Seres como vampiros, também capazes de "ressuscitar," podem inclusive se desmaterializar e se rematerializar de maneira praticamente instantânea, e até tomar a forma de outros animais, como morcegos e lobos, quando não apenas de fumaça.
.
Que espécie de vampiros têm esses poderes? Dos que descreve apenas transmudar-se em morcego e voar para longe do perigo é o que conheço. Dos demais não sei, nunca soube, nem eu, nem o Drácula...
Vou ficar devendo literatura científica no momento, mas a wikipédia serve de aproximação. Na coluna shapeshifting/absorption:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_vampire_traits_in_folklore_and_fiction
European folk lore -- "Yes"
North American folklore -- Nocturnal animals and mist
...
Carmilla -- "monstrous cat"
Bram Stoker -- "Wolf, bat (also giant bat), dust, fog - possibly dog as well. Can also impersonate Jonathan Harker. Can impersonate a coachman and a doorman (though it is not known if he only used darkness to disguise himself or a little magic as well in addition to that darkness)"
Nosferatu -- wolf
Talvez haja outras fontes literárias da ficção além de Stoker/Nosferatu/Carmilla que, assim como o folclore, sejam indicativos dos fenômenos (sobre)naturais, mas não me lembro de nenhuma agora e não notei nenhuma que me saltasse aos olhos ao descer pela página.
Para maior extensão cultural, no artigo shape-shifting:
Philippine mythology includes the Aswang, a vampire-like monster capable of transforming into a bat, a large black dog, a black cat, a black boar or some other form in order to stalk humans at night.
Assim fica difícil, impossível estabelecer um perfil coerente. A tabela relaciona vampiros de todos os tipos imagináveis, com todos os poderes possíveis. E eu, que de vampiros só sabia o que lera na infância das aventuras do conde Drácula, desbaratinei ante tanta e eclética vampirada! Falando em Drácula, agora lembrei que ele tinha também o poder de sumir em névoa...
.
Nessa linha de exposição, vale tudo, até misturar vampiro com lobisomem...
.
A conclusão é a de que cada interessado cria seu próprio chupador de sangue, com as propriedades que achar por bem nele inserir, até vampiro gay já apareceu (nada contra). Por ora é o que de científico se pode concluir desse imbróglio...
Mas, para o bem da ciência, achei uma explanação menos escandalosa, de alguém que diz saber a respeito dessa classe de criaturas, confira o informe:
.
--------------------------------------
Bom, as capacidades e poderes de vampiros são variados, como os de lobisomens.
Os vampiros surgiram antes dos lobisomens, quando um morto foi mordido por um morcego hematófago (que bebe sangue). A saliva do morcego ressuscitou o morto e se fundiu com seu DNA. Para sobreviver, então, o vampiro precisaria de beber sangue humano.
Os poderes dos vampiros variam.
Eles possuem super força, nem tanto quanto o lobisomem.
São muito rápidos. Porém
os filmes do crepúsculo mentem pois os vampiros não são tão rápidos para praticamente sumirem.
A agilidade deles é quase superior a sua. Por isso treine bastante como lobisomem.
Eles podem se transformar em uma espécie de morcegos. Com dois braços, duas pernas, duas asas negras de morcego, orelhas pontudas e dentes muito grandes. Com as asas é obvio que eles podem voar.
Os vampiros são os únicos que são capazes de matar um lobisomem com as próprias mãos.
Como os lobisomens são os únicos que são capazes de matar um vampiro com as mãos.
Seus sentidos são apurados, e alguns leem mentes.
Como os morcegos os vampiros possuem um sonar. Eles mandam ondas sonoras e elas voltam como imagens, identificando coisas em um ambiente bem escuro.
Além disso possuem visão noturna.
.
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120303043323AAFfNCF&guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAMwhAa9m54ZpqoEhfM6wJVtwV8i5Ctsh7C2hoZWeGdJuhIAskS-hHNqX3UfWZ2iunRkwMBm2uRF33ifPiXBs9MYRRNB6GEocpyK6KDa8r2I3oBgt_MApPuJ5oVif4_xP_Td9_DY_afE39-kgZEreGMBBjFPJ7haZmCoQZr2Rz0DE================================
.
Câmbio, desligo.