Não duvido da existência de uma cidade chamada Cabo Frio localizada na Região dos Lagos.
Com grau menor de certeza suponho que lá resida um certo forista.
Você deve saber porque estou dizendo isso. Mas meu nível de certeza sobre esta assertiva é um pouco menor que o nível de certeza sobre a assertiva anterior.
Estes exemplos ilustram o que é verdadeiramente ceticismo. Ceticismo não é preconceito, não é uma postura de não aceitar automaticamente a veracidade de qualquer relato ou hipótese "estranha". Ceticismo científico consiste simplesmente em exigir que a extraordinariedade das evidências seja proporcional à extraordinariedade da alegação.
Meramente bom senso, ou uma aplicação qualitativa do conceito de probabilidades.
Se alguém faz uma alegação que, confrontada com o seu conhecimento firmemente estabelecido da realidade, parece bastante improvável por estar em contradição com outras coisas que devem ser factuais, então é razoável que para dar crédito a tal alegação as evidências apresentadas ( e que evidentemente possam ser verificadas ) devem, proporcionalmente, necessitar de explicações outras que sejam alegações ainda mais improváveis que a alegação para a qual estas tais evidências foram apresentadas como suporte.
Em termos simples: se uma pessoa que foi na padaria comprar cigarros me disser que demorou dois dias pra voltar porque, no caminho, foi abduzida por uma nave que a transportou até o planeta Ziryum na constelação de Orion, não seria muito inteligente dar crédito a essa história tendo por evidência apenas a palavra desse maluco, digo, dessa pessoa.
Mas se ela me mostrar como prova um artefato de comunicação que não parece ter origem terrestre, então o relato ganha um pouco mais de força, mas não o suficiente para que seja considerado seriamente. Porque outras hipóteses continuariam sendo bastante mais prováveis para explicar o artefato apresentado.
Porém, se ela usar o artefato para solicitar que uma nave Ziryum aterrize no meu quintal, na presença dos vizinhos, o que descartaria possibilidade de alucinação, passa a ser, diante dessa evidência, mais provável que ela tenha sido de fato abduzida, do que as outas hipóteses consideradas anteriormente ( como surto psicótico ou simples mentira ).