Que diabos é 'informação'?
Quando pesquiso, encontro a definição de que informação é o resultado do processamento de dados organizados.
Quando pesquiso o que é 'dado', encontro a definição de que se trata de um conjunto de valores dos quais informações podem ser obtidas.
Desculpe, não entendo muito do tema, mas isso realmente me deixou confuso e me pareceu uma forma de pensamento circular.
O que é exatamente um dado? O que é exatamente informação? Por exemplo - quando dizem que "o DNA contém informação", ou quando um HD contém infinitos bytes de arquivos de todo tipo de mídia, ou quando lido com um método humano de registro, como fitas cassetes e partituras, ou textos, o que faz com que aquilo seja exatamente um dado, uma informação?
Minha intuição diz que é minha própria consciência que transforma coisas em dados, ao atribuir um significado e relacioná-lo com minhas experiências anteriores. Se este for o caso, qual o sentido de se falar em "informação" a nível biológico, químico ou até mesmo físico, como a quântica faz?
Aviso de antemão que sou completamente leigo no tema e abri o tópico para que me ajudem a entender o conceito.