Uma roda empurrada no mercado?
Mais provavelmente puxada

por bois, mulas — movimento causado por animais...
Uma Clepsidra?
A água descia porque era da natureza dela baixar. Teleologia...
As marés?
Aparentemente o Aristóteles sabia que era a Lua a causa, mas não sei se ele se aprofunda nesse "movimento"

Depois romanos falam da atração do mar pela Lua, mas podemos imaginar que não pensavam gravitacionalmente, visto não terem essa noção. Acho mais provável que imaginassem como uma espécie de "afeto" mesmo...
os povos mesopotâmicos já descreviam o céu e previam os cometas
Mas se consideravam como planetas [cfe. e.g. Seneca & outros] e esses eram deuses:
Shamash & Sim
+
- Marduk
- Ishtar
- Ninib
- Nabu
- Nergal
Mais: sendo associados a presságios, deviam serem supostos seres...
Você que estuda o Espiritismo deverá ter lido naquelas obras que a crença em Deus é imanente à criatura humana
Sim, o Kardec era um católico. Os postulados dele [LE #13] são da escolástica católica.
Já que nos conhecemos por gente no mais das vezes — exceto as situações especiais como orfanatos, claro — imersos num conceito de mamãe e talvez papai (ou outras pessoas equivalentes que nos criem, claro) me parece natural extrapolar pr'algum tipo de papai—mamãe de tudo...
Estava mais me referindo às origens dos cultos e consequentemente às origens do misticismo.
E quanto ao conceito dum deus supremo de todo um panteon, somos tão bombardeados com isso desde que nos conhecemos por gente que fica difícil separar se tem algo de "arquétipos" (whatever this may mean) intrínsecos.
E mesmo assim podemos retornar então à noção infantil de papai-mamãe.
E se sim estará na carga genética e retornamos ao que eu falei inicialmente: o porque existe misticismo nos tempos atuais.
Bem como, claro: NADA SABEMOS acerca dessa tal vida... Então que as pessoas especulem e procurem encontrar racionalizações faz parte do nosso aparato mental.
E retornamos ao outro problema: querer DEDUZIR como é a realidade por lógica NÃO FUNCIONA.