1) Não há chuva e vento batendo nas faces encaixadas;
2) Mesmo em partes expostas a chuva e ao vento, certamente seriam necessários centenas de milhares de anos (ou milhões ?) para haver erosão significativa.
Denunciando minha condição de vagabundo tirei umas fotos hoje. Daqui a pouquinho atualizo este post com os uploads.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualizando...
Uma única pedra?
Não, duas pedras. A pedra grande da direita escora parte do seu peso em um pequeno ponto de contato com a pedra da esquerda. Talvez por desgaste ou esmagamento há um "amalgamento" entre as pedras no ponto de junção.
Aqui embaixo também uma pedra grande apoia a maior parte do seu peso sobre uma pequena superfície. Coincidentemente produzindo uma boa junção entre as pedras. (A imagem está de lado. Na verdade a pedra da esquerda está em cima da pedra da direita )
Nessa aqui dá para constatar pela textura e coloração que não é uma pedra que rachou. São duas pedras, uma por cima da outra. Achei interessante porque a de cima nem é grande e pesada. Creio que dá pra ver pela minha sombra e o cactos que é mais ou menos do tamanho do corpo de um cachorro.
Mas infelizmente, por ser leve, antes de fotografar eu levantei essa pedra pelo lado para examinar o encaixe por baixo. Quando pus de volta, por causa do peso, não consegui encaixar direitinho. Mas acho que dá pra notar pelo contorno como estavam bem encaixadas antes.
Olha, isso não tem nada a ver com ruínas incas ou maias. Só estou mostrando que não inventei nada, e essa não é a primeira vez que noto estes encaixes entre pedras.