Autor Tópico: Jesus Negou ou atestou sua messianidade?  (Lida 2120 vezes)

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
Jesus Negou ou atestou sua messianidade?
« Online: 09 de Novembro de 2018, 17:06:39 »
De acordo com Mateus 22:41-46, Marcos 12:35-40 e Lucas 20:41-47, jesus está afirmando ou negando a profecia e sua messianidade?

E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus,
Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.
Mateus 22:41-46

E ele lhes disse: Como dizem que o Cristo é filho de Davi?
Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
Se Davi lhe chama Senhor, como é ele seu filho?
E, ouvindo-o todo o povo, disse Jesus aos seus discípulos:
Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas; e amam as saudações nas praças, e as principais cadeiras nas sinagogas, e os primeiros lugares nos banquetes;
Que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, largas orações. Estes receberão maior condenação.
Lucas 20:41-47

E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi?
O próprio Davi disse pelo Espírito Santo:O Senhor disse ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
Pois, se Davi mesmo lhe chama Senhor, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade.
E, ensinando-os, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças,
E das primeiras cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nas ceias;
Que devoram as casas das viúvas, e isso com pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação.
Marcos 12:35-40

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Jesus Negou ou atestou sua messianidade?
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2018, 17:30:10 »
Acho que nem uma coisa nem outra. Não só por esta passagem. Mas de modo geral todo o Evangelho  é a 'boa nova', de Jesus significar a salvação.

Para quem quiser interpretar Jesus como Messias, e mesmo dele atestar a si mesmo como tal, melhor essa passagem,

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me amais, guardai os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

João 14:6-17
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2018, 08:34:50 »
Jesus não é filho de David e nem mesmo descendente remoto, portanto não pode  ser o messias.

Além disto, alguém que se diz "o caminho, a verdade e a vida" não tem nada de humilde.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2018, 08:49:53 »
Mas então não há como alguém ser 'realmente o caminho a verdade e a vida' sendo humilde?

Ou ao ser humilde, logo, não pode ser 'o caminho a verdade e a vida'?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2018, 09:14:36 »
Mas então não há como alguém ser 'realmente o caminho a verdade e a vida' sendo humilde?

Se ele já chega se anunciando como "A Verdade", torna-se suspeito. E a afirmação requer provas.

Ele também disse: "Sejam como eu, que sou manso e humilde de coração".
Ora, é falta de humildade proclamar-se humilde.

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2018, 10:10:45 »
Jesus não é filho de David e nem mesmo descendente remoto, portanto não pode  ser o messias.

Além disto, alguém que se diz "o caminho, a verdade e a vida" não tem nada de humilde.

Tenho observado isso já faz muito tempo.
Parece que quem criou o cristianismo tentou abafar as idéias de Jesus colocando gnosticismo. Mas deixaram passar muitas coisas que o revelam como um ser humano comum e que sempre confrontava e desmentia os escribas e fariseus.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2018, 10:34:41 »

Se ele já chega se anunciando como "A Verdade", torna-se suspeito. E a afirmação requer provas.

Ele também disse: "Sejam como eu, que sou manso e humilde de coração".
Na verdade a passagem é essa,

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Mateus 11:29
Isso quer dizer que Jesus personifica a instância que traria descanso à 'alma' de quem o percebesse como tal.
Digamos que Jesus estivesse falando sobre, por exemplo, a Ciência,

Tome sobre si o jugo da Ciência, e aprendei dela que é mansa e humilde de coração, e encontrarás descanso para vossa alma. Perfeitamente possível, aliás tão perfeitamente possível que é mais provável que esteja a falar disso(espírito da verdade=Ciência).

Desde quando, se o for mesmo? Isso não soa meio hipócrita?

O que é Humildade:

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.
https://www.significados.com.br/humildade/
Então para ser humilde uma pessoa não consegue perceber-se humilde, Fernando? Então você não consegue percebe-se como tal? Não soa contraditório você não poder dizer-se humilde por ter humildade, caso contrário não sendo humilde o bastante?
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, 11:39:10 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2018, 10:52:45 »
Quando os evangelhos e o personagem Jesus foram criados não existiam as religiões cristãs. É bem possível e até factual que a intenção não fosse criar religiões e sim um tratado sobre bons hábitos de vida.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2018, 10:54:29 »
Então para ser humilde uma pessoa não consegue perceber-se humilde, Fernando? Então você não consegue percebe-se como tal? Não soa contraditório você não poder dizer-se humilde por ser humildade, caso contrário não sendo humilde o bastante?
A pessoa pode até se perceber humilde, mas, se ela proclama isto como uma virtude sua, deixou de ser humilde.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2018, 10:58:03 »
Quando os evangelhos e o personagem Jesus foram criados não existiam as religiões cristãs. É bem possível e até factual que a intenção não fosse criar religiões e sim um tratado sobre bons hábitos de vida.
Jesus não criou uma nova religião. Permaneceu judeu e defendeu a Lei de Moisés. Apenas trouxe novos elementos.

Quem criou a nova religião, acabou expulsando os judeus e rejeitando a Lei foi Paulo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2018, 11:16:48 »
Jesus não criou uma nova religião. Permaneceu judeu e defendeu a Lei de Moisés. Apenas trouxe novos elementos.

Como ele permaneceu judeu se questionou o coração do judaísmo? Na verdade Jesus estava no meio deles mas de modo algum era um deles.

Como ele teria defendido a lei mosaica espatifando as Tábuas da Lei ao questionar entre outras a regra sobre o sábado, além de ter dado seus dois novos mandamentos? De modo algum se pode questionar que ele é "um ponto fora da curva".
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, 11:25:58 por Sergiomgbr »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2018, 11:35:03 »

Como ele permaneceu judeu se questionou o coração do judaísmo? Na verdade Jesus estava no meio deles mas de modo algum era um deles.

Como ele teria defendido a lei mosaica espatifando as Tábuas da Lei ao questionar entre outras a regra sobre o sábado, além de ter dado seus dois novos mandamentos? De modo algum se pode questionar que ele é "um ponto fora da curva".
Ele disse, no Sermão da Montanha, que ninguém tinha o direito de mudar uma única vírgula do que disseram os profetas e que ele tinha vindo apenas para acrescentar ou dar uma nova perspectiva ou interpretação, não para abolir.

Disse também que tinha vindo para os judeus e não para os gentios. Quem eliminou coisas como a circuncisão e outros rituais judaicos foi Paulo, para atrair os gentios. No fim, eliminou também os judeus.

Mas, sim, a Bíblia não é coerente e é perfeitamente possível defender uma opinião ou seu oposto selecionando os trechos convenientes.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2018, 11:41:20 »
Então para ser humilde uma pessoa não consegue perceber-se humilde, Fernando? Então você não consegue percebe-se como tal? Não soa contraditório você não poder dizer-se humilde por ser humildade, caso contrário não sendo humilde o bastante?
A pessoa pode até se perceber humilde, mas, se ela proclama isto como uma virtude sua, deixou de ser humilde.
Mas então uma pessoa humilde não é capaz de reconhecer-se em virtude? Isso não é falsa modéstia pura, maniqueísmo?

No momento em que Jesus se propõe como uma resposta ao anseios dos que buscam consolo, se declarar humilde é um reforço à sua exortação. Se alguém normalmente tem pejo em se declarar humilde de forma vã, não é o caso na situação ao qual se propõe Jesus ser uma valia aos que recorrem a ele.

Agora imagina uma empreitada que requeira o concurso de pessoas que se queira na condição de humildes  não tendo retorno de ninguém por ninguém querer admitir-se humilde sob pena de falta de humildade...
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, 16:48:55 por Sergiomgbr »

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2018, 11:52:26 »

Existem duas prescrições sobre o sábado em êxodo. Uma impõe a morte e a outra santificação.
Qual dessas duas jesus questionou?

#### Santificação do sábado ####
Êxodo 20:8-11
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

Êxodo 20:13
Não matarás.

#### imposição e condenação de morte ####
Êxodo 35:1,2
Então Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel, e disse-lhes: Estas são as palavras que o SENHOR ordenou que se cumprissem.
Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao Senhor; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:00:17 »

Ele disse, no Sermão da Montanha, que ninguém tinha o direito de mudar uma única vírgula do que disseram os profetas e que ele tinha vindo apenas para acrescentar ou dar uma nova perspectiva ou interpretação, não para abolir.
A passagem é essa,
"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

Mateus 5:17
Na verdade cumprir pode ter um significado maior que defender o que já era determinado, ou ele então defenderia o mandamento do sábado.

Disse também que tinha vindo para os judeus e não para os gentios.
Disse também que veio para os pecadores, não para os justos...

Mas, sim, a Bíblia não é coerente e é perfeitamente possível defender uma opinião ou seu oposto selecionando os trechos convenientes.
Na verdade a bíblia é coerente, sim, toda ela. Só não o é sob a ponto de vista dos religiosos, que pinçam aqui e ali partes fora de contexto para sustentarem suas crenças.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, 12:09:23 por Sergiomgbr »

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:01:01 »
Quem eliminou coisas como a circuncisão e outros rituais judaicos foi Paulo, para atrair os gentios. No fim, eliminou também os judeus.

Também vejo por esse viés. Paulo defende a messianidade, pois sempre fala de jesus como o Cristo(Messias).

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:07:09 »

Existem duas prescrições sobre o sábado em êxodo. Uma impõe a morte e a outra santificação.
Qual dessas duas jesus questionou?

#### Santificação do sábado ####
Êxodo 20:8-11
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

Êxodo 20:13
Não matarás.

#### imposição e condenação de morte ####
Êxodo 35:1,2
Então Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel, e disse-lhes: Estas são as palavras que o SENHOR ordenou que se cumprissem.
Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao Senhor; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá.
Jesus questiona guardar o sábado, seja lá sob qual pretexto. Tanto faz.

E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.
E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?
Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

Marcos 2:23-27

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:08:07 »
A passagem é essa,

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

Mateus 5:17
Na verdade cumprir pode ter um significado maior que defender o que já era determinado, ou ele então defenderia o mandamento do sábado.

Jesus era observador da lei, talvez o que parece ter sido ponderado por ele é o que os escribas e fariseus tenham modificado. Afinal ele sempre repreendia esses últimos como se tivesse mentido ou transgredido a lei.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, 12:38:02 por Andre Goes »

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:18:08 »
E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.
Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

Esse versículo estaria falando sobre se alimentar ou não trabalhar?
As pessoas comeriam no sábado ou fariam jejum?
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, 12:26:53 por Andre Goes »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:24:51 »

Os discípulos estão de passagem pela seara,  não estão trabalhando. Logo a historia de davi contada depois tensifica que eles pegaram as espigas para comer.
Não sei.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, 12:34:33 por Sergiomgbr »

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:27:08 »

Não sei.

Os discípulos estão de passagem pela seara,  não estão trabalhando. Logo a historia de davi contada depois tensifica que eles pegaram as espigas para comer.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:33:36 »

Acho que é irrelevante, já que nessa outra passagem o contexto em que o sábado é questionado muda,

Certo sábado, entrando Jesus para comer na casa de um fariseu importante, observavam-no atentamente.
À frente dele estava um homem doente, com o corpo inchado.
Jesus perguntou aos fariseus e peritos na lei: "É permitido ou não curar no sábado? "
Mas eles ficaram em silêncio. Assim, tomando o homem pela mão, Jesus o curou e o mandou embora.
Então ele lhes perguntou: "Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente? "
E eles nada puderam responder.

Lucas 14:1-6

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:45:30 »
Na verdade a bíblia é coerente, sim, toda ela. Só não o é sob a ponto de vista dos religiosos, que pinçam aqui e ali partes fora de contexto para sustentarem suas crenças.
Pelo contrário, é um festival de contradições.
https://fernandosilvamultiply.blogspot.com/2008/06/contradicoes-biblicas.html

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:46:43 »

Acho que é irrelevante, já que nessa outra passagem o contexto em que o sábado é questionado muda,

Certo sábado, entrando Jesus para comer na casa de um fariseu importante, observavam-no atentamente.
À frente dele estava um homem doente, com o corpo inchado.
Jesus perguntou aos fariseus e peritos na lei: "É permitido ou não curar no sábado? "
Mas eles ficaram em silêncio. Assim, tomando o homem pela mão, Jesus o curou e o mandou embora.
Então ele lhes perguntou: "Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente? "
E eles nada puderam responder.

Lucas 14:1-6

Um ato benevolente e talvez necessário não pode ser visto como trabalho, principalmente remunerado.
Ajudar o filho ou um boi dentro de um poço não pode ser visto como trabalho.
A lei fala de seis dias de trabalho, ou seja, de produção, no qual haverá remuneração.
Será que ninguém deveria dar medicamento a um familar doente dentro de casa neste dia? Teria que esperar o dia passar?

« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, 12:50:47 por Andre Goes »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 10 de Novembro de 2018, 12:56:35 »
Um ato benevolente e talvez necessário não pode ser visto como trabalho, principalmente remunerado.
Ajudar o filho ou um boi dentro de um poço não pode ser visto como trabalho.
A lei fala de seis dias de trabalho, ou seja, de produção.
Bom, não importa, já que com essa afirmação, quanto ao sábado,
O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
o que quer que os doutores da lei queiram proibir com a lei do sábado, Jesus desproíbe.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, 16:45:10 por Sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!