Eu tenho considerável dificuldade em ter uma visão mais generosa sobre o conservadorismo, acredito que está de maneira bem demonstrável associado a maior irracionalidade e intolerância (desnecessário dizer que também exista na esquerda, embora ironicamente vá comumente partir no mínimo de uma motivação em tolerância, que acaba descarrilhando completamente dos trilhos da razão). Então acho interessante um esforço no sentido contrário, tentar compilar as exceções que idealmente seriam a regra.
A coisa mais fresca na minha memória:
https://www.youtube.com/v/D99qI42KGB0
Vc tem certeza que não está criticando um espantalho do que seja a filosofia conservadora? Vc já leu Edmund Burke (aquele, que previu toda a carnificina da revolução francesa e é considerado simplesmente, um dos pais do conservadorismo), Eric Voegelin, Russel Kirk, Michael Oakeshott, Roger Scrotun, etc..etc..etc. Ou está baseando-se no que vc ouve "por ai", sobre conservadorismo!
Edit : Tolerância , na Esquerda? Só se for com comportamentos sexuais, pois se vc já for para o lado religioso,já começa a dar nó (olha como são tolerantes com católicos).
Aliás, não é que comece a dar nó! A Tolerância Libertadora, essa "arma" dos movimentos de esquerda, definida por Herbert Marcuse, o pai da New Left, e uma das bases do politicamente correto, tinha como objetivo declarado de apoiar tudo que viesse da esquerda e suprimir tudo que viesse da direita.
Sempre foi uma estratégia politica, nada além disso! Uma prova de que isso (essa "tolerância") é somente uma ferramenta politica de poder, vc observa na dissonância entre o discurso e comportamento prático da esquerda. Por ex : enquanto aqui condenam tudo e todos (claro, só os q não fazem parte do grupo. Os que fazem, qdo cometem algum "deslize", são defendidos e os que não fazem, mesmo sendo parte das minorias, podem ser atacados com os "rotulos e palavras condenadas") como fascistas, machistas, sexistas, homfobicos, xenofobicos, gordofóbicos, etc , como se isso fosse um valor absoluto de sua pauta. Lá fora, apoiam regimes de esquerda que perseguem homossexuais,LGBTs, Mulheres, etc (Rússia, Irã, Venezuela, Norte Coréia) e por ai vai.
Hoje em dia, com toda bibliografia disponível e com essa dissonância escancarada dessa galera, não dá mais para cair nesse papinho de "tolerancia" da esquerda. Com Reagan falava : "se o fascismo se instalar nos EUA, será através dos "liberals" ("progressitas"). Não tem nada de tolerantes, principalmente com relação as idéias.