Meu tópico sobre
especulações de uma eleição de Bolsonaro não fez grande sucesso, mas talvez esse gere mais palpites.
Que os deuses nos livrem, mas alguns dos possíveis cenários talvez sejam:
- A candidatura de Lula ser aceita pelo TSE, e ele ganhar as eleições, liberto ou não
- A candidatura não ser aceita, mas Haddad substituí-lo, e ganhar as eleições
No segundo caso, tem Haddad o poder de conceder um "perdão presidencial", e tirar Lula da cadeia, colocando-o efetiva ou literalmente no poder?
Em qualquer dos casos, aumenta significativamente o risco e aprovação popular de um golpe militar? Previsivelmente chances maiores com Lula em si. A partir daí, é possível delinear plausíveis rumos para o Brasil? Reações do mercado, diplomacia internacional, etc? Terrorismo retaliativo?
Não havendo um golpe militar, isso abre grandes chances para a consolidação de um lulo-ditatorialismo sem perspectivas de encerramento? Economicamente, rumamos para uma proto-venezuelização, ou a estruturação econômica do Brasil e filosofia econômica dos possíveis aliados de Lula pode produzir algo mais ameno?
Lula poderiam ser alvo de mais um impeachment em função da condenação de Lula, perpetuando ainda mais a narrativa de "golpe constitucional"? Haddad ficaria imune a qualquer risco, ou poderia haver algo como um impeachment da chapa, dessa vez? O que por sua vez, mais definitivamente reforçaria a narrativa de golpe, pelo tratamento distinto.