Autor Tópico: Existe a probabilidade do personagem Jesus ser natural do Egito?  (Lida 1465 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Existe a probabilidade do personagem Jesus ser natural do Egito?
« Resposta #25 Online: 09 de Junho de 2019, 21:51:58 »
Os vampiros do congresso. :|
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 09 de Junho de 2019, 22:52:12 »

Seres como vampiros, também capazes de "ressuscitar," podem inclusive se desmaterializar e se rematerializar de maneira praticamente instantânea, e até tomar a forma de outros animais, como morcegos e lobos, quando não apenas de fumaça.
.
Que espécie de vampiros têm esses poderes? Dos que descreve apenas transmudar-se em morcego e voar para longe do perigo é o que conheço. Dos demais não sei, nunca soube, nem eu, nem o Drácula...

Vou ficar devendo literatura científica no momento, mas a wikipédia serve de aproximação. Na coluna shapeshifting/absorption:

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_vampire_traits_in_folklore_and_fiction

European folk lore -- "Yes"

North American folklore -- Nocturnal animals and mist   

...

Carmilla -- "monstrous cat"

Bram Stoker -- "Wolf, bat (also giant bat), dust, fog - possibly dog as well. Can also impersonate Jonathan Harker. Can impersonate a coachman and a doorman (though it is not known if he only used darkness to disguise himself or a little magic as well in addition to that darkness)"

Nosferatu -- wolf

Talvez haja outras fontes literárias da ficção além de Stoker/Nosferatu/Carmilla que, assim como o folclore, sejam indicativos dos fenômenos (sobre)naturais, mas não me lembro de nenhuma agora e não notei nenhuma que me saltasse aos olhos ao descer pela página.

Para maior extensão cultural, no artigo shape-shifting:

Philippine mythology includes the Aswang, a vampire-like monster capable of transforming into a bat, a large black dog, a black cat, a black boar or some other form in order to stalk humans at night.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Junho de 2019, 22:53:22 »

Seres como vampiros, também capazes de "ressuscitar," podem inclusive se desmaterializar e se rematerializar de maneira praticamente instantânea, e até tomar a forma de outros animais, como morcegos e lobos, quando não apenas de fumaça.
.
Que espécie de vampiros têm esses poderes? Dos que descreve apenas transmudar-se em morcego e voar para longe do perigo é o que conheço. Dos demais não sei, nunca soube, nem eu, nem o Drácula...

O Buck  está provavelmente se referindo aos vampiros da linhagem Bhoot , especialmente os naturais do Punjabii, que normalmente assumem a forma de qualquer coisa e possuem o poder da materialização bidirecional instantânea.

https://en.wikipedia.org/wiki/Bhoot_(ghost)

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 09 de Junho de 2019, 23:17:07 »
Eu não estou certo de quanto qualquer tipologia é realmente acurada, dado o ínfimo material de estudo que se tem. Até com as linhagens humanas (Homo sapiens, neandertal, etc) os cientistas ficam em dúvida sobre se tratarem de diferentes espécies ou não, o mesmo será o caso com seres ditos "sobre"-naturais.

Mas eu particularmente acho mais parcimonioso ser "lumper", agregador, supor serem seres de uma mesma categoria, ainda que com talvez pequenas diferenças, desde individuais ou regionais.

Inclusive, nessa fonte/tipologia mencionada: "Bhoots cast no shadows" -- é algo que pode ser exatamente o mesmo fenômeno dos vampiros "clássicos" em não refletirem em espelhos, apenas uma outra observação do mesmo fenômeno. O que talvez esteja ocorrendo nesses casos pode ser ou uma estruturação da matéria que interage de maneira muito exótica com a luz, ou, como eu suspeito, serem, nas instâncias em que se observa isso, "projeções" telepáticas criando alucinações de sua presença física. Como "hologramas" vistos apenas pelas pessoas ao redor.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 10 de Junho de 2019, 08:27:08 »
Segundo os livros da série "A.N.G.E.", de Anne Robillard, Jesus é um naga, ou seja, um híbrido de humano e reptiliano criado geneticamente pelos pleiadianos para combater os reptilianos que controlam a humanidade disfarçados de líderes humanos.

Os nagas são entregues a casais humanos para serem criados e depois são treinados como samurais por mentores naga. Sua arma é a katana. Recebem suas missões dos anjos.

Jesus, no entanto, é um hamadrya, ou seja, um tipo especial de naga que cresce e é educado em naves espaciais, tem grandes poderes e recebe suas ordens diretamente de Deus.

https://fr.wikipedia.org/wiki/A.N.G.E.

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #30 Online: 10 de Junho de 2019, 10:21:25 »

O que viu de semelhante? Do egípcio é dito em Atos: “Não és porventura o egípcio que há poucos dias fez uma sedição e levou ao deserto os quatro mil sicários?”. Sicários eram assassinos que infernizavam a vida dos romanos aquartelados na Palestina e de judeus simpáticos aos invasores. Não há referência a Jesus ter comandado grupo de subversivos...

Vi semelhança na questão de agrupar certo número de pessoas para falar com elas. Tirando os milagres que supostamente foram atribuídos a Jesus, qual era a finalidade de agrupar um grande numero de pessoas naquela época se ele contradizia os costumes e algumas leis ? Não seria para se opor ao regime político e religioso? 
Penso que existiu alguém que realmente causou alguma grande revolução que foi de suma importância naquela época. Mas o sistema político e religioso da época mitaram ele atribuindo milagres e poderes conhecido como divinos para aquele povo.
« Última modificação: 10 de Junho de 2019, 10:29:37 por Andre Goes »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 10 de Junho de 2019, 10:30:29 »
Penso que existiu alguém que realmente causou alguma grande revolução que foi de suma importância naquela época. Mas o sistema político e religioso da época mitaram ele atribuindo milagres e poderes conhecido como divinos aquele  povo.
Não há registro de tal grande revolução. O Jesus histórico, se existiu, foi mais um obscuro candidato a messias que não chamou a atenção de nenhum historiador de sua própria época. Mais tarde, seus discípulos lhe atribuíram poderes, milagres, ressurreição etc.

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #32 Online: 10 de Junho de 2019, 10:41:40 »
Penso que existiu alguém que realmente causou alguma grande revolução que foi de suma importância naquela época. Mas o sistema político e religioso da época mitaram ele atribuindo milagres e poderes conhecido como divinos aquele  povo.
Não há registro de tal grande revolução. O Jesus histórico, se existiu, foi mais um obscuro candidato a messias que não chamou a atenção de nenhum historiador de sua própria época. Mais tarde, seus discípulos lhe atribuíram poderes, milagres, ressurreição etc.

Nesse caso os livros de Flávio Josefo não são fonte segura?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 10 de Junho de 2019, 10:54:44 »
Há uma suposta menção a Jesus no livro de Flávio Josefo, mas é apenas um parágrafo e tudo indica que foi acrescentado no século III, já que, antes disto, o autor era criticado por não ter falado nada sobre ele. Além disto, esse parágrafo só aparece nas cópias feitas por cristãos e conflita com o pensamento dele no resto do livro.

Sem falar em que Flávio Josefo nasceu décadas depois da morte de Cristo, portanto não foi testemunha de nada. Os historiadores que viveram na época de Jesus e até na mesma região não falam nada.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #34 Online: 10 de Junho de 2019, 10:58:07 »

.

Vou ficar devendo literatura científica no momento, mas a wikipédia serve de aproximação. Na coluna shapeshifting/absorption:

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_vampire_traits_in_folklore_and_fiction

European folk lore -- "Yes"

North American folklore -- Nocturnal animals and mist   

...

Carmilla -- "monstrous cat"

Bram Stoker -- "Wolf, bat (also giant bat), dust, fog - possibly dog as well. Can also impersonate Jonathan Harker. Can impersonate a coachman and a doorman (though it is not known if he only used darkness to disguise himself or a little magic as well in addition to that darkness)"

Nosferatu -- wolf

Talvez haja outras fontes literárias da ficção além de Stoker/Nosferatu/Carmilla que, assim como o folclore, sejam indicativos dos fenômenos (sobre)naturais, mas não me lembro de nenhuma agora e não notei nenhuma que me saltasse aos olhos ao descer pela página.

Para maior extensão cultural, no artigo shape-shifting:

Philippine mythology includes the Aswang, a vampire-like monster capable of transforming into a bat, a large black dog, a black cat, a black boar or some other form in order to stalk humans at night.

Assim fica difícil, impossível estabelecer um perfil coerente. A tabela relaciona vampiros de todos os tipos imagináveis, com todos os poderes possíveis. E eu, que de vampiros só sabia o que lera na infância das aventuras do conde Drácula, desbaratinei ante tanta e eclética vampirada! Falando em Drácula, agora lembrei que ele tinha também o poder de sumir em névoa...
.
Nessa linha de exposição, vale tudo, até misturar vampiro com lobisomem...
.
A conclusão é a de que cada interessado cria seu próprio chupador de sangue, com as propriedades que achar por bem nele inserir, até vampiro gay já apareceu (nada contra). Por ora é o que de científico se pode concluir desse imbróglio...

Mas, para o bem da ciência, achei uma explanação menos escandalosa, de alguém que diz saber a respeito dessa classe de criaturas, confira o informe:
.
--------------------------------------
Bom, as capacidades e poderes de vampiros são variados, como os de lobisomens.
Os vampiros surgiram antes dos lobisomens, quando um morto foi mordido por um morcego hematófago (que bebe sangue). A saliva do morcego ressuscitou o morto e se fundiu com seu DNA. Para sobreviver, então, o vampiro precisaria de beber sangue humano.

Os poderes dos vampiros variam.

Eles possuem super força, nem tanto quanto o lobisomem.

São muito rápidos. Porém os filmes do crepúsculo mentem pois os vampiros não são tão rápidos para praticamente sumirem.

A agilidade deles é quase superior a sua. Por isso treine bastante como lobisomem.

Eles podem se transformar em uma espécie de morcegos. Com dois braços, duas pernas, duas asas negras de morcego, orelhas pontudas e dentes muito grandes. Com as asas é obvio que eles podem voar.

Os vampiros são os únicos que são capazes de matar um lobisomem com as próprias mãos.

Como os lobisomens são os únicos que são capazes de matar um vampiro com as mãos.

Seus sentidos são apurados, e alguns leem mentes.

Como os morcegos os vampiros possuem um sonar. Eles mandam ondas sonoras e elas voltam como imagens, identificando coisas em um ambiente bem escuro.

Além disso possuem visão noturna.
.
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120303043323AAFfNCF&guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAMwhAa9m54ZpqoEhfM6wJVtwV8i5Ctsh7C2hoZWeGdJuhIAskS-hHNqX3UfWZ2iunRkwMBm2uRF33ifPiXBs9MYRRNB6GEocpyK6KDa8r2I3oBgt_MApPuJ5oVif4_xP_Td9_DY_afE39-kgZEreGMBBjFPJ7haZmCoQZr2Rz0DE
================================
.
Câmbio, desligo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 10 de Junho de 2019, 11:04:22 »
Assim fica difícil, impossível estabelecer um perfil coerente. A tabela relaciona vampiros de todos os tipos imagináveis, com todos os poderes possíveis. E eu, que de vampiros só sabia o que lera na infância das aventuras do conde Drácula, desbaratinei ante tanta e eclética vampirada! Falando em Drácula, agora lembrei que ele tinha também o poder de sumir em névoa...

Por isso eu listei apenas aqueles do conhecimento meta-analítico populacionalmente disperso, e os mais diretamente derivados deste (Carmilla e Drácula/Nosferatu). Mencionei que talvez houvesse outros que servissem de compilação proto-científica das observações meta-analíticas dispersas, embora não tivesse me lembrado e nem mencionado. Em vez disso, corroborei a informação com reprodução das observações em outro continente, ao que Gigaview também acrescentou.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #36 Online: 10 de Junho de 2019, 11:05:38 »

.

O Buck  está provavelmente se referindo aos vampiros da linhagem Bhoot , especialmente os naturais do Punjabii, que normalmente assumem a forma de qualquer coisa e possuem o poder da materialização bidirecional instantânea.

https://en.wikipedia.org/wiki/Bhoot_(ghost)

Os bhoots não são vampiros... são fantasmas, dos tipos bem esquisitos, mas fantasmas...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 10 de Junho de 2019, 11:08:02 »
Todos nós somos "fantasmas", apenas em graus variados de materialização (isso não é postulado meu, mas conhecimento canônico do espiritismo, apresentado inclusive numa palestra cujo vídeo foi uma vez publicado nesse fórum). O que os vampiros fazem, conforme argumentei, é apenas alternar deliberadamente o grau e forma de sua materialização.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #38 Online: 10 de Junho de 2019, 11:09:48 »
Segundo os livros da série "A.N.G.E.", de Anne Robillard, Jesus é um naga, ou seja, um híbrido de humano e reptiliano criado geneticamente pelos pleiadianos para combater os reptilianos que controlam a humanidade disfarçados de líderes humanos.

Os nagas são entregues a casais humanos para serem criados e depois são treinados como samurais por mentores naga. Sua arma é a katana. Recebem suas missões dos anjos.

Jesus, no entanto, é um hamadrya, ou seja, um tipo especial de naga que cresce e é educado em naves espaciais, tem grandes poderes e recebe suas ordens diretamente de Deus.

https://fr.wikipedia.org/wiki/A.N.G.E.

Ai Jesus...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #39 Online: 10 de Junho de 2019, 11:30:03 »

O que viu de semelhante? Do egípcio é dito em Atos: “Não és porventura o egípcio que há poucos dias fez uma sedição e levou ao deserto os quatro mil sicários?”. Sicários eram assassinos que infernizavam a vida dos romanos aquartelados na Palestina e de judeus simpáticos aos invasores. Não há referência a Jesus ter comandado grupo de subversivos...

Vi semelhança na questão de agrupar certo número de pessoas para falar com elas. Tirando os milagres que supostamente foram atribuídos a Jesus, qual era a finalidade de agrupar um grande numero de pessoas naquela época se ele contradizia os costumes e algumas leis ? Não seria para se opor ao regime político e religioso? 
Penso que existiu alguém que realmente causou alguma grande revolução que foi de suma importância naquela época. Mas o sistema político e religioso da época mitaram ele atribuindo milagres e poderes conhecido como divinos para aquele povo.

Ora, em praticamente todas as épocas, até mesmo na nossa (embora em menor escala) quando se quer comunicar algo a um grupo se deve reuni-lo em algum lugar e... falar...

Se considerarmos o que consta nos evangelhos, a mensagem de Jesus não era política e revolucionária, era  eminentemente religiosa. Ele teria deixado claro que não pretendia se imiscuir em dissidências políticas, quando disse: "A César o que é de César, a Deus o que é de Deus", e que não tencionava questionar as verdades religiosas, sim condenar os desvios: "Eu não vim destruir a lei, mas cumpri-la"...
.
Ele se opunha ao ensino religioso vigente, naquilo que considerava desviado da verdade,  e explicava à multidão do porquê de assim se manifestar...

Offline Andre Goes

• Nível 03
  • *
« Resposta #40 Online: 10 de Junho de 2019, 11:36:30 »
Há uma suposta menção a Jesus no livro de Flávio Josefo, mas é apenas um parágrafo e tudo indica que foi acrescentado no século III, já que, antes disto, o autor era criticado por não ter falado nada sobre ele. Além disto, esse parágrafo só aparece nas cópias feitas por cristãos e conflita com o pensamento dele no resto do livro.

Soube desse acréscimo feito posteriomente.

Sem falar em que Flávio Josefo nasceu décadas depois da morte de Cristo, portanto não foi testemunha de nada. Os historiadores que viveram na época de Jesus e até na mesma região não falam nada.

Por isso que penso que pegaram um personagem daquela época, mitaram e criaram uma nova religião.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #41 Online: 10 de Junho de 2019, 11:39:20 »

Por isso eu listei apenas aqueles do conhecimento meta-analítico populacionalmente disperso, e os mais diretamente derivados deste (Carmilla e Drácula/Nosferatu). Mencionei que talvez houvesse outros que servissem de compilação proto-científica das observações meta-analíticas dispersas, embora não tivesse me lembrado e nem mencionado. Em vez disso, corroborei a informação com reprodução das observações em outro continente, ao que Gigaview também acrescentou.

Deveras, um verdadeiro CUEE vampiresco! Minha visão a respeito desses sanguinolentos muito se ampliou, até estou preparando um cordão de alhos e carregando meu estilingue com balas de prata, além de, é claro, andar com uma estaca de ponta afiada no bolso do paletó. Como diria Jesus: toda cautela é precaução!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #42 Online: 10 de Junho de 2019, 11:45:09 »
Jesus era tao eminente religioso vindo tanto pra não mudar, nas pra cumprir a lei, que nem a religião da época nem as posteriores baseadas no que interpretaram do que dizia encerraram de fato a essência do que dizia.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 10 de Junho de 2019, 11:53:08 »
Penso que existiu alguém que realmente causou alguma grande revolução que foi de suma importância naquela época.

Existem vários casos de profetinhas revolucionários na época, semelhantes e tão medíocres quanto o personagem Jesus que, supondo que tenha existido, nem deixou evidência histórica indiscutível sobre sua existência. Sabemos, por exemplo, mais de Sócrates, que viveu 400 anos antes. Também não teve nenhuma "revolução" de suma importância. Toda a fama do legado de Jesus foi fabricada posteriormente.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Junho de 2019, 12:51:26 »
Existem vários casos de profetinhas revolucionários na época, semelhantes e tão medíocres quanto o personagem Jesus que, supondo que tenha existido, nem deixou evidência histórica indiscutível sobre sua existência. Sabemos, por exemplo, mais de Sócrates, que viveu 400 anos antes. Também não teve nenhuma "revolução" de suma importância. Toda a fama do legado de Jesus foi fabricada posteriormente.
Os Atos dos Apóstolos citam Judas e Teudas como messias fracassados que tiveram seus discípulos e acabaram mortos. No século anterior a Cristo houve Simão, que prometeu ressuscitar ao 3⁰ dia e, ao que parece, não conseguiu ...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 10 de Junho de 2019, 12:55:35 »
Jesus era tao eminente religioso vindo tanto pra não mudar, nas pra cumprir a lei, que nem a religião da época nem as posteriores baseadas no que interpretaram do que dizia encerraram de fato a essência do que dizia.
Jesus era um judeu que frequentava a sinagoga e defendia a Lei de Moisés e os profetas. Daí veio Paulo (os Paulos, na verdade), e, no esforço de criar uma religião aceitável pelos gentios, acabaram rejeitando Moisés e expulsando os judeus.

O cristianismo deveria se chamar paulinismo. A religião dos apóstolos era o ebionismo, que acabou extinto pelos cristãos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #47 Online: 10 de Junho de 2019, 17:26:35 »
Jesus era um judeu que frequentava a sinagoga e defendia a Lei de Moisés e os profetas. Daí veio Paulo (os Paulos, na verdade), e, no esforço de criar uma religião aceitável pelos gentios, acabaram rejeitando Moisés e expulsando os judeus.

O cristianismo deveria se chamar paulinismo. A religião dos apóstolos era o ebionismo, que acabou extinto pelos cristãos.
Bom, "eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai se não por mim", "misericórdia quero, não sacrifício, ,"amai-vos uns aos outros como eu vos amei", e tantas outras mensagens não são nada de defender a lei e os profetas. Cumprir a lei não é defender a lei. Apedrejar a adúltera era defender a lei, já cumprir a lei era apedrejar a mulher adultera mas só se isso fosse lícito(quem não tivesse pecado que atirasse a primeira pedra). Jesus não era sectário de nenhuma religião e sim um sábio acima da religião)
« Última modificação: 10 de Junho de 2019, 21:43:44 por Sergiomgbr »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 10 de Junho de 2019, 21:05:59 »
Jesus não só fundou sua igreja como logo no início continha elementos de culto suicida:

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #49 Online: 10 de Junho de 2019, 21:46:25 »
É meio um contrassenso um serviço religioso em amar uns aos outros.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!