Autor Tópico: Jesus Negou ou atestou sua messianidade?  (Lida 2121 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Jesus Negou ou atestou sua messianidade?
« Resposta #25 Online: 10 de Novembro de 2018, 13:08:27 »
Na verdade a bíblia é coerente, sim, toda ela. Só não o é sob a ponto de vista dos religiosos, que pinçam aqui e ali partes fora de contexto para sustentarem suas crenças.
Pelo contrário, é um festival de contradições.
https://fernandosilvamultiply.blogspot.com/2008/06/contradicoes-biblicas.html
Dentro do escopo do que se propõe, de ser 'um' livro para guiar pessoas pela fé,  não há nenhuma incoerência ou contraditórios, já que para o que é proposto  não é necessário rigor científico, inclusive com o universo bíblico como um todo admitindo personagens míticos e seres sobrenaturais.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 10 de Novembro de 2018, 13:09:01 »
O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
o quer que os doutores da lei queiram proibir com a lei do sábado, Jesus desproíbe.
Mas, no fim das contas, Jesus não criou uma nova religião neste caso, apenas interpretou a Lei de Moisés a sua maneira.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 10 de Novembro de 2018, 13:12:20 »
Na verdade a bíblia é coerente, sim, toda ela. Só não o é sob a ponto de vista dos religiosos, que pinçam aqui e ali partes fora de contexto para sustentarem suas crenças.
Dentro do escopo do que se propõe, ser 'um' livro para guiar pessoas pela fé,  não há nenhuma incoerência ou contraditórios, já que para o que é proposto  não é necessário rigor científico, inclusive com o universo bíblico como um todo admitindo personagens míticos e seres sobrenaturais.
Se a ideia é garantir que as pessoas sejam salvas em vez de ir para o inferno, esse guia tem que ser claríssimo e nunca deixar dúvidas.

Se cada um interpreta de um jeito, cada um será "guiado" por um caminho diferente e até em direções opostas.

Sem falar em que, se há tantas contradições, o livro não merece confiança.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #28 Online: 10 de Novembro de 2018, 13:16:58 »
o quer que os doutores da lei queiram proibir com a lei do sábado, Jesus desproíbe.
Mas, no fim das contas, Jesus não criou uma nova religião neste caso, apenas interpretou a Lei de Moisés a sua maneira.
Não criou não. Exatamente!

Na verdade transparece ainda que a ideia era mesmo questionar as religiões que na época haviam. Só colocaram Jesus supondo-o Judeu por alguma questão qualquer pontual, talvez para não ofender os pudores de ninguém da época. Possivelmente exatamente para não caracterizar uma nova religião.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #29 Online: 10 de Novembro de 2018, 13:23:05 »
Dentro do escopo do que se propõe, ser 'um' livro para guiar pessoas pela fé,  não há nenhuma incoerência ou contraditórios, já que para o que é proposto  não é necessário rigor científico, inclusive com o universo bíblico como um todo admitindo personagens míticos e seres sobrenaturais.
Se a ideia é garantir que as pessoas sejam salvas em vez de ir para o inferno, esse guia tem que ser claríssimo e nunca deixar dúvidas.

Se cada um interpreta de um jeito, cada um será "guiado" por um caminho diferente e até em direções opostas.

Sem falar em que, se há tantas contradições, o livro não merece confiança.
É verdade, mas é aquele negócio,  fé, não se questiona, se confia.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 10 de Novembro de 2018, 13:27:29 »
Na verdade transparece ainda que a ideia era mesmo questionar as religiões que na época haviam. Só colocaram Jesus supondo-o Judeu por alguma questão qualquer pontual, talvez para não ofender os pudores de ninguém da época. Possivelmente exatamente para não caracterizar uma nova religião.
Jesus era judeu, nascido de um pai da tribo de David e de uma mãe levita (a menos que alguém queira acreditar em que um fantasma a engravidou).

Viveu como um judeu e até ensinou na sinagoga, ainda que tivesse interpretações próprias para alguns trechos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #31 Online: 10 de Novembro de 2018, 13:32:02 »
Jesus era judeu, nascido de um pai da tribo de David e de uma mãe levita (a menos que alguém queira acreditar em que um fantasma a engravidou).

Viveu como um judeu e até ensinou na sinagoga, ainda que tivesse interpretações próprias para alguns trechos.
Um possível Jesus histórico? Talvez. Mas nem é o caso.

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #32 Online: 11 de Novembro de 2018, 08:47:56 »
Um ato benevolente e talvez necessário não pode ser visto como trabalho, principalmente remunerado.
Ajudar o filho ou um boi dentro de um poço não pode ser visto como trabalho.
A lei fala de seis dias de trabalho, ou seja, de produção.
Bom, não importa, já que com essa afirmação, quanto ao sábado,
o que quer que os doutores da lei queiram proibir com a lei do sábado, Jesus desproíbe.

Exatamente!!
Para Jesus o sábado era dia de repouso do trabalho remunerado, trabalho escravo ou qualquer outro que exigia a mesma carga de trabalho dos seis dias.
Por isso ele não era contra a cobrança de impostos, mas do abuso delas.
Jesus batia de frente com os preceitos religiosos de sua época. 
Ele refurtava os dogmas que não condiziam com a lei.
Não é a toa que ele disse que os escribas e fariseus sentaram na cadeira de moisés.
Ele realmente observava a Lei.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2018, 08:50:14 por Andre Goes »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #33 Online: 11 de Novembro de 2018, 12:35:19 »
Sim, vá lá que pode ser, mas ver as coisas dessa forma tem uma carga interpretativa maior que o que o questionamento do sábado em si denota, que quem quiser fazer qualquer coisa faça-a não importando o dia e a hora.

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Maio de 2019, 16:29:55 »
Mais alguns textos, onde parece que Jesus refuta sua messianidade.

E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?
E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas.
E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo.
E ADMOESTOU-OS, PARA QUE NINGUÉM DISSESSEM AQUILO DELE.
Marcos 8:27-30

Levantando-se o sumo sacerdote, perguntou: Nada respondes? que é o que estes depõem contra ti?
Jesus, porém, conservou-se calado. O sumo sacerdote disse-lhe: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
Respondeu Jesus: TU O DISSESTE.
Mateus 26:62-64

E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, REPREENDENDO-OS, NÃO OS DEIXAVA FALAR.
Lucas 4:41

E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus.
E, ADMOESTANDO-OS, MANDOU QUE NINGUÉM REFERISSEM ISSO.
Lucas 9:20,21

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #35 Online: 03 de Maio de 2019, 16:40:19 »
Em João 12:14 fica bem patente que a idéia de Jesus ser o Messias é só conotativa.

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #36 Online: 03 de Maio de 2019, 16:45:13 »

E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?
E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas.
E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo.

Levantando-se o sumo sacerdote, perguntou: Nada respondes? que é o que estes depõem contra ti?
Jesus, porém, conservou-se calado. O sumo sacerdote disse-lhe: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.

E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, REPREENDENDO-OS, NÃO OS DEIXAVA FALAR.

E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus.

a IGREJA Católica (ou Paulo ???!!!) colocou JESUS como messias.

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #37 Online: 03 de Maio de 2019, 17:34:44 »
Em João 12:14 fica bem patente que a idéia de Jesus ser o Messias é só conotativa.

Sim, sim.
Pena que muitos levam ao pé da letra.

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #38 Online: 03 de Maio de 2019, 17:39:04 »

a IGREJA Católica (ou Paulo ???!!!) colocou JESUS como messias.

Fico a pensar se as cartas de Paulo foram influentes na maneira como os 4 evangelhos foram escritos, pois suas epístolas são anteriores.
Já o evangelho apócrifo de Tomé parece não ter sofrido essa influencia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!