Autor Tópico: Quem foi o mais culpado pelo Holocausto: Hitler ou o Povo Alemão?  (Lida 13456 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Quem foi o mais culpado pelo Holocausto: Hitler ou o Povo Alemão?
« Online: 15 de Janeiro de 2007, 00:26:06 »
Olá amigos,

Quem foi o maior culpado pelo genocídios dos judeus na Segunda Guerra Mundial? Hitler ou o Povo Alemão? Hitler foi um importante catalizador e fermantador ideologico do nazismo, mas podemos isentar o povo alemão de culpa? Ou será que havia uma cumplicidade entre ambos? Ou será que o povo não sabia das câmara de gás e dos campos de concentração? É dificil tirar uma conclusão, pois vemos apenas alguns ângulos da questão, mas eu particularmente acho que a grande maioria do povo alemão apoiava as idéias de Hitler, este apenas aproveitou o momento para por em prática o que a maioria já estava predisposta a aceitar. Enfim acho que ambos tiveram culpa no Holocausto. Mas o que os amigos acham?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Quem foi o mais culpado pelo Holocausto: Hitler ou o Povo Alemão?
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2007, 01:14:29 »
Conhece o conceito de "maioria silenciosa"?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Fabi

• Visitante
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2007, 02:20:12 »
Hitler e sua equipe é óbvio, porque é muito fácil fazer propaganda enganosa. Na segunda guerra mundial, Goebbels sabia direitinho essa arte da propaganda, e Hilter seguia, aquele negócio de falar em público, fotografia tirada de baixo pra cima, o uso de imagens pra chocar, o uso do cinema, foi tudo arquitetado pela equipe de Hitler.

Assista o documentário "Arquitetura da Destruição" acho que é de Peter Cohen, lá tem bastante material e vídeos da propaganda nazista. Assim você vai entender como o nazismo fazia uma "lavagem cerebral", assim como a igreja universal e renascer faz nos crentes pra doarem dinheiro. É o poder da propaganda...

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2007, 08:54:13 »
O Churchill, quem mais?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2007, 09:38:42 »
Pergunta interessante...
Acho (ACHO), que Hitler e seus asseclas apenas amplificaram um sentimento já existente nos alemães. Veja que o antisemitismo era não só comum, mas socialmente aceito na maior parte dos países na época (e até hoje existem idiotas que falam coisas como "os judeus controlam a economia" e não são questionados*). Aliado a isso, parece existir uma tendência infeliz em todos nós de obedecer a um líder. Frente a uma pessoa carismática em posição de poder, nós humanos costumam amordaçar nosso senso crítico instintivamente e acabamos realizando ações que, em outras circunstâncias, consideraríamos imorais. Mas posso estar errado.

* Minha resposta aos idiotas é: os judeus controlam a economia, mídia, etc. da mesma forma que os negros controlam a NBA e os gays controlam o mundo da moda.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Eriol

• Visitante
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:56:18 »
Darwin :P

os social-democratas?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2007, 15:01:24 »
O sentimento contra os judeus não era uma exclusividade dos alemães... os polonesês não ficaram muito chateados com o gueto de Varsóvia. Lógico, isto no contexto da época... hoje os tempos são outros.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2007, 15:30:11 »
Hitler era medíocre demais para merecer tanto crédito, pessoal.  Ele só ocupou um vácuo que foi criado pela falta de bom-senso de outros. 

Se eu tivesse de escolher um único culpado (o que considero um erro grosseiro, já que como tantos outros fenômenos a ascensão do Nazismo foi causada por uma conjunção de fatores e não por um único) eu escolheria o Tratado de Versalhes.  E, é claro, mesmo ele não é exatamente um "único" culpado, é apenas um nome.  Se alguém tivesse tanto poder a ponto de ser o único ou maior culpado de uma desgraça como foi a Segunda Guerra, seria uma questão de decência básica todos os outros procurarem matá-lo.  E a despeito de algumas fantasias acomodadas de certas pessoas, Hitler nunca foi tão excepcional assim…  se ele e sua patota faziam lavagem cerebral, ainda resta o fato de que as massas se apresentavam prontas para recebê-la, bem como o de que as outras nações não queriam se incomodar com o que viam como sendo um problema interno da Alemanha, no máximo da Áustria.

Talvez a grande lição que a Segunda Guerra Mundial trouxe seja a de que não é mais moralmente defensável se fechar em seu próprio país.  Pena que tão poucos a aprenderam.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Pug2

• Visitante
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2007, 17:49:36 »
O povo alemão e os próprios judeus, culpados e vítimas ( o segundo vitima muita além da imaginação).

Até começar a ler o livro de Hannah Arendt, " A origem do totalitarismo" , jamais consideraria os judeus desse modo.

Fabi

• Visitante
« Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:51:23 »
Hitler era medíocre demais para merecer tanto crédito, pessoal.  Ele só ocupou um vácuo que foi criado pela falta de bom-senso de outros. 

Se eu tivesse de escolher um único culpado (o que considero um erro grosseiro, já que como tantos outros fenômenos a ascensão do Nazismo foi causada por uma conjunção de fatores e não por um único) eu escolheria o Tratado de Versalhes.  E, é claro, mesmo ele não é exatamente um "único" culpado, é apenas um nome.  Se alguém tivesse tanto poder a ponto de ser o único ou maior culpado de uma desgraça como foi a Segunda Guerra, seria uma questão de decência básica todos os outros procurarem matá-lo.  E a despeito de algumas fantasias acomodadas de certas pessoas, Hitler nunca foi tão excepcional assim…  se ele e sua patota faziam lavagem cerebral, ainda resta o fato de que as massas se apresentavam prontas para recebê-la, bem como o de que as outras nações não queriam se incomodar com o que viam como sendo um problema interno da Alemanha, no máximo da Áustria.

Talvez a grande lição que a Segunda Guerra Mundial trouxe seja a de que não é mais moralmente defensável se fechar em seu próprio país.  Pena que tão poucos a aprenderam.
Hitler não era tão medíocre assim, e massa tá sempre pronta para um pai que adote ela, portanto se tiver as técnicas certas, a massa aceita e age como o tal "pai" quer.

A campanha eleitoral do presidente Lula, utilizou técnicas nazistas, pra você ver como até hoje as técnicas de propaganda nazistas são altamente eficazes.

Assista arquitetura da destruição, é um documentário dificil de achar, mas é bom, lá tem vídeos da propaganda nazista, se você assitir só um pouquinho você vai ver como o povo foi manipulado. Eles utilizavam o cinema pra propagar a idéia do nazismo, numa época que o cinema era novidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:32:52 »
Acho que você me deu razão sem se dar conta, Fabi.

Pug2

• Visitante
« Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:57:23 »
"A campanha eleitoral do presidente Lula, utilizou técnicas nazistas"

Nos nossos dias, existe gente especializada em vender mensagens.
Faz-se uso de meios que invejariam qualquer nazi da época.
Todos usam de meios idênticos, uns com mais ou menos competência.

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2007, 22:04:19 »
Começou...

Estava ainda para ver pessoa que não sabe USAR VÍRGULA conseguir identificar táticas nazistas ultra-secretas de propaganda e/ou não conseguir notar que os macacos e crianças fazem a mesmíssima coisa e/ou... poxa. Abstenho-me.

Fabi

• Visitante
« Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2007, 22:51:06 »
Pra quem não sabe quais são as técnicas nazistas de propaganda:

1- Fazer uso e associação de imagens para chocar. Ex: Comparação de judeus com pragas (numa imagem).
2- Espalhar falsos boatos incitando o medo. Ex: "Vão privatizar o banco do Brasil"
3- Gesticular, falar com emoção, tentar ficar sempre mais próximo possível da grande massa.
4- Repetição incansável. Afinal, uma mentira repetida várias vezes vira verdade.
5- Utilização de Bode expiatório. Ex: "Judeus são o mal do mundo".
6- Fazer com que acreditem que a ideologia é a única vitoriosa. Ex: "Junte-se a nós"
7- Utilização de estereótipos, criar rótulos.
8- Convencer a massa de que a idéia da propaganda se aproxima do senso comum. É o típico homem do povo. Para se aproximar ainda mais da massa o uso de roupas e atitudes simplórias são indispensáveis. 
9- Uso de palavras virtuosas. Ex: Paz, liberdade, felicidade, etc.
10- Utilizar frases genéricas e agradáveis para justificar um ato questionável.
11- Usar respostas simples para perguntas complexas.
12- Utilizar termos de efeito, ou seja, palavras com apelo emocional. Ex: Amor à pátria, paz, liberdade, honra etc.
13- Utilizar citações (dentro ou fora do contexto) pra afirmar ou rejeitar uma idéia.
14- Trasnferir qualidades negativas pra desacreditar uma pessoa. Ou transferir qualidades positivas para que você quer seja mais aceitável.
15- Utilizar afirmações vagas, de duplo sentido, com intenção de mobilizar a audiência.
16- Uso de Slogan, com uma frase impactante, que pode incluir algum tipo de esteriótipo. Ex: "Lula de novo, com a força do povo"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2007, 22:59:20 »
Ah, mas isso aí não é só o nosso "acefalópode" quem copia... Os outros são iguaizinhos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2007, 23:11:41 »
O que mais assusta nessas técnicas é que elas não tem nada de notável.  Eram amplamente usadas antes de Hitler e continuam sendo depois dele.

Fabi

• Visitante
« Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2007, 23:31:54 »
Elas não são notáveis mas funcionam muito bem, mas tem que saber usar, não é tão fácil criar uma campanha nesses moldes, precisa ter sangue frio pra mentir e lubridiar.

Pug2

• Visitante
« Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2007, 06:11:09 »

1- Fazer uso e associação de imagens para chocar. Ex: Comparação de judeus com pragas (numa imagem).
2- Espalhar falsos boatos incitando o medo. Ex: "Vão privatizar o banco do Brasil"
3- Gesticular, falar com emoção, tentar ficar sempre mais próximo possível da grande massa.
4- Repetição incansável. Afinal, uma mentira repetida várias vezes vira verdade.
6- Fazer com que acreditem que a ideologia é a única vitoriosa. Ex: "Junte-se a nós"
8- Convencer a massa de que a idéia da propaganda se aproxima do senso comum. É o típico homem do povo. Para se aproximar ainda mais da massa o uso de roupas e atitudes simplórias são indispensáveis. 
12- Utilizar termos de efeito, ou seja, palavras com apelo emocional. Ex: Amor à pátria, paz, liberdade, honra etc.
13- Utilizar citações (dentro ou fora do contexto) pra afirmar ou rejeitar uma idéia.
14- Trasnferir qualidades negativas pra desacreditar uma pessoa. Ou transferir qualidades positivas para que você quer seja mais aceitável.
15- Utilizar afirmações vagas, de duplo sentido, com intenção de mobilizar a audiência.
16- Uso de Slogan, com uma frase impactante, que pode incluir algum tipo de esteriótipo. Ex: "Lula de novo, com a força do povo"

Tudo isso pode/é usado pelos adversários.

E abstenho-me de mais comentários

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2007, 19:05:23 »
Vocês ainda não perceberam? Santa inocência.

Lula faz parte de um plano ultra-secreto para o reestabelecimento do Reich em todo o planeta.

:histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Fabi

• Visitante
« Resposta #21 Online: 17 de Janeiro de 2007, 19:24:40 »
Lula também questionou que construções de estações petrolíferas (acho) fossem realizadas por estrangeiros, em vez de por Brasileiros.
O publicitário que fez a campanha do Lula, e espalhou esses boatos é um gênio. Ele já fez campanhas pra outros políticos que ganharam a eleição.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:33:56 »

Esse receituário é mais "velho que a serra".
Os Australopitecus já deviam usar essas táticas.  :D
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

rizk

• Visitante
« Resposta #23 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:06:11 »
Ah, mas chamar de "nazista" pega muito bem entre a pequeno-burguesia tucana vendida pro capital estrangeiro. Ainda mais para aqueles que acham que descobriram a roda e querem provar com listinha, como é o caso da Fabi.

Na real, esses foristas que começam com "fab" estão me dando no saco, é a CABALA gentes. Os nazistas eram tudo numerólogos cabalísticos também.

Fabi

• Visitante
« Resposta #24 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:07:23 »
Leia mais sobre Joseph Goebbels, procure livros sobre publicidade e propaganda, a teoria é aparentemente fácil mas pôr em prática aí já é outra história.

E de onde você tirou (HSette) que isso é mais velho que o receituário, a propaganda só começou apartir do séc XIX, com a necessidade de divulgar idéias e produtos por causa do capitalismo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!