Autor Tópico: "Informação" - QUE DIABOS É?  (Lida 1470 vezes)

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
Re:"Informação" - QUE DIABOS É?
« Resposta #25 Online: 10 de Junho de 2018, 16:28:19 »
A Wikipédia em português me pareceu surpreendentemente razoável em definir dado, informação e conhecimento. Por que não embasam a discussão por ela?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #26 Online: 10 de Junho de 2018, 16:39:31 »
Filosofia analítica - como não pensamos nisso antes, meldels, pelo menos, uns dois mil e quinhentos anos antes? Dados e informações são recursos linguísticos que utilizamos para descrever fatos e eventos. Estes, até onde sabemos, existem por si mesmos e aqueles em função destes.  :)

Offline pehojof

• Nível 18
  • *
« Resposta #27 Online: 10 de Junho de 2018, 17:39:09 »
A Wikipédia em português me pareceu surpreendentemente razoável em definir dado, informação e conhecimento. Por que não embasam a discussão por ela?

Alternativas:

a)Porque queremos ser ou somos livres para pensar por nós mesmos?

b)Porque nem todos partilham da sua mesma impressão de que ela é "surpreendentemente razoável em definir" o que precisamos definir aqui?

c)Porque a questão aqui está em outro "nível" ou "dimensão" que talvez você ainda não tenha percebido como um dado informacional do tema em pauta?

d)Todas as anteriores?

:) :wink:
"Et quæ tanta fuit Romam tibi causa videndi?"
"Libertas, quæ sera tamen, respexit inertem,"

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #28 Online: 10 de Junho de 2018, 19:41:13 »
Apesar de vir depois do seu texto foi apenas um comentário solto.

Nem vou perguntar o que é um "dado informacional".  :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 10 de Junho de 2018, 20:38:47 »

Geralmente a anglófona deve ser a primeira opção para qualquer tema não-brasileiro ou português...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_geral_de_sistemas

Offline pehojof

• Nível 18
  • *
« Resposta #30 Online: 10 de Junho de 2018, 20:39:39 »
Apesar de vir depois do seu texto foi apenas um comentário solto.

Então você deveria seguir o exemplo do seu comentário e se soltar mais das amarras das definições rígidas que encarceram o pensamento. :wink:

Nem vou perguntar o que é um "dado informacional".  :P

Mas devia! Ou como vai entrar no espírito do tema do tópico?! :hihi:

Offline pehojof

• Nível 18
  • *
« Resposta #31 Online: 10 de Junho de 2018, 20:47:21 »

Geralmente a anglófona deve ser a primeira opção para qualquer tema não-brasileiro ou português...

É uma alternativa superior, mas creio que vocês ainda não adentraram a profundo o espírito da questão do Saint-Martin. Eu disse-lhe que não estava brincando mas a verdade é que ironizei quando disse que ele parecia "desinformado". Foi um trocadilho humorado que usei aproveitando a chance, mas entendi de imediato que ele sabe bem do que convencionalmente ou tecnicamente "se entende por informação" e que a questão dele está noutro âmbito de ambição do conhecimento. Da minha parte, eu deixei claro que a ideia de informação é bem estabelecida nessas "dimensões" da realidade e a questão dele não pode ter uma resposta fornecida de dentro delas.
« Última modificação: 11 de Junho de 2018, 00:07:15 por pehojof »

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Junho de 2018, 22:09:06 »
Se os símbolos que formam a base da informação num livro impresso são as letras do alfabeto e outros caracteres, num software os bits (com valor 0 e 1), na informação genética o alfabeto é representado pelos quatro nucleotídeos (A, T, C, G) - ou as bases nitrogenadas chamadas por
adenina (A), guanina (G), timina (T) e citosina (C).

Essas quatro letras se combinam e formam "palavras" que significam "aminoácidos". Uma proteína corresponde a uma "frase",
formada pelas "palavras", que são os aminoácidos (São vinte aminoácidos diferentes que ocorrem nos seres vivos).

Esse código genético forma a molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA), que se organiza em formato de dupla hélice.

Qualquer biólogo de plantão me corrija caso estiver errado.

« Última modificação: 28 de Junho de 2018, 22:31:28 por Sdelareza »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 28 de Junho de 2018, 23:04:26 »
Dê uma olhada na explicação a partir de 2' 36''

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #34 Online: 29 de Junho de 2018, 09:55:13 »
Que diabos é 'informação'?

Quando pesquiso, encontro a definição de que informação é o resultado do processamento de dados organizados.

Quando pesquiso o que é 'dado', encontro a definição de que se trata de um conjunto de valores dos quais informações podem ser obtidas.

Desculpe, não entendo muito do tema, mas isso realmente me deixou confuso e me pareceu uma forma de pensamento circular.
E é  :ok:
Eu tentativamente diria que informação é qq. conclusão que se tire d'alguma observação que façamos.
Claro, pode vir toda uma infindável discussão epistemológica sobre o que "seria" observação,,, mas filosofia funciona assim: num certo ponto temos que considerar certos conceitos como subentendidos.
"Observação" pode ser, e.g., escutar um radio-jornal, &c...
Mas na prática, penso que informação tá mais é pra conceito primitivo, tipo ponto, reta, energia, conjunto (dentro da teoria "ingênua" deles, claro :!:)...
« Última modificação: 29 de Junho de 2018, 10:00:31 por Gorducho »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 02 de Julho de 2018, 23:27:25 »

É uma alternativa superior, mas creio que vocês ainda não adentraram a profundo o espírito da questão do Saint-Martin. Eu disse-lhe que não estava brincando mas a verdade é que ironizei quando disse que ele parecia "desinformado". Foi um trocadilho humorado que usei aproveitando a chance, mas entendi de imediato que ele sabe bem do que convencionalmente ou tecnicamente "se entende por informação" e que a questão dele está noutro âmbito de ambição do conhecimento. Da minha parte, eu deixei claro que a ideia de informação é bem estabelecida nessas "dimensões" da realidade e a questão dele não pode ter uma resposta fornecida de dentro delas.

É isso aí, velho mestre. Linguagem é um sistema de transmissão e codificação de informação, no sentido mais abrangente possível de linguagem. Nesse sentido amplo as regras de produção de sistemas informativos como DNA ou cartões perfurados para controle de teares seriam linguagens.

Daí a dificuldade de se definir informação por meio da própria linguagem.

Seria preciso uma meta-linguagem para estabelecer uma definição exata e não circular de informação.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #36 Online: 03 de Julho de 2018, 11:53:36 »
Linguagem é um sistema de transmissão e codificação de informação
:ok:
E mais genericamente, quando se diz que um pedaço de rocha do Everest "contém" "informações", não tem linguagem nenhuma diretamente por detrás. Se encaixa no que eu disse: conclusões que se extraem observando...
Seria preciso uma meta-linguagem para estabelecer uma definição exata e não circular de informação.
E aí se recai como que foi o caso das meta-matemáticas do Hilbert e do Russell  :chorao:
Ou quando tentaram definir "número" a partir do conceito de "conjuntos" e depois tiveram que axiomatizar os conjuntos pondo outra camada que retira o propósito original de "simplificar".
Então é melhor deixar como conceito filosoficamente primitivo mesmo.
Como "energia"
  • algo potencialmente capaz de ser transformado em trabalho mecânico;
  • independência temporal da função de Lagrange em sistemas fechados (por causa da uniformidade da variável tempo nos referenciais galileanos);
  • blah blah blah
melhor deixar como conceito primitivo mesmo...
« Última modificação: 03 de Julho de 2018, 11:59:57 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!