Ouvi hoje de umas gurias (conversavam entre si) quando estava passando pela USP
"Vai sair temporada nova da 3% na netflix",
"série muito boa, foda e tal e coisa, ...blah... é brasileira ..blah.. tem atores renegados pela globo.. blah"
"ela mostra que a meritocracia não funciona"
...
Nesse momento, tive vontade de dizer tres coisas:
1) O que faz na USP? Suponho que está nela porque é uma boa universidade (mérito) e não uma uniqualquer-pagou-passou
Aniquile o mérito, que se nivela todas e ai tanto faz escolher entre uma ou outra.
Vai ser cientista? tanto faz então ler um livro de um medalhão da ciência quanto ler qualquer besteirol pseudocientifico sem noção
Vai trabalhar numa tese? tanto faz ser orientada pelo professor tarimbado ou pelo pior aluno do curso inteiro
2) Suponho que não vai achar ruim se, depois de formada, um ze-mané qualquer que mesmo tendo tido a oportunidade, não moveu um dedo para estudar e nem trabalhar com um minimo de esforço e competência, ganhe o mesmo tanto que voce.
3) Se por mérito se refere as gincanas de reality show mascaradas de processo de seleção que se veem na dita série, sou forçado a concordar que realmente aquela "meritocracia" não funciona. Só que mérito, de fato e direito, é muitas vezes o resultado de um trabalho e estudo árduos de uma carreira ou mesmo uma vida inteira e não aquilo que é mostrado naquela distopia.
-----------
Já criticando a mim mesmo e a minha crítica...
É falacioso isso ai acima? espantalho, declive escorregadio. Mas, difícil evitar... foi o que me veio a cabeça.
E ela afirmou "a meritocracia não funciona", sem qualificar ou definir qual tipo ou se todas elas, etc.
É lícito deduzir disso tudo, que mérito não conta pra nada e daí colocar este blah-blah que ai está?
Isso seria confundir "meritocracia" com "mérito".
Não pensem que não tenho consciência do que muito do que escrevo aqui é falacioso.
Afinal, pretender que de tudo que escrevi no CC e em outros lugares não saia nenhuma falácia, seria muita pretensão.
Na vdd tem bem mais delas do que eu gostaria que tivesse... infelizmente nem o senhor jesus, nem a natureza, nem o acaso, nem a genética me deram um quinhão de inteligência num nivel falácia-free.