Tá, a Internet descobriu o liberalismo e formou-se a nova seita com a solução mágica para todos os nossos problemas.
Você Já comecou com um espantalho, comecou bem.
O argumento mais superficial é o que simplesmente copia e cola o índice de liberdade econômica, tentando fazer passar uma correlação por causalidade, o que seria como dizer por exemplo que o alto número de ateus na Estônia e na França também é responsável pelo alto desenvolvimento humano e educacional desses países, sendo Cambojas uma exceção.
Japão, Coréia do Sul, Austrália, entre outros, são usados como a vitrine mágica do neoliberalismo ideológico, deixando completamente de lado todos os fatores históricos que fizeram estes países chegarem onde estão, para vender a ideia de uma fórmula mágica, que privatizar tudo, cortar direitos e destruir o próprio Estado vai, por si só, fazer você chegar até lá.
O índice de liberdade econômica está correlacionando com maior Renda per capta e IDH. É verdade que correlacao nao mostra causalidade, mas nao estamos comparando coisas completamente distintas pra inferir alguma causalidade. Maior liberdade econômica como por exemplo, facilidade de empreender, cria maior facilidade de geracao de riqueza, e portanto, crescimento da mesma. Podemos ver que conforme o mundo avanca mais pra liberdade econômica, o índice de pobreza cai. Ainda nao temos causalidade, mas quando a liberdade econômica se correlaciona tanto positivamente com crescimento do PIB, Pib per capta e reducao de pobreza. Pelo menos temos algo com efeito neutro e nao negativo.
![](https://www.heritage.org/index/images/book/2018/Chapter%202/EF%202018%20CHAPTER%202%20CHARTS-3.png)
Mas nao é só isso. Comparando com os nosso vizinhos, o Chile, infelizmente ou felizmente durante o governo Pinochet teve uma maior abertura de mercado e liberdade econômica, desde entao o PIB per capta deles cresceu furiosamente, sendo o maior da américa latina no momento. Note que o crescimento do PIB per capta foi maior durante o período democrático, o que implica, também, em uma influência de liberdades civis para o crescimento. Isso é uma evidência robusta para se considerar que liberdade econômica é pelo menos de alguma forma benéfica.
https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.PCAP.KD?end=2015&locations=CL-BR-AR&name_desc=true&start=1960&view=chartSe pesquisarmos o que os governos desses países fizeram, veremos que, na verdade, sempre houve forte atuação no desenvolvimento educacional, tecnológico, científico e estrutura. País nenhum chegou onde chegou simplesmente entregando suas riquezas.
Na cabeça de um reacionário brasileiro, França e Alemanha devem ser ultracomunistas, porque são cheios de direitos trabalhistas, taxam grandes fortunas, tem elevada carga tributária, Educação e Saúde são direitos universais etc. Já por aqui, pelo contrário, desistimos de lutar para que as coisas sejam eficientes e decidimos alugar o Brasil.[/url]
O que isso tem de exclusivo em relação a mercado? Investimento Governamental e mercado aberto nao sao coisas excludentes. Se formos elencar as coisas necessárias para por exemplo, se recuperar mais rapidamente de uma doenca, teremos: Uso de Medicamentos Adequados, maior consumo de água, descanso e etc. O Mercado é como se fosse um dos tratamentos necessários para melhorar os sintomas.
Que Riquezas tem Suica, Nova Zelandia, Coreia do Sul e Chile? Quais Riquezas tem o Brasil? Essas quatro nacoes possuem mercado e se sustentam, Brasil possui riquezas e um mercado altamente fechado e é pobre. Riqueza nao equivale a crescimento. Caso contrário o crescimento das economias dos paises europeus cresceria dramaticamente durante o periodo colonial mercantilista, isso nao ocorreu. A economia global comecou a crescer no século 20, com capitalismo, mercado e liberdade.
Ter Welfare state nao é sinal de comunismo, é apenas sinal de economia rica. Mas welfare state nao é necessário para crescimento, vide Hong Kong. Está mais para o contrário, uma economia que cresceu pode ter welfare state. De novo, estado sozinho nao produz riqueza. Isso é, novamente um espantalho.
Me expliquem uma coisa -
Por que eles não cortam os direitos de seus próprios trabalhadores?
por que a Alemanha não privatiza o Banco da Alemanha?
por que a França não privatiza o Banco da França?
por que devemos privatizar a exploração de petróleo, mas veio a Noruega e comprou?
com uma ESTATAL da Noruega? e por que ela não privatiza a própria estatal então?
ninguém percebe que estamos sendo feito de tolos por forças obscuras muito interessadas e controlar direta e indiretamente nossa economia e recursos?
Porque argumenta com espantalhos? "Cortar direitos" é apenas um espantalho contra a reforma trabalhista da nossa atrasada CLT. A reforma nao é para tirar direitos do trabalhador, mas sim pra evitar desemprego. As leis trabalhistas do Brasil sao extremamente punitivas o que faz o país ter o maior número de processos trabalhistas no mundo.
Livre mercado é diferente de privatização e Governo e Mercado nao sao estruturas autoexcludentes, acho que sua crítica seria válida para anarcocapitalismo e nao liberalismo. O problema maior da Petrobrás nao é o fato de ela ser estatal, mas de ser um monopólio de refino, e ser usada politicamente de cabo a rabo como foi bem mostrado pela lava jato. A Privatizacao da petrobrás visa uma gestao fixa voltada ao lucro e ao mercado, ao invés de ficar a mercê de politicos com bom coracao que nao vao usar a petro para fins politicos. Problemas de nosso país. Mas privatizacao em si nao soluciona nada, o objetivo do mercado é criar competitividade e com isso aumentar a qualidade dos produtos e reduzir o preco. Pergunta aí se querem abrir o mercado pra petrobrás competir com outras empresas?
"Estamos sendo feito de tolos". Teoria da Conspiracao.
E outra -
ninguém percebe o suicídio político que é colocar um Bolsonaro no poder? Uma chapa que não tem coerência, em que cada um diz uma coisa, que tem que mandar o vice calar a boca, que o próprio presidente diz que não vai privatizar Caixa, Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil para logo em seguida vir seu economista na globonews e apresentar como proposta privatizar exatamente essas empresas?
Convenhamos, Bolsonaro é uma porta!
Em termos econômicos um governo do PT seria pior, pois irá expandir os gastos de um país em crise fiscal e com gastos crescentes com previdência irá destruir a economia rapidamente. E ajuste fiscal nao é coisa de liberal, é mainstream econômico mesmo.
Nao confio no Bolsonaro, irei votar nulo, mas até agora, existe de acordo com o plano do PT de uma quebra econômica a curto prazo. A de Bolsonaro será de longo prazo, se se agarrar as suas origens estatistas no meio do governo. O que nao duvido.
O sucesso daqueles países da vitrine neoliberal não se deveu a simplesmente se abrirem para o mercado, mas a sua forte competitividade em matéria de técnica, educação e ciência que os permitiu conquistar, nas relações comerciais, uma posição para si vantajosa. Eles não são desenvolvidos por serem liberais, são liberais por serem desenvolvidos! Agora, como se espera que um país gigante como o Brasil, o país da escravidão, de desigualdades absurdas, onde muitos não tem acesso nem à informação e tecnologia direito, muito menos técnica ou especialização - vocês realmente pensam que essas forças obscuras, aqui representadas por gente como MBL e Guedes, está realmente preocupado com o nosso desenvolvimento nacional e social?
Chile Cresceu com abertura de mercado, China e Hong Kong cresceram com abertura de mercado, Nova Zelândia também. Protecionismo e subsídios já foram tentados no Brasil e fracassaram, governo Geisel e Dilma nos levaram a crises, acha que é coincidência? Mainstream econômico diz que o motor do crescimento é a produtividade. No Brasil temos empresas improdutivas e cheias de benesses no governo. O plano de Dilma de incentivar empresas nacionais para aumentar o desenvolvimento fracassou, só criaram uma página de jornal cheia de gente presa e uma crise que continua até hoje. Porque? Por que empresas que temos no Brasil sao improdutivas, cheias de privilégio, sem concorrência. Empresas ruins devem falir e melhores devem se reerguer de modo a aumentar a produtividade, concorrência e inovacao. Nacional-Desenvolvimentismo já deu errado duas vezes e nao só aqui no Brasil. Tá na hora do Brasil entrar no mercado.
Sao as evidências, Mercado é benéfico, liberdades sao benéficas. Mas nao sao tudo, mercado é apenas tudo pra anarcocapitalistas, onde em tese tudo seria melhor apenas com as "forcas" do mercado, sao diferentes de liberais que defendem estado enxuto e focado na protecao dos menos favorecidos, enquanto o mercado comanda a economia.