Jesus era tao eminente religioso vindo tanto pra não mudar, nas pra cumprir a lei, que nem a religião da época nem as posteriores baseadas no que interpretaram do que dizia encerraram de fato a essência do que dizia.
Jesus era um judeu que frequentava a sinagoga e defendia a Lei de Moisés e os profetas. Daí veio Paulo (os Paulos, na verdade), e, no esforço de criar uma religião aceitável pelos gentios, acabaram rejeitando Moisés e expulsando os judeus.
O cristianismo deveria se chamar paulinismo. A religião dos apóstolos era o ebionismo, que acabou extinto pelos cristãos.
Bom, "eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai se não por mim", "misericórdia quero, não sacrifício, ,"amai-vos uns aos outros como eu vos amei", e tantas outras mensagens não são nada de defender a lei e os profetas.
Sim, ele contradizia muito o entendimento sobre leis, profetas e Deus que o povo tinha naquela época.
Apesar de muitos pensarem que ele pedia para ser seguido, ele estava incitando as pessoas a tomarem posse de si mesma.
Pegando as mensagens descritas, acima é como ele estivesse dizendo: Você é o caminho a verdade e a vida, ninguém vai encontrar a verdade senão por si mesmo, tenha misericórdia, ame uns aos outros como a si mesmo, pois o Reino de Deus já está no meio de vós.
O tempo todo ele fala da responsabilidade de se assumir perante a vida, de ser protagonista de si mesmo.
O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6 Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade. 7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. 8 Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um.
É como se ele estivesse dizendo: Vá corra atrás do que você quer, talvez não acerte na primeira, na segunda ou na terceira vez, mas pelo seu esforço vai encontrar o que quer(a verdade) porque depende mais de si mesmo.
Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens.
A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu.
Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco.
Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois.
Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor.
Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas.
O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: - Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.'
Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor.
O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: - Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei.
Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor.
Veio, por fim, o que recebeu só um talento: - Senhor, disse-lhe, sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste.
Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence.
Respondeu-lhe seu senhor: - Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei.
Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu.
Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez.
Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter.
E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
É como se ele dissesse: Não importa se você tem pouco ou muito, aproveite a oportunidade e faça por onde, pois depende mais de você para chegar ou conseguir onde ou o que quer. Senão passarás necessidades por conta de ti mesmo.
Cumprir a lei não é defender a lei. Apedrejar a adúltera era defender a lei, já cumprir a lei era apedrejar a mulher adultera mas só se isso fosse lícito(quem não tivesse pecado que atirasse a primeira pedra). Jesus não era sectário de nenhuma religião e sim um sábio acima da religião)
Com toda certeza esse personagem ainda se encontra acima das Religiões.