Bom, na questão da educação Cuba e Coreia do Norte propagandeiam aos 4,6 ventos seus índices, no entanto ela não tornou o povo igualitário, muito pelo contrário. Com certeza a imposição autoritária do regime degenerou a unidade e identidade nacionais.
Acho que o grau de veracidade de qualquer propaganda vinda de governos totalitários se aproxima bastante do de uma fake new...
Propaganda não tem compromisso algum com verdade ou fatos. A ela basta atingir seu público-alvo e seu objetivo custe o que custar.
Imagine então quando a propaganda é política ou religiosa... uma empresa, um comércio pelo menos precisam garantir que suas
propagandas sejam em parte verídicas, caso contrário os consumidores se sentirão lesados e enganados e a empresa vai sentir no bolso.
Já políticos e sacerdotes
não erram nunca.
Pra quem não sabe quais são as técnicas nazistas de propaganda:
1- Fazer uso e associação de imagens para chocar. Ex: Comparação de judeus com pragas (numa imagem).
2- Espalhar falsos boatos incitando o medo. Ex: "Vão privatizar o banco do Brasil"
3- Gesticular, falar com emoção, tentar ficar sempre mais próximo possível da grande massa.
4- Repetição incansável. Afinal, uma mentira repetida várias vezes vira verdade.
5- Utilização de Bode expiatório. Ex: "Judeus são o mal do mundo".
6- Fazer com que acreditem que a ideologia é a única vitoriosa. Ex: "Junte-se a nós"
7- Utilização de estereótipos, criar rótulos.
8- Convencer a massa de que a idéia da propaganda se aproxima do senso comum. É o típico homem do povo. Para se aproximar ainda mais da massa o uso de roupas e atitudes simplórias são indispensáveis.
9- Uso de palavras virtuosas. Ex: Paz, liberdade, felicidade, etc.
10- Utilizar frases genéricas e agradáveis para justificar um ato questionável.
11- Usar respostas simples para perguntas complexas.
12- Utilizar termos de efeito, ou seja, palavras com apelo emocional. Ex: Amor à pátria, paz, liberdade, honra etc.
13- Utilizar citações (dentro ou fora do contexto) pra afirmar ou rejeitar uma idéia.
14- Trasnferir qualidades negativas pra desacreditar uma pessoa. Ou transferir qualidades positivas para que você quer seja mais aceitável.
15- Utilizar afirmações vagas, de duplo sentido, com intenção de mobilizar a audiência.
16- Uso de Slogan, com uma frase impactante, que pode incluir algum tipo de esteriótipo. Ex: "Lula de novo, com a força do povo"
Não são/foram somente nazistas que usaram estas estratégias. Acho que todo mundo aqui esta careca de saber disso.
Nessa minha antipatia por políticos e religiosos to cada vez mais parecendo o Rajneesh (vulgo Osho).
Mas o Osho matreiramente não devia se considerar um desses sacerdotes, com certeza não... bem estranho sendo ele um guru.
Pelo menos não sou nenhum guru e nem pretendo ser. E já avisei minha família que, se um dia eu debandar pro outro lado, para
me levar usando a força se necessário e checar se não tem algum tumor no meu cérebro ou me arranjar um psiquiatra dos bons.
Mudanças radicais podem ser indicadores de que algo vai muito mal em sua cabeça
Fora isso, precisarímos definir com precisão o que é unidade e identidade nacional e como compará-las entre os diversos países
É um problema espinhoso