Autor Tópico: Arquitetura Inca  (Lida 1435 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Arquitetura Inca
« Resposta #25 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 19:53:14 »
Viagem astral só tem um porém, objetivamente não passa de só mera especulação. Desculpa ai cortar o barato, JJ.

Sergiomgbr, tá querendo fugir da raia agora ?  Foi você que disse que viagem astral é melhor do que nave espacial para fazer viagens no espaço.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #26 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 20:21:31 »
JJ,  figura de linguagem, fi. Quem faz viagem astral explora mais o universo que quem viaja num foguete.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 22:58:31 »

1) Não há chuva e  vento  batendo  nas faces encaixadas;

2) Mesmo em partes expostas a chuva e ao vento, certamente seriam necessários centenas de milhares de anos  (ou milhões ?)  para haver erosão significativa.

Denunciando minha condição de vagabundo tirei umas fotos hoje. Daqui a pouquinho atualizo este post com os uploads.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualizando...

Uma única pedra?

Não, duas pedras. A pedra grande da direita escora parte do seu peso em um pequeno ponto de contato com a pedra da esquerda. Talvez por desgaste ou esmagamento há um "amalgamento" entre as pedras no ponto de junção.

Aqui embaixo também uma pedra grande apoia a maior parte do seu peso sobre uma pequena superfície. Coincidentemente produzindo uma boa junção entre as pedras. (A imagem está de lado. Na verdade a pedra da esquerda está em cima da pedra da direita )

Nessa aqui dá para constatar pela textura e coloração que não é uma pedra que rachou. São duas pedras, uma por cima da outra. Achei interessante porque a de cima nem é grande e pesada. Creio que dá pra ver pela minha sombra e o cactos que é mais ou menos do tamanho do corpo de um cachorro.

Mas infelizmente, por ser leve, antes de fotografar eu levantei essa pedra pelo lado para examinar o encaixe por baixo. Quando pus de volta, por causa do peso, não consegui encaixar direitinho. Mas acho que dá pra notar pelo contorno como estavam bem encaixadas antes.

Olha, isso não tem nada a ver com ruínas incas ou maias. Só estou mostrando que não inventei nada, e essa não é a primeira vez que noto estes encaixes entre pedras.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 02:05:38 por Pedro Reis »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 23:27:20 »
Não perca o seu tempo. É óbvio que você vai procurar a pedra certa para provar a sua teoria e ainda assim achando que vamos acreditar que a sua rocha é do mesmo tipo que as rochas usadas no muro peruano.

Será que você, que obviamente entende patavina de rochas, acredita mesmo que todos os geólogos que estudaram o assunto não foram capazes de perceber ao longo de centenas de anos o que você percebeu num dia de sol na praia?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 02:07:42 »
O cúmulo da falta de curiosidade científica.

Mas nem tive tempo de procurar. Vou precisar de um nível maior de vagabundagem pra procurar porque fim de semana no verão não vou à praia nem que me paguem.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 10:08:36 »
JJ,  figura de linguagem, fi. Quem faz viagem astral explora mais o universo que quem viaja num foguete.

Tá mais para figura de "conversa fiada". Você  escreve que  viagem astral é melhor para explorar o universo do que o uso de naves espaciais, e depois vem dizer que não era sério.

::)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #31 Online: 09 de Abril de 2019, 05:47:19 »
Então, quanto à hipótese da lama ácida. A famosa pedra de doze ângulos é diorito, e parece que é feita principalmente de andesina. Alguns tipos de andesina reagem com ácidos, e isso pode ser usado para corroê-la num formato certo. É possível também que a reação da andesina com o ácido gere um resíduo de aluminossilicato de cálcio, que ajudaria a sedimentar uma rocha na outra.

A mesma técnica funcionaria com calcário, que é um carbonato, mas o resultado seria diferente: o calcário seria muito mais erodido (buracos maiores) e deixaria para trás muito menos sedimentos.

Notem que isso não exclui a possibilidade de um pré-tratamento das rochas, lascando-as até que o encaixe seja bom o suficiente, para então aplicar a lama ácida.

Como falsear essa hipótese: se esses encaixes perfeitos forem encontrados em rochas que não reagem bem com ácidos, como arenito, então o processo que os incas usaram foi outro.
Latebra optima insania est.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #32 Online: 09 de Abril de 2019, 08:40:57 »

Tá mais para figura de "conversa fiada". Você  escreve que  viagem astral é melhor para explorar o universo do que o uso de naves espaciais, e depois vem dizer que não era sério.

::)
Mas nem é esse o caso. Estava fazendo uma consideração sobre a, na prática tremendamente duvudosa proveitosidade de uma exploração da Realidade em que é preciso uma viagem física em vez de uma "viagem" em que se usa o intelecto, da mente.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 09 de Abril de 2019, 09:59:41 »
Então, quanto à hipótese da lama ácida. A famosa pedra de doze ângulos é diorito, e parece que é feita principalmente de andesina. Alguns tipos de andesina reagem com ácidos, e isso pode ser usado para corroê-la num formato certo. É possível também que a reação da andesina com o ácido gere um resíduo de aluminossilicato de cálcio, que ajudaria a sedimentar uma rocha na outra.

A mesma técnica funcionaria com calcário, que é um carbonato, mas o resultado seria diferente: o calcário seria muito mais erodido (buracos maiores) e deixaria para trás muito menos sedimentos.

Notem que isso não exclui a possibilidade de um pré-tratamento das rochas, lascando-as até que o encaixe seja bom o suficiente, para então aplicar a lama ácida.

Como falsear essa hipótese: se esses encaixes perfeitos forem encontrados em rochas que não reagem bem com ácidos, como arenito, então o processo que os incas usaram foi outro.

Tem mais informação aqui:

../forum/topic=27373.225.html#msg986907
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #34 Online: 09 de Abril de 2019, 12:09:50 »
Valeu! Já tinha postado esse paper e como sempre parece que ninguém lê ou ignora para ficar dizendo bobagens.

../forum/topic=27373.300.html#msg987700

Muito bom o artigo.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #35 Online: 09 de Abril de 2019, 12:14:02 »
Giga, valeu pelo link.

Bom, o vídeo e o texto explicam a origem do ácido, e dão idéia de como os incas teriam descoberto o processo: vê a lama correndo por uma rocha, vê o sulco que formou, associa uma coisa com a outra, resolve usar a lama nas pedras de construção pra tirar alguma saliência, e por aí vai.

humic acid which is known to weather silica containing rocks via silica gel to the clay mineral kaolin. This acid mud allowed dissolving and softening the rock material superficially to a viscoelastic silica gel.
Tentei fazer sílica gel em casa quando piazote. Consegui sintetizar o silicato de sódio de boas com soda cáustica e vidro moído, mas na hora de colocar o ácido a coisa foi no olhômetro, coloquei demais e a sílica precipitou em cristais que parecem agulhas. Tô comentando isto por dois motivos:

1. Se o mecanismo acima for correto, em ao menos algumas emendas estes cristais vão aparecer.
2. E se os incas preencheram pequenas imperfeições com sílica gel? Eles não tinham acesso a hidróxido de sódio e vidro, mas tinham a carbonato de sódio e areia; os dois reagem se você esquentá-los o suficiente.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!