Autor Tópico: Queda no tráfego deste fórum  (Lida 1363 vezes)

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
Queda no tráfego deste fórum
« Online: 08 de Dezembro de 2018, 22:37:08 »
O fórum Clube Cético ficou fora do ar alguns dias. De lá para cá, o tráfego e as visitas de usuários que postam diminuíram. E não é só isso, de um ano para cá ou de poucos anos para cá tal movimentação caiu visivelmente, como mostram as estatísticas oficiais do fórum. Essa é uma tendência de grande parte dos fóruns como um todo, que sofrem com a concorrência com as redes sociais, ou simplesmente é um fenômeno local explicado pela ausência dos foristas-chaves polêmicos e/ou bastante ativos?

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Re:Queda no tráfego deste fórum
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2018, 22:49:34 »
Alguns fatores contribuem para isto:
1- novas plataformas, novas maneiras de comunicação e debate
2- foristas mais ativos que cansaram, ou esgotaram seus interesses
3- novos membros ficam travados em entrarem em assuntos já debatidos, mas que eles obviamente não opinaram....não podem abrir nova discussão, e reabrir uma, que conta as vezes com dezenas de páginas. é desanimador.
4-.....outros....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2018, 23:13:05 »
Posso responder por mim e acrescentar que
Existe vida fora do forum, então imagino que as vezes os usuarios estão entretidos com outras coisas e ficam mais tempo sem postar
Alem disso, é preciso se controlar porque o forum, como boa parte do que existe na net, pode viciar e atrapalhar outros afazeres
Em alguns momentos, acho que meus posts nao acrescentariam p**** nenhuma e que só escrevo m**** e por causa disso não posto
(evidentemente nao funciona sempre)
Topicos batidos com dezenas de páginas, tipo bolsonaro & cia, que não são necessariamente do interesse de todos, (ex-??)foristas
irritantes e daí em diante
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2018, 23:55:06 »
Eu odeio Facebook e não gosto de discutir no WhatsApp por causa do formato.

Gosto deste fórum e não tenho a menor paciência de entrar em outros.

Lamento que ótimos foristas não demonstrem mais interesse por este espaço.

A vida segue...
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2018, 01:55:15 »
Temos tb o caso de foristas que entraram só para atrapalhar propositalmente.

Certa vez um desses começou uma briga entre foristas e moderação estragando o tópico, causando a saída de vários e o sujeito, o causador de tudo, ficou por mais alguns meses até finalmente ser banido.

Era o tipo de gente que abria um monte de tópicos apenas para fazer panfletagem.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2018, 10:12:17 »
Temos tb o caso de foristas que entraram só para atrapalhar propositalmente.

Certa vez um desses começou uma briga entre foristas e moderação estragando o tópico, causando a saída de vários e o sujeito, o causador de tudo, ficou por mais alguns meses até finalmente ser banido.

Era o tipo de gente que abria um monte de tópicos apenas para fazer panfletagem.

Quem era ele?
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2018, 12:04:38 »
O Betinho, lembra dele?

Começou um desentendimento com a moderação e acabou envolvendo outros foristas que deixaram o CC.

Mas ele ficou.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2018, 12:29:36 »
Acho que foi anterior à minha entrada no fórum.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2018, 12:49:52 »
Bom, pelo que lembro o caso foi mais ou menos assim, um desentendimento entre ele e outro forista resultou em um cartão amarelo para alguém,  logo depois outros entraram e tomaram partido de um lado ou de outro.

O negócio resultou na saída simultânea de alguns foristas que tinham participação quase diária mas o causador de tudo ficou por aqui mais uns tempos até aprontar outra e ser banido.

Era o tipo de forista que ficava jogando uns contra os outros propositalmente.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2018, 12:51:35 »
Eu mesmo perdi a paciência com o cara por algumas vezes.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2018, 13:18:38 »
Impressao minha ou coincidência, ele tem o mesmo tipo de escrita de um forista que criou um monte de perfis falsos.

Ele disse que baniu o Videomaker porque ele não comeu os seus ovóides no café da manhã, HAUHAHUHUAHUAUH, eu QUASE ME MIJEI aqui!!!! Fui eu que fiz um tópico sobre ovóides lá com os links que peguei aqui!

HahahHAHAHahahahaha, estou rindo aqui, kkkkkkkkkk!

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2018, 13:35:04 »
Sem querer por lenha na fogueira, uma duvida:
Ja vi outro forista, nao me lembro qual no momento (não era o alquimista), ser chutado por ter conta dupla. A justificativa da moderação se resumia a isto.
Mas o alquimista, que teve provavelmente mais de 10, ainda continuava aqui até recentemente.
Todos sabiam que era ele e ainda assim ficou um bom tempo.
E as contas múltiplas eram só a cereja do bolo, porque ele gastou boa parte do seu tempo caluniando, de forma bem baixa e infantil
(chegou a me causar vergonha alheia), o CC e seus foristas fora daqui - procurem no Google. Porque os moderadores foram tão tolerantes com ele, pergunto?
Tem um outro forista (Fabulous, acho) que teve que pedir desculpas e insistir para deixarem voltar ainda assim sem a unanimidade dos moderadores,
porem vira e mexe aparecia mais um alter-ego do alquimista que ficava de boa aqui (flautista) e só era chutado quando deixava claro desde o início
que só queria trollar (Bozo Mico, Superdotado).
Contagem regressiva até aparecer outra conta dele por aqui... se isto acontecer e se minha opinião valer alguma coisa, deveriam chuta-lo logo de cara,
ainda que ele venha posando de bonzinho. Tenho que dar razao ao Giga.
Quem perde com isso é o CC, como demonstraram comentários recentes do Pasteur e do Alienigena.
Espero que ele se canse e pare com isso de vez.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 13:49:18 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2018, 13:39:09 »
Impressao minha ou coincidência, ele tem o mesmo tipo de escrita de um forista que criou um monte de perfis falsos.

Ele disse que baniu o Videomaker porque ele não comeu os seus ovóides no café da manhã, HAUHAHUHUAHUAUH, eu QUASE ME MIJEI aqui!!!! Fui eu que fiz um tópico sobre ovóides lá com os links que peguei aqui!

HahahHAHAHahahahaha, estou rindo aqui, kkkkkkkkkk!

O alquimista escreve em algum dialeto miguxês no forum dele, com abundante alternação de maiúsculas e minúsculas, interjeições e duplicando o "C" das palavras ad nauseam. Se ele queria fazer graça com o ridículo da coisa toda, eu não sei. Acho que dor de dente tem mais graça que aquilo lá.
Deve ser por causa disso.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 13:52:32 por Fenrir »

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2018, 14:22:01 »
3- novos membros ficam travados em entrarem em assuntos já debatidos, mas que eles obviamente não opinaram....não podem abrir nova discussão, e reabrir uma, que conta as vezes com dezenas de páginas. é desanimador.

Por vezes dá vontade de comentar algo, entretanto pelas dezenas de páginas e centenas de posts, ocorreu que há dedução que o assunto em questão já foi tratado em algum momento, e é desnecessário comentar aquilo, já que provavelmente foi debatido, com tantas páginas é desanimador ler tudo novamente para saber se foi mesmo.

Já tentei ler muitos tópicos desde o começo, mas acaba por cansar logo e perder o "fio da meada".

Há tópicos, em destaque os com dezenas de páginas que muitos evitam comentar por não conseguirem compreender em totalidade os porquê de ter chegado a certo ponto de discussão já que pode estender-se por dezenas de posts o que torna-se cansativo ao ler tudo de uma vez/em grande quantidade.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2018, 14:36:06 »
Se procurar no Google por Clube Cético aparecerá a indicação do site do fórum, uma ou outra discussão sobre ele na Internet e uma boa quantidade de deboche sobre o FCC. Isso evidentemente afasta novos foristas.

Muitos (presumo eu) concordam que a moderação foi bem tolerante com certo(s) e que também cometeu erros. Mas ficar repensando sobre isso não fará com que antigos foristas voltem e ajam como agiam antes de serem banidos. É necessário reconhecer os erros e trabalhar para que os mesmos não se repitam.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 14:38:58 por Zero »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2018, 14:56:58 »

Por vezes dá vontade de comentar algo, entretanto pelas dezenas de páginas e centenas de posts, ocorreu que há dedução que o assunto em questão já foi tratado em algum momento, e é desnecessário comentar aquilo, já que provavelmente foi debatido, com tantas páginas é desanimador ler tudo novamente para saber se foi mesmo.

Já tentei ler muitos tópicos desde o começo, mas acaba por cansar logo e perder o "fio da meada".

Há tópicos, em destaque os com dezenas de páginas que muitos evitam comentar por não conseguirem compreender em totalidade os porquê de ter chegado a certo ponto de discussão já que pode estender-se por dezenas de posts o que torna-se cansativo ao ler tudo de uma vez/em grande quantidade.

Como fiquei uns anos sem postar, frequentemente tenho a impressão de que o que escrevi já foi dito antes, e mais de uma vez.
Fora que em topicos com muitas postagens é difícil fazer essa conferência: se vamos dizer mais do mesmo ou não... é muita coisa para ler.

Mas com o tempo, todos os foruns estão sujeito a isso. Acho que não tem como evitar.
Só se os foristas (inclusive eu) se policiassem constantemente, mas é mais fácil o sol nascer cúbico.

O Curioso é que vi acontecer tanto aqui, como no ReV se esgotarem ou diminuirem as dicussões sobre ciencia, religião e ceticismo
e a as de politica e economia passarem para o primeiro plano, antes mesmo da polarização direita x esquerda dominarem as midias.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2018, 15:53:22 »
Alguns fatores contribuem para isto:
1- novas plataformas, novas maneiras de comunicação e debate
2- foristas mais ativos que cansaram, ou esgotaram seus interesses
4-.....outros....

Com relação ao item 3 "assuntos já debatidos",  há discussões muito boas e que preencheram muitas dezenas de páginas virtuais ( e se forem impressas multiplica-se por dez o seu número, chegando em alguns casos a ultrapassar 700 páginas impressas),  então depois de tanto debate pessoas que não são doutores na área* (doutorado acadêmico, e discussões entre doutores),  simplesmente não terão mais o que discutir, e para os novos foristas normais já haverá material suficiente para responderem os seus questionamentos, bastando não ter preguiça de pesquisar (tem gente que prefere perguntar do que pesquisar nas muitas páginas dos tópicos e também nas centenas e até milhares de tópicos).

Em resumo, o CC hoje em dia é um excelente fórum para pesquisar,  mas, em relação à discussões basicamente o que sobrou é o acompanhamento da política e da economia. Entretanto isso não é um demérito, muito pelo contrário o conhecimento enciclopédico que tem aqui é algo de muito valor.

*Pode até ter pessoas com doutorado acadêmico na área, mas é pouco provável que dois doutores viessem aqui ficar discutindo um assunto entre eles, e para os outros foristas, não doutorados na área, tal discussão muito provavelmente iria ser inútil (não seria inteligível).  Imaginem, por exemplo, dois matemáticos com doutorado ficarem discutindo  matemática avançada, iria virar um tópico para dois, e o restante não iria participar ou até nem iria olhar pois não iria entender.

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 16:05:07 por JJ »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #17 Online: 09 de Dezembro de 2018, 16:13:53 »
....
*Pode até ter pessoas com doutorado acadêmico na área, mas é pouco provável que dois doutores viessem aqui ficar discutindo um assunto entre eles, e para os outros foristas, não doutorados na área, tal discussão muito provavelmente iria ser inútil (não seria inteligível).  Imaginem, por exemplo, dois matemáticos com doutorado ficarem discutindo  matemática avançada, iria virar um tópico para dois, e o restante não iria participar ou até nem iria olhar pois não iria entender.

Não sou doutor, nem mestre e nem mesmo graduado, mas discordo.
Depende de como os tais doutores discutissem o tema. Se quisessem excluir todos os demais não-doutores, provavelmente conseguiriam.
Se quisessem ser didáticos, os outros poderiam acompanhar e tentar participar, mesmo não entendendo 100%

Feynman pensava nessa linha: "If you can't explain something in simple terms, you don't understand it"
Feynman was a truly great teacher. He prided himself on being able to devise ways to explain even the most profound ideas to beginning students. Once, I said to him, “Dick, explain to me, so that I can understand it, why spin one-half particles obey Fermi-Dirac statistics.” Sizing up his audience perfectly, Feynman said, “I’ll prepare a freshman lecture on it.” But he came back a few days later to say, “I couldn’t do it. I couldn’t reduce it to the freshman level. That means we don’t really understand it.”

Uma postura admirável, bem diferente daquela elitista, preguiçosa e evasiva, do tipo "você não entenderia isso, não tem QI/intelecto/conhecimento para tanto."

Uma característica que as grandes mentes frequentemente tem é a capacidade de escrever bem, de forma clara e accessível, mesmo sobre temas complexos e espinhosos.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 16:19:48 por Fenrir »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Dezembro de 2018, 20:12:24 »
Usuários online hoje: 298 (9 de dezembro de 2018, 20:10). Recorde de usuários online: 367 (14 de Abril de 2006, 16:06:27)

Not too bad.

Mas por que todo esse acesso hoje? Dia sem futebol? Troféu do Faustão?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2018, 20:17:08 »
Usuários online hoje: 298 (9 de dezembro de 2018, 20:10). Recorde de usuários online: 367 (14 de Abril de 2006, 16:06:27)

Not too bad.

Também notei isso.

Em outros dias comumente entram cerca de 100 (fazendo uma média geral dos dias que observei).

Apesar dessa grande quantidade, não houve manifestações em tópicos de membros pouco presentes por aqui.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Dezembro de 2018, 20:24:09 »

Not too bad.

Também notei isso.

Em outros dias comumente entram cerca de 100 (fazendo uma média geral dos dias que observei).

Apesar dessa grande quantidade, não houve manifestações em tópicos de membros pouco presentes por aqui.

Matei a charada...Muita gente jogando João de Deus no Google por causa da denúncia e caindo aqui...no tópico dele.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 09 de Dezembro de 2018, 20:28:33 »
E agora que descobriu a pedra filosofal da propagandância é só ficar abrindo tópicos em consonância com os grandes bafos da mídia e se promove o fórum.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Dezembro de 2018, 20:51:08 »
Não...não é efeito Google não...o no. de hits não variou...

É usuário antigo que veio dar uma espiada no fórum, certamente por causa da denúncia....De qualquer modo é preciso saber como é contabilizado esse número.

usuários online               Hits
2018-12-06         95                        65.032
2018-12-07         81                        93.187
2018-12-08       253                        98.434
2018-12-09       298                        73.351
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 20:55:39 por Gigaview »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #23 Online: 09 de Dezembro de 2018, 20:59:11 »
Continua valendo a ideia. Crie-se um tópico bait repercutindo os trend sets e ..  la nave vá.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #24 Online: 09 de Dezembro de 2018, 21:16:22 »
Não...não é efeito Google não...o no. de hits não variou...

É usuário antigo que veio dar uma espiada no fórum, certamente por causa da denúncia....De qualquer modo é preciso saber como é contabilizado esse número.

usuários online               Hits
2018-12-06         95                        65.032
2018-12-07         81                        93.187
2018-12-08       253                        98.434
2018-12-09       298                        73.351

Como assim o número de hits não variou?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!