O Brasil não é, nem de longe, um país liberal. Só que corporativismo é uma forma, aliás, justamente a mais opressora e fascista, do capitalismo.
No sentido usual de grandes empresas, certamente que sim.
Corporação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Corporação (desambiguação).
Definição
Corporação
Em linguagem popular, corporação (do latim corporis e actio, corpo e ação) é um modo de se referir a grandes empresas ou ainda a organizações vistas como mecanizadas - com foco maior em lucro e menor ou inexistente às pessoas. Um grupo de pessoas que agem como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando a execução de objetivos em comum submetidos às mesmas regras.
Em termos econômicos, CORPORAÇÃO caracteriza um meio específico de organizar a produção e obter lucros de maneira a maximizar a eficiência e minimizar custos de transação.
Em termos jurídicos, caracteriza uma forma específica de pessoa jurídica na qual proprietários possuem responsabilidades limitadas, a administração é feita de maneira centralizada e voltada ao lucro de seus proprietários, com ações transferíveis. São as S.A.s: Sociedade Anônima. Sua característica originária é a separação entre propriedade e gestão. Em uma corporação, os proprietários são aqueles que possuem ações da empresa - sempre mais de uma pessoa, geralmente em sociedades anônimas e com titularidade facilmente transferível.
“A corporação ou companhia é a principal forma desenvolvida no capitalismo industrial para condução de negócios e é, portanto uma instituição social central[...]”.[1]
As corporações permitem possibilidade de controle efetivo com propriedade minoritária, uma vez que as ações de dada empresa não necessariamente se concentram nas mãos de poucos proprietários, com consequente ambiente de disputas de poder dentro de uma mesma empresa e não mais apenas na relação com seus concorrentes. E também introduzem a maximização do valor dos acionistas, que faz com que os gestores/administradores se comportem de maneira a valorizar os interesses dos proprietários mais do que os interesses do mercado ou do consumidor.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpora%C3%A7%C3%A3ocor·po·ra·ção
(latim corporatio, -onis)
substantivo feminino
1. .Coletividade sujeita a uma mesma regra ou estatuto ou que dirige assuntos de interesse público.
2. Conjunto de pessoas com afinidades, .notadamente profissionais ou ideológicas, que se unem ou organizam com vista a interesses comuns."corporação", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
https://www.priberam.pt/dlpo/corpora%C3%A7%C3%A3o [consultado em 15-08-2018].