uma projeção astral de fato, mas apenas um sonho construído pela imaginação do hipnotizado com sugestões fornecidas pelo hipnotizador. Drogas, diminuição do nível de oxigenação do cérebro, choques elétricos, etc também podem causar a ilusão da projeção astral.
3. O Spitfire estava de brincadeira. Projeção astral, vidas passadas, vidas futuras e qualquer variação do mesmo tema nunca foram comprovadas cientificamente. Temos apenas relatos de experiências pessoais do tipo acredite se quiser, que alimentam fantasias e estimulam o auto-engano.

Eu sei que o Spitfire estava de brincadeira; mas achei piada à sugestão de relembrar o futuro, em vez de estar agarrado ao passado.

Assisti a um festival de hipnose pela televisão, (75 horas de hipnose) com um grupo de hipnotizadores, que afirmavam acreditar entre outras coisas, que de facto, a regressão a vidas passadas é uma realidade...

Entre as coisas notáveis, segundo esses hipnotizadores, pode-se dominar o medo por completo, adquirir memória fotográfica, imaginação objectiva, utilizar o subconsciente como se fosse um calculador digital, adquirir auto-controle auto induzido, enfim... Efeito placebo de alta eficácia...!?!...  :idea:  :oba:  :idea:

Você concorda?

___________________________________________________________ ___
especulativamente - artur.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 26 de Abril de 2009, 10:23:41 »
Não.

Já leu os papers? ../forum/topic=16505.0.html#msg332136

:)
« Última modificação: 26 de Abril de 2009, 10:26:48 por Gigaview »

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #90 Online: 26 de Abril de 2009, 13:56:55 »
Blah, blah, blah...

E o que é que você Rorschach, resolve a respeito deste assunto?

Digo: Não existimos em vidas passadas. Portanto, não se pode volve-las. A ideia de vidas passadas é um ótimo conforto, já que, aceitando-se isso como realidade, a morte deixa de ser o "game over". Contudo, não passa disso.
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #91 Online: 26 de Abril de 2009, 16:33:59 »
Gigaview:

Não.

Já li tudo o que estava escrito em português, e parece-me razoável acreditar, que a hipnose pode levar um indivíduo a ter comportamentos "anormais".

Quando diz não, está propriamente a discordar de quê? Deu-me a impressão que você demonstrou, que de facto, um hipnotizador pode conseguir algo de espectacular, no que se refere à influência, que a sugestão tem sobre os estados cerebrais, relacionados com os diversos estados de consciência; como o efeito placebo, a exaltação da imaginação, ou as falsas memórias.

Explique-me melhor, quais são os limites da hipnose.

« Última modificação: 26 de Abril de 2009, 16:39:15 por lusitano »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 26 de Abril de 2009, 20:25:14 »
Gigaview:

Não.

Já li tudo o que estava escrito em português, e parece-me razoável acreditar, que a hipnose pode levar um indivíduo a ter comportamentos "anormais".

Quando diz não, está propriamente a discordar de quê? Deu-me a impressão que você demonstrou, que de facto, um hipnotizador pode conseguir algo de espectacular, no que se refere à influência, que a sugestão tem sobre os estados cerebrais, relacionados com os diversos estados de consciência; como o efeito placebo, a exaltação da imaginação, ou as falsas memórias.

Explique-me melhor, quais são os limites da hipnose.

A hipnose pode controlar comportamentos mas não controla a mente no sentido de interferir diretamente no funcionamento do organismo. Devido aos fortes componentes psicológicos, sociais e culturais do comportamento humano, a hipnose lida muito bem com fobias, stress, crises de autoconfiança e demais disfunções psicológicas de impacto comportamental  mas ainda não temos evidências de que a hipnose seja capaz de tornar as pessoas mais inteligentes, de interferir diretamente no metabolismo do organismo ou de atuar no controle da bioquímica do cérebro, por exemplo.

Mas então, como explicar as demonstrações fantásticas da hipnose de auditório? O emprego da hipnose na substituição da anestesia? Etc e tal?

A hipnose de auditório já é programada para impressionar e divertir e nem sempre o que se vê é apenas fruto da hipnose. Os hipnotizadores de auditório utilizam muitos truques de magica, especialmente do mentalismo, para ampliar muitas vezes os efeitos das demonstrações. Veja em http://www.quirkology.com/USA/index.shtml alguns experimentos psicológicos que podem inspirar efeitos inusitados e não relacionados à hipnose. Também não é raro vermos hipnotizados manifestarem dons telepáticos ou clarividentes em shows, o que chega a ser um absurdo. Veja a demonstração nesse vídeo ( http://www.fabiopuentes.com.br/htm/site.htm ) em que Fábio Fuentes, um famoso hipnólogo espanhol que adotou as platéias e TVs brasileiras numa demonstração de telepatia realizada por ele mesmo. Portanto, não leve a sério o que você assiste na TV ou em shows de auditório. A hipnose não tem essa dimensão fantástica.

A maioria esmagadora desses milagres da hipnose pode ser atribuída ao profundo estado de relaxamento em que o hipnotizado se encontra. Por isso hipnotizados lembram de fatos que julgavam esquecidos com mais facilidade e podem parecer mais inteligentes, a pressão arterial cai, os batimentos cardíacos diminuem, suportam a dor com mais facilidade a ponto de não sentí-la em alguns casos, podem simular estados de enrrigecimento cataléptico e suportar grandes pesos e vencer a psicologia do medo de andar sobre brasas (o que é comprovadamente inofensivo em determinadas situações), por exemplo. Milagres de dificil aplicação prática e inúteis em sua grande maioria.

O foco central da minha discordância em relação ao seu comentário está na atribuição de relevância ao que foi visto na TV e na exaltação das qualidades fantásticas da hipnose. Estamos de acordo com a similaridade de alguns aspectos entre a hipnose e o efeito placebo.

:ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #93 Online: 27 de Abril de 2009, 08:14:57 »
Gigaview.

O foco central da minha discordância em relação ao seu comentário está na atribuição de relevância ao que foi visto na TV e na exaltação das qualidades fantásticas da hipnose. Estamos de acordo com a similaridade de alguns aspectos entre a hipnose e o efeito placebo. :ok:

:idea:  :!: :ok:  :D

Então as façanhas fantásticas dos faquires e ióguis, estão em que categoria experimental?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 27 de Abril de 2009, 11:14:11 »
Gigaview.

O foco central da minha discordância em relação ao seu comentário está na atribuição de relevância ao que foi visto na TV e na exaltação das qualidades fantásticas da hipnose. Estamos de acordo com a similaridade de alguns aspectos entre a hipnose e o efeito placebo. :ok:

:idea:  :!: :ok:  :D

Então as façanhas fantásticas dos faquires e ióguis, estão em que categoria experimental?

Quais são essas façanhas fantásticas? Lusitano...acorda!!!!

Preparei a lista abaixo com sites em português para você procurar e avaliar essas façanhas fantásticas antes que você nos faça perder tempo com bobagens. OK?

http://www.ceticismoaberto.com/
http://skepdic.com/brazil/index.html
http://www.projetoockham.org/
http://www.geocities.com/quackwatch/index.html
http://www.projetoockham.org/ferramentas_critico_1.html

:)
« Última modificação: 27 de Abril de 2009, 11:18:48 por Gigaview »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #95 Online: 27 de Abril de 2009, 15:19:37 »
Gigaview.

CitarO foco central da minha discordância em relação ao seu comentário está na atribuição de relevância ao que foi visto na TV e na exaltação das qualidades fantásticas da hipnose. Estamos de acordo com a similaridade de alguns aspectos entre a hipnose e o efeito placebo. 

...     

........................................................... ....................

Quais são essas façanhas fantásticas? Lusitano...acorda!!!!

Preparei a lista abaixo com sites em português para você procurar e avaliar essas façanhas fantásticas antes que você nos faça perder tempo com bobagens. OK?

http://www.ceticismoaberto.com/
http://skepdic.com/brazil/index.html
http://www.projetoockham.org/
http://www.geocities.com/quackwatch/index.html
http://www.projetoockham.org/ferramentas_critico_1.html  :)

Muito bom, gostei imenso  :!:   :idea:   :ok:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 28 de Abril de 2009, 07:03:54 »
Experimente deitar numa cama de pregos. Não machuca.
Experimente caminhar sobre carvões acesos. Se não forem muito pequenos, bastar não parar que não queima.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #97 Online: 28 de Abril de 2009, 08:19:43 »
Fernando Silva.

Citação de: lusitano  em  Ontem às 08:14:57Então as façanhas fantásticas dos faquires e ióguis, estão em que categoria experimental?

---------------------------------------------------------

Experimente deitar numa cama de pregos. Não machuca.
Experimente caminhar sobre carvões acesos. Se não forem muito pequenos, basta não parar que não queima.

:idea: Então não há dúvida que é espetacular - o que não é - é que seja tão fantástico assim...  :ok:

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 29 de Abril de 2009, 14:10:53 »
O que os colegas têm a dizer?

Não existem vidas passadas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 29 de Abril de 2009, 15:13:49 »

E quanto "lembrar" de vidas passadas...

A informação da memória armazenada no cérebro é completamente diferente da informação contida no genoma, e uma não interfere na outra! Uma é baseada na rede de conexões entre neurônios e a outra é baseada em sequências de bases nitrogenadas no DNA, e como o pessoal já disse, não existe nenhuma evidência que as memórias modificam o DNA ao longo da vida.

E mesmo se, houvesse algo que pudesse ser exagerado como um indício de atividade cerebral causando mutações no ADN, como monges meditando e fazendo alterações em seus gametas ou nas células que os produzem, ainda assim, o código genético é muito mais limitado do que arranjo material que determina memórias no nosso cérebro.

Escrever memórias pessoais em ADN seria mais ou menos como se você tivesse que escrever a história da sua vida ou os principais eventos usando combinações de umas quatro peças de dominó, em vez de texto. Sem falar que, não se sabe de qualquer mecanismo que, na construção do cérebro, estivesse já embutindo memórias no cérebro, ou que fizesse de vez em quando o cérebro ler memórias escritas no ADN nesse outro código desconhecido.

Uma analogia melhor talvez fosse, tentar escrever uma receita de bolo (o bolo sendo o nosso organismo), mas colocar lá também a sua história individual através de pequenas alterações na receita, ao mesmo tempo em que a receita continuasse funcionando perfeitamente para fazer o bolo. E para qualquer um que fosse ler a receita de bolo, ao mesmo tempo, não deveria ter aparentemente nada mais ali além da receita de bolo, não é como "primeiro um pouco da minha história... e agora a receita de bolo em si...". A história individual teria que estar escrita numa espećie de código secreto, embutido na receita, que talvez pudesse ser algo como três possíveis variações caligráficas para cada letra - aqui invento que a degeneração do código genético talvez pudesse esconder um segundo código, o que ainda está muito, muito longe de eliminar todos os problemas por diversas razões.

Mas nada correspondente a isso é observado, há muita coisa que precisaria ser mudada, e muita pouca coisa que muda cada vez que o ADN passa de geração em geração, uma vez que ele nem pode mudar muito para não nascer um tumor em vez de gente. Outra amostra de quão pouco o ADN muda é como compartilhamos genes com outras pessoas e até outras espécies. Simplesmente não tem "código secreto" que pudesse preservar tanta informação e ao mesmo tempo mudar informações num ritmo tão alucinante como seria o de narrativas individuais.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!