Pelo visto o forista Martinho Lutero foi banido e não vai me responder. Fora isso, sumi de novo um tempo (fazendo cursos).
Porem vou comentar mesmo assim: ele diz que generalizei, que fiz uma propaganda anti-cristã superficial e baseada na faltas cometidas por umas poucas (?) maças podres, mas de forma matreira, preguiçosa ou ______ (preencha aqui) não contra-argumentou sobre o fato das instituições protegerem essas pessoas e,
pior, de persistirem estupidamente nos seus erros, dogmas ou não - deixei isso claro no texto.
Não sou um primor de inteligencia, porem não tão sou estupido a ponto de não saber o que é generalização imprópria
e não raro me deixo levar pelas emoções e destilo umas falácias a torto e direito. Ainda assim sei o que são e estou ciente delas.
No mínimo haveríamos de perguntar, como já fiz: o que há nestas instituições que atrai tantas pessoas assim?
Tento ser intelectualmente honesto, então admito que posso ter falhado no sentido em que igualei instituição religiosa com a religião que ela representa
e se a primeira esta caindo de podre, logo a segunda tambem está.
Seria melhor que uma contra-argumentação decente fosse construida a partir daí, mas não vi isso acontecer.
Como tambem uma contra-argumentação poderia explorar se isso (decadencia, etc) é assim tão frequente/abrangente/disseminada quanto sugiro que é.
Isto seria mais difícil, porque precisaria de tempo para levantar os dados necessários para sustentar a contra-argumentação e mostrar números.
Duvido que alguem aqui tenha tempo e disposição para isso, não porque não tenha capacidade, mas porque é uma tarefa hercúlea.
Não fazendo isso, contento-me com o "onde há fumaça, há fogo"
Em suma, nesta tríade, indivíduo - instituição - religião, vejo duas desabarem: a 1a e a 2a e uma relação de causa-efeito entre elas e sua queda.
É mais discutível se a corrupção da 2a (instituicao) é devido ou não a uma falha inerente da 3a (religião)
Cético e anti-religioso que sou eu diria que sim, outros obviamente irão discordar.