Enquete

Onde você costuma investir sua renda excedente?

Poupança
0 (0%)
Renda Fixa (Tesouro Direto, CDBs, LCs, etc...)
4 (44.4%)
Renda Variável (Ações, FII)
2 (22.2%)
Imóveis
0 (0%)
Empreendimentos diversos [comente sobre]
0 (0%)
Outros [comente sobre]
1 (11.1%)
Não invisto
2 (22.2%)

Votos Totais: 9

Autor Tópico: Onde os brasileiros investem? E o Clube Cético?  (Lida 941 vezes)

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
Onde os brasileiros investem? E o Clube Cético?
« Online: 28 de Agosto de 2018, 00:14:39 »
O brasileiro investe muito mal suas economias, mostra um estudo feito pelo Guiabolso com seus 3,2 milhões de usuários.

A plataforma, que oferece um sistema automático de controle de gastos e do orçamento nas contas correntes e cartões de crédito, analisou as aplicações de seus usuários.

“Cerca de 10% têm aplicações, ou seja, umas 300 mil pessoas”, diz Thiago Alvarez, presidente do Guiabolso. Mas a rentabilidade média é muito baixa, cerca de 70% do juro diário do CDI. Esse percentual equivale aproximadamente ao ganho da poupança ou menos.

“A maioria dos recursos deve estar em poupança ou fundos DI de taxas de administração altas, o que mostra que há muito espaço para melhorar”, afirma Alvarez.

O total investido desses investidores não é baixo, é de cerca de R$ 40 bilhões, e muitos possuem quantias elevadas aplicadas, estima.

A conclusão do estudo reforça a visão de que o brasileiro ainda não sabe lidar com o dinheiro. Segundo William Eid Junior, professor da Fundação Getulio Vargas e responsável pelo Centro de Estudos em Finanças, o brasileiro não guarda dinheiro olhando o retorno, mas mais a segurança. E não entende muito onde está aplicando.

“São poucos os que guardam dinheiro e menos ainda os que acompanham o desempenho das aplicações, tanto que a poupança passou anos rendendo menos que outras opções do mercado e pouca gente saiu”, diz.

Segundo ele, a poupança média do brasileiro está em torno de R$ 2 mil, o que equivale à renda média mensal. “Isso quer dizer que se a pessoa perde o emprego, tem um mês de poupança para sobreviver”, diz. Eid destaca que isso ocorre não só com a baixa renda.

“Cansei de ver médicos, executivos, ganhando R$ 20 mil, R$ 30 mil por mês e que não guardavam nada, se caíssem doentes não teriam como pagar as contas”, diz.

Fonte: https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/estudo-aponta-que-brasileiro-investe-mal-seu-dinheiro/

Isso pode explicar porque temos 63 milhões de brasileiros com nome no SPC. E também a importância de se estudar educação financeira na escola.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Onde os brasileiros investem? E o Clube Cético?
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2018, 08:33:48 »
“A maioria dos recursos deve estar em poupança ou fundos DI de taxas de administração altas, o que mostra que há muito espaço para melhorar”, afirma Alvarez.

O total investido desses investidores não é baixo, é de cerca de R$ 40 bilhões, e muitos possuem quantias elevadas aplicadas, estima.
Quem investe pouco dificilmente vai conseguir taxa de administração baixa. Quem investe muito pode e deve exigir uma taxa menor.
“Cansei de ver médicos, executivos, ganhando R$ 20 mil, R$ 30 mil por mês e que não guardavam nada, se caíssem doentes não teriam como pagar as contas”, diz.

Fonte: https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/estudo-aponta-que-brasileiro-investe-mal-seu-dinheiro/

Isso pode explicar porque temos 63 milhões de brasileiros com nome no SPC. E também a importância de se estudar educação financeira na escola.
Pois é, o cara tem carrão do ano, apartamento de luxo em bairro chique, viaja todo ano com a família para o exterior etc. etc.
Daí é demitido e, como não guardou nada para uma emergência, acaba tendo que vender carro e apartamento, mudar-se para um "apertamento" vagabundo no subúrbio e cortar viagens, noitadas e o danoninho das crianças. 

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2018, 11:05:35 »
Não tem como eu responder a enquete com uma única opção, eu tenho aplicações em renda variável (fundos de ações e criptomoedas) e renda fixa (CDB e fundo DI).
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2018, 11:07:33 »
Acho que aula de educação financeira deveria ser obrigatório nas escolas de ensino básico. Certamente é na minha opinião mais importante do que as aulas de ensino religioso.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2018, 18:03:00 »

Quem investe pouco dificilmente vai conseguir taxa de administração baixa. Quem investe muito pode e deve exigir uma taxa menor.

Pois é, o cara tem carrão do ano, apartamento de luxo em bairro chique, viaja todo ano com a família para o exterior etc. etc.
Daí é demitido e, como não guardou nada para uma emergência, acaba tendo que vender carro e apartamento, mudar-se para um "apertamento" vagabundo no subúrbio e cortar viagens, noitadas e o danoninho das crianças. 

Lembrei-me de um vídeo do Gustavo Cerbazi comentando sobre os costumes americanos no quesito financeiro.

O americano médio quando perde o emprego, vai viajar e curtir a vida. Relaxa durante um mês, e só depois é que vai procurar com calma outra oportunidade. Eles criam fundos de emergência para se manterem por um bom tempo sem perderem a qualidade de vida.

Não tem como eu responder a enquete com uma única opção, eu tenho aplicações em renda variável (fundos de ações e criptomoedas) e renda fixa (CDB e fundo DI).

Tentei alterar a enquete para múltipla escolha, mas parece que depois de criado não é mais possível.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2018, 18:03:50 »
OBS: Algum moderador por acaso moveu o tópico? Achei que eu havia criado em economia, visto que o tema se encaixa melhor.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2018, 22:56:02 »
Coloquei outros como opção, já que invisto de forma mista.

Atualmente a maior parte dos meus investimentos são renda fixa (CDBs e fundo DI, por volta de 85% do meu patrimônio investido), uma pequena parte está em um fundo de ações e outra em criptomoedas. Pretendo aumentar a fatia de investimento em renda variável, pretendo comprar cotas de um ou mais fundo com gestão passiva, um ETF, que siga algum Benchmark tal como o Ibovespa ou um misto de Small caps e mid caps por exemplo. E mais futuramente aumentar meus investimentos com gestão própria, atualmente o único que tenho assim são minhas pequenas aplicações em criptomoedas.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2018, 23:10:43 »
Em quais, ou qual, criptomoeda(s) você investe, Skeptikós?
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2018, 23:27:39 »
Acho que aula de educação financeira deveria ser obrigatório nas escolas de ensino básico. Certamente é na minha opinião mais importante do que as aulas de ensino religioso.

O mundo receberia uma contribuição de não ser piorado se os típicos conselheiros financeiros pessoais e professores de finanças continuassem longe das escolas. A teoria financeira "moderna" mais comumente ensinada nas universidades não passa de lixo.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2018, 00:31:36 por -Huxley- »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2018, 08:05:11 »
OBS: Algum moderador por acaso moveu o tópico? Achei que eu havia criado em economia, visto que o tema se encaixa melhor.
Ele estava em "Papo Furado".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2018, 15:26:49 »

O mundo receberia uma contribuição de não ser piorado se os típicos conselheiros financeiros pessoais e professores de finanças continuassem longe das escolas. A teoria financeira "moderna" mais comumente ensinada nas universidades não passa de lixo.

Educação financeira que falo é sobre a importância de poupar, de evitar comprar a prazo ou se endividar por aquilo que não é absolutamente necessário, de fazer planilhas de controle de gastos e se planejar para o futuro, traçando metas e objetivos levando em conta a possibilidade financeira de torná-los reais, e não sobre as teorias econômicas modernas ensinadas em universidades, mas da economia familiar, coisa básica que por incrível que pareça a maioria dos brasileiros parece desconhecer.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2018, 16:25:51 »
Exemplos:
- Uma conhecida ia se casar. Um ano antes, comprou uma geladeira a prestação, que ficou guardada atravancando a casa dela e, quando finalmente foi usada, já estava fora da garantia. Podia ter poupado durante esse tempo, recebendo juros, em vez de comprar a prazo pagando juros.

- Vi na TV: a favelada com uma geladeira imensa, último tipo, no barraco ... e ela catando comida do lixo porque não tinha dinheiro.

- Vi no jornal: outra favelada, com uma TV de 36" que ela comprou em MUITAS prestações (e já estava com duas atrasadas), mas disse que estava planejando comprar uma de 50" porque "era muito melhor".

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2018, 16:55:30 »

Educação financeira que falo é sobre a importância de poupar, de evitar comprar a prazo ou se endividar por aquilo que não é absolutamente necessário, de fazer planilhas de controle de gastos e se planejar para o futuro, traçando metas e objetivos levando em conta a possibilidade financeira de torná-los reais, e não sobre as teorias econômicas modernas ensinadas em universidades, mas da economia familiar, coisa básica que por incrível que pareça a maioria dos brasileiros parece desconhecer.

Se os estudantes saíssem dessa disciplina ao menos sabendo que é incompatível gastar mais do que ganha, já seria um grande avanço para o país.

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2018, 19:43:35 »

Um bom professor de educação financeira deve ensinar aos seus alunos que o gerente do banco é um lobo
em pele de cordeiro. Só vai falar dos planos do banco dele (e não de outros bancos ou do tesouro direto), insistindo
naquele onde tirará mais beneficio.

Uma dica de site: www.bancodata.com.br
O site acima fornece informações sobre uns 1600 bancos e instituições financeiras (são informações públicas dos seus balanços).
Útil sobretudo para quem procura aplicar em CDBs nos pequenos e médios bancos (que oferecem retornos mais altos).

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2018, 22:16:34 »

Não acho que o que está descrito acima seja tanto um problema de finanças, mas sim um problema em se explicar adequadamente o princípio da precaução.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #15 Online: 31 de Agosto de 2018, 15:39:49 »
De toda forma, você não acha que uma aulinha dessa que ensinasse precaução com o dinheiro para crianças do ensino fundamental e adolescentes do ensino médio não seria algo produtivo?

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Agosto de 2018, 22:32:42 »
De toda forma, você não acha que uma aulinha dessa que ensinasse precaução com o dinheiro para crianças do ensino fundamental e adolescentes do ensino médio não seria algo produtivo?

Sim, mas eu acredito que o problema envolvendo dinheiro é apenas parte de um mal mais amplo, que é um entendimento deficiente do gerenciamento de risco e incerteza.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Setembro de 2018, 19:25:49 »

Você investe diretamente nestes fundos? Ou tem alguma corretora que oferece mais diversificações? Pois as que conheço, são bem limitadas. Nunca havia visto algum fundo de criptomoedas.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #18 Online: 03 de Setembro de 2018, 08:21:44 »
Não existe fundo de criptomoedas até onde eu sei, o investimento deve ser feito diretamente, no caso das corretoras, você lança sua ordem de compra no livro de ofertas e espera algum outro cliente lançar uma ordem de venda com valor igual ou inferior ao seu para que a ordem seja concluída. Eu tenho conta nas principais corretoras do Brasil e na britânica HitBtc. No Brasil a com maior portifólio de criptomoedas é a Brasiliex, ela conta com mais de 20 criptomoedas. As outras costumam contar com menos de 5. No entanto você deve ficar atento a liquidez, eu raramente uso corretoras ou opero com criptomoedas com baixa liquidez, principalmente se o valor for alto, pois é difícil ou muito demorado vender ou comprar quando a liquidez tá baixa.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Setembro de 2018, 08:49:59 »
Interpretei errado seu comentário. Havia entendido fundo de ações e fundo de criptomoedas. Fiquei curioso, pois até então, só conhecia as plataformas que operam com robôs, como a Atlas.

Agradeço o esclarecimento.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Setembro de 2018, 22:11:05 »
Achei meio forçado a análise... Os 33k "parados" na conta do Alckmin é o que deve ter acabado de cair do salário de governador.

Quanto aos milzinhos do Meirelles e do Amoedo, não devem representar nem 0,0001% do patrimônio deles... Nem devem lembrar desse dinheiro.

Anyway, Meirelles e Amoedo devem ter uma rentabilidade média mensal de uns 4M com essas aplicações.

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/7573965/como-investe-presidente-as-analises-das-carteiras-de-cada-candidato-nas-eleicoes

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 15 de Setembro de 2018, 22:28:00 »
Estou lendo atualmente o livro Excess Returns: A comparative study of the world's greatest investors (não sei se tem versão em português) e explica muito bem porque muitos investidores fracassam no mercado financeiro.

O interessante é que boa parte disso está diretamente ligado aos assuntos discutidos aqui, sobre pseudociência e ceticismo. Assim como há os devotos da astrologia, design inteligente, criacionismo, teorias da conspiração, misticismo, etc, há também os investidores adeptos de respostas fáceis que corroboram seus pontos de vista.

A grande diferença é que o mercado pune fortemente o pensamento pseudocientífico.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Setembro de 2018, 22:32:17 »
Nessa área tem gente que acredita até em coisa como de alguma forma usar seqüências Fibonacci para investir... porque... matemática vibracional quântica.

Offline DarwinIV

• Nível 02
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Outubro de 2018, 22:13:17 »
Eu invisto em tesouro Selic e no tesouro pré-fixado, investimento de iniciante, antes mesmo que na escola tivesse educação financeira, o brasileiro não estaria com a corda sempre no pescoço e devendo até a alma, acho que o que dá mais dinheiro é renda variável. Acompanho um canal que dá boas dicas de investimento.

Deixarei o link aqui para quem quiser acompanhar também:

https://www.youtube.com/user/thigas

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!