Jesus de Nazaré nasce em Belém. Teria que nascer em Belém para cumprir uma profecia.
Jesus nasceu em Belém porque o deus Tammuz nasceu lá e a cidade era um centro de culto a ele. E Jesus nasceu numa caverna (segundo algumas tradições e apócrifos) porque Tammuz nasce da pedra.
Mas esses detalhes todos da vida de Jesus foram surgindo aos poucos. No evangelho de Marcião, por exemplo, diz-se apenas que "E veio de Cafarnaum um homem", sem falar de sua vida pregressa.
Ou seja, foi uma ficção criada aos poucos, cada vez com mais detalhes, sobre o fundador da seita que, na verdade, teria sido um cara comum, não registrado por nenhum historiador contemporâneo.
Mas há realmente a profecia de Miquéias 5:2 que se interpreta como uma referência ao local de nascimento do Messias.
"Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre as clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, de tempos antigos."
Miqueias, outro profeta de Deus, predisse que essa criança por fim se tornaria um governante e que nasceria em “Belém Efrata”. (Miqueias 5:2) Nos dias do nascimento de Jesus havia em Israel duas cidades chamadas Belém. Uma se situava perto de Nazaré, na região norte do país, e a outra perto de Jerusalém, em Judá. A que ficava perto de Jerusalém se chamava anteriormente Efrata. Jesus nasceu nessa cidade, exatamente como a profecia predisse! — Mateus 2:1.
Isso é interessante porque havia duas Belém, mas Belém Efrata da profecia ficava em Judá, enquanto Nazaré no norte. Se tivessem inventado uma história do nada, como um novelista, não teria porque fazer Jesus ser de Nazaré. Porque depois o autor teria que criar uma maneira mirabolante de Maria dar a luz em Belém Efrata, no outro extremo de Israel.
Pode ser que a história tenha sido inventada e depois alguns notam que o Messias deveria nascer em Belém. Então se faz necessário um remendo, é uma possibilidade.
Mas há outros remendos assim: por exemplo, os religiosos letrados da época provavelmente imaginavam um Messias oriundo da nobreza, porque a profecia determina que ele venha da casa de Davi. Mas Jesus nos evangelhos é pobre e filho de carpinteiro.
Então acrescentam uma genealogia ( coisa muito comum na Torah ) onde Jesus aparece descendendo de Davi. Deve ter havido necessidade de acrescentar essa genealogia porque a princípio as pessoas estranham um filho de carpinteiro ligado a casa do Rei Davi.
E foi um acréscimo posterior, sem dúvida. Pois ha DUAS genealogias, uma em Marcos e outra em Lucas. E estas duas genealogias são conflitantes, totalmente incompatíveis. Certamente não foram inventadas pela mesma pessoa.