Autor Tópico: Livros de autoajuda úteis  (Lida 722 vezes)

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
Livros de autoajuda úteis
« Online: 22 de Maio de 2018, 21:13:22 »
Já teve algum livro de autoajuda que vocês leram e gostaram e que apresentou
dicas realmente úteis para vocês?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Livros de autoajuda úteis
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2018, 07:31:42 »
Já teve algum livro de autoajuda que vocês leram e gostaram e que apresentou dicas realmente úteis para vocês?
Apesar de achar que tais livros são um festival de obviedades, eu diria que podem ser úteis no sentido de dar confiança à pessoa, fazê-la tirar a bunda do sofá e levá-la a agir. Esta ação, e não os conselhos, é que lhe dão alguma chance de sucesso.

Uma espécie de placebo. Algo como "Vai lá, você consegue!"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2018, 08:13:04 »
Já teve algum livro de autoajuda que vocês leram e gostaram e que apresentou dicas realmente úteis para vocês?

Sim.

A vida!
Foto USGS

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2018, 09:05:34 »
Já teve algum livro de autoajuda que vocês leram e gostaram e que apresentou
dicas realmente úteis para vocês?

O que você entende por livro de auto-ajuda? Na verdade, eu vejo que as pessoas costumam usar esse termo para os livros que estão na prateleira da livraria na seção com este nome, sem nenhum questionamento de perguntar se todos os livros de lá pertencem realmente a mesma classificação.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2018, 10:12:39 »
Eu me pergunto se, ao invés de perguntar se as pessoas daqui já leram livros de auto-ajuda com dicas realmente úteis, não seria melhor perguntar se as pessoas daqui já leram livros com dicas realmente úteis. Pois fica parecendo que o nicho de auto-ajuda, que sequer foi explicado o que é, seria o detentor do monopólio de dicas realmente úteis. E para complicar mais, mesmo livros puramente descritivos realmente podem instigar implicitamente a criatividade para produzirmos nossas próprias dicas úteis.
« Última modificação: 23 de Maio de 2018, 10:22:54 por -Huxley- »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2018, 14:46:11 »
O preconceito contra esse tipo de literatura é tão elástico quanto o entendimento que as pessoas fazem do conceito de autoajuda, sem falar na hipocrisia e desonestidade intelectual que abala a "lembrança" de ter recorrido a algum livro desse tipo durante a vida.

Um livro sobre mercado de capitais para iniciantes pode ser considerado de autoajuda para quem quer se aventurar no mercado financeiro tanto quanto  o famoso livro "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" pode ser útil para quem pretende desenvolver uma carreira em vendas ou simplesmente buscar a promessa do título.

Considero como livros  de autoajuda aqueles livros que você lê quando precisa deles, mesmo que seja para passar o tempo. Fazer distinção entre esse ou aquele é um exercício bobinho de arrogância intelectualóide. É sinal que poderia ser beneficiado com a leitura de algum livro de autoajuda para no mínimo aprender a ver o seu mundinho de modo diferente.
« Última modificação: 23 de Maio de 2018, 16:47:37 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2018, 20:22:04 »
Eu me pergunto se, ao invés de perguntar se as pessoas daqui já leram livros de auto-ajuda com dicas
 realmente úteis, não seria melhor perguntar se as pessoas daqui já leram livros com dicas realmente úteis.
 Pois fica parecendo que o nicho de auto-ajuda, que sequer foi explicado o que é, seria o detentor do
monopólio de dicas realmente úteis. E para complicar mais, mesmo livros puramente descritivos realmente
podem instigar implicitamente a criatividade para produzirmos nossas próprias dicas úteis.

Bom, o tópico é sobre os livros de autoajuda que são classificados como tal na seção da livraria.

Claro, livros técnicos que ensinam como programar, vender ou investir podem ajudar ou dar dicas, mas
não os vejo como algo que muda necessariamente nossa percepção do mundo.

Livros sobre filosofia tem um impacto muito maior sobre a nossa visão do mundo e nós ajudam
a questionar e desenvolver um espírito crítico. Por isso, deveriam nesse sentido ser considerados também como autoajuda.

Se há livros de ficção que ensinaram algo de útil, podem citar exemplos.
« Última modificação: 23 de Maio de 2018, 20:24:19 por Sdelareza »

Offline O Babuíno de Madame Blavatsky

• Nível 12
  • *
  • πάντα ῥεῖ
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2018, 23:38:42 »
MARCUS AURELIUS - MEDITAÇÕES

recomendo da MARTIN CLARET.
O Deus único escolheu para Si um único santuário: o coração do homem. Eis o templo onde este deve adorá-Lo; os templos exteriores são apenas as avenidas desse templo invisível. Não há necessidade de teurgia, de adesão a um culto exterior. Não é a mudança de lugar terrestre que nos é útil e sim a mudança de lugar espiritual. A evolução espiritual não requer deslocamento geográfico, mas deslocamento psíquico e o despertar de qualidades inerentes, as quais trazemos desde sempre em nós.

SURSUM CORDA

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2018, 09:59:14 »
Eu me pergunto se, ao invés de perguntar se as pessoas daqui já leram livros de auto-ajuda com dicas
 realmente úteis, não seria melhor perguntar se as pessoas daqui já leram livros com dicas realmente úteis.
 Pois fica parecendo que o nicho de auto-ajuda, que sequer foi explicado o que é, seria o detentor do
monopólio de dicas realmente úteis. E para complicar mais, mesmo livros puramente descritivos realmente
podem instigar implicitamente a criatividade para produzirmos nossas próprias dicas úteis.

Bom, o tópico é sobre os livros de autoajuda que são classificados como tal na seção da livraria.

Claro, livros técnicos que ensinam como programar, vender ou investir podem ajudar ou dar dicas, mas
não os vejo como algo que muda necessariamente nossa percepção do mundo.

Livros sobre filosofia tem um impacto muito maior sobre a nossa visão do mundo e nós ajudam
a questionar e desenvolver um espírito crítico. Por isso, deveriam nesse sentido ser considerados também como autoajuda.

Se há livros de ficção que ensinaram algo de útil, podem citar exemplos.

Os livros que citei abaixo não estavam na seção de auto-ajuda da livraria quando os peguei para ler da primeira vez, não que eu me lembre disso, mas:
../forum/topic=30128.25.html#msg942500
« Última modificação: 27 de Maio de 2018, 10:07:14 por -Huxley- »

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2018, 14:57:20 »
Os livros de Paulo Coelho poderiam se encaixar nessa categoria - autoajuda barata no sentido
de fornecer respostas simples para as complexas questões da vida.
Li "Brida" por curiosidade, mas repetindo um comentário de outra pessoa:
"nunca mais irei ler um livro daquele pseudo escritor".
« Última modificação: 27 de Maio de 2018, 15:02:07 por Sdelareza »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2018, 18:15:24 »
No sentido de auto-ajuda mais "clássico", eu não conheço nenhum título, mas já vi ser afirmado em diversas fontes razoáveis que a terapia cognitiva comportamental e a emocional-racional têm algum bom suporte empírico, diferentemente de coisas como psicanálise. Ao mesmo tempo, elas têm livros meio "faça terapia você mesmo".

https://en.wikipedia.org/wiki/Cognitive_behavioral_therapy

https://en.wikipedia.org/wiki/Rational_emotive_behavior_therapy

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2018, 19:48:54 »
Cita exemplos de livros dessas terapias então.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2018, 21:53:33 »
Bem, eu comecei o post dizendo que não conhecia títulos.

https://en.wikipedia.org/wiki/Cognitive_behavioral_therapy

Procurando por "CBT books" no google, esse é um dos primeiros resultados:

https://positivepsychologyprogram.com/cbt-cognitive-behavioural-therapy-books/

Cognitive behavioral therapy (CBT) is a type of therapy that has been used for decades to treat a variety of disorders, from depression and anxiety to eating disorders and insomnia.

One of the exciting aspects of CBT is that it can either be used by therapists to treat their clients, or by people who want to treat themselves.

These are the 30 best books for teaching yourself CBT, whether you are a clinician or a client, and whether you already know a little bit about CBT or know absolutely nothing.

...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2018, 17:32:16 »
Eu concordo que o conceito de livro de 'auto-'ajuda' é discutível.

Geralmente nas livrarias 'O Poder do Hábito' está na sessão de auto-ajuda e foi um dos melhores livros que já li, a questão do 'gatilho do hábito' me ajudou a fazer várias mudanças positivas na minha vida (Mais Rápido e Melhor, do mesmo autor, foi uma perda de tempo).

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2019, 12:16:53 »
1. O poder do Hábito;

2. Rápido e Devagar.

Diferentes das auto-ajudas clichês, os argumentos são embasados em estudos científicos, ajudam a compreender o funcionamento do cérebro e decisões humanas. São dois livros que se complementam.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #15 Online: 25 de Janeiro de 2019, 12:31:24 »
Fico imaginando aqui um camarada que precisa de um livro de autoajuda compreendendo o funcionamento do cérebro e racionalizando sobre embasamentos científicos.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 25 de Janeiro de 2019, 12:36:04 »
Seria como saber fazer o melhor omelete do mundo mas precisar de um manual técnico para aprender a quebrar a casca de
 um ovo.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Janeiro de 2019, 21:22:27 »
Depende de qual seja sua interpretação de autoajuda. Não são livros destinados a ajudar pessoas problemáticas, mas de explicar determinados tipos de comportamentos humanos. Leve como desenvolvimento pessoal então.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #18 Online: 25 de Janeiro de 2019, 21:45:44 »
Depende de qual seja sua interpretação de autoajuda. Não são livros destinados a ajudar pessoas problemáticas, mas de explicar determinados tipos de comportamentos humanos. Leve como desenvolvimento pessoal então.
Considero autoajuda o que fez o Barão de Munchausen - salvar-se de um pântano puxando os próprios cabelos...

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Janeiro de 2019, 22:43:07 »
Então direciono a você a excelente descrição que o forista Gigaview fez aqui no tópico. Ela cabe perfeitamente bem.

O preconceito contra esse tipo de literatura é tão elástico quanto o entendimento que as pessoas fazem do conceito de autoajuda, sem falar na hipocrisia e desonestidade intelectual que abala a "lembrança" de ter recorrido a algum livro desse tipo durante a vida.

Um livro sobre mercado de capitais para iniciantes pode ser considerado de autoajuda para quem quer se aventurar no mercado financeiro tanto quanto  o famoso livro "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" pode ser útil para quem pretende desenvolver uma carreira em vendas ou simplesmente buscar a promessa do título.

Considero como livros  de autoajuda aqueles livros que você lê quando precisa deles, mesmo que seja para passar o tempo. Fazer distinção entre esse ou aquele é um exercício bobinho de arrogância intelectualóide. É sinal que poderia ser beneficiado com a leitura de algum livro de autoajuda para no mínimo aprender a ver o seu mundinho de modo diferente.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2019, 23:48:33 »
Bom, pelo visto um livro com fotos de filhotinhos fofinhos ou um sudoku é$ livro de autoajuda...

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Janeiro de 2019, 00:16:51 »
Uma razão pela qual se pode dizer que usualmente se sobreestima a relevância do que um nerd de terno (acadêmico) tem a dizer num livro de autoajuda:

Was it Tversky who said that all they were trying to do is formalize the corpus of used car salespeople.

What shd replicate in psychology is what tricksters, illusionists, marketers, advertising pple, jilted lovers & crooks have known forever.

#Lindy

@ole_b_peters @stanley223

Fonte: https://twitter.com/nntaleb/status/1079492459586031616
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2019, 00:40:50 por -Huxley- »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!