Regimento Geral do Fórum Clube Cético
Eu deveria ter começado por aqui. Fui precipitado, pulei esta parte, acabei falando demais.
Uma das primeiras coisas que um soldado deve aprender é a conhecer o RDE (DECRETO Nº 4.346, DE 26 DE AGOSTO DE 2002)
O Decreto acima mencionado é a versão mais recente. Eu conhecia uma versão antiquada, mais dura ainda.
O DECRETO Nº 6.579 DE 05 DE MARÇO DE 1983, RDPMRJ, é ainda adotado no RJ, com as modificações introduzidas por legislação subsequente.
O Clube Cético é disciplinado, não com o mesmo rigor, mas tem normas a serem seguidas.
Recomendo a todos os que aqui se iniciam que não incorram no mesmo erro que eu.
Devido ao avançado da hora, deixarei para outra oportunidade o estudo atento das normas de conduta dos foristas, mas prometo fazê-lo no mais breve tempo, abstendo-me de comentários antes da leitura atenta do Regimento.
O policial militar, ao ingressar na corporação, faz o seguinte juramento solene.
“Incorporando-me à Polícia Militar do Rio de Janeiro, prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, e tratar com atenção os irmãos de armas, e com bondade os subordinados; dedicar-me integralmente ao serviço da pátria, cuja honra, integridade, e instituições, defenderei, com o sacrifício da própria vida.”
Até onde sei, tramita na Câmara Projeto de Lei que visa a suprimir a parte final, "MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA", sob a justificativa de que
“A exclusão, de que trata a propositura, retira a afirmação de que o Policial Militar, para o fiel cumprimento do seu trabalho na corporação e para defender a sociedade, deve sacrificar a própria vida. O risco é inerente à profissão, não o "sacrifício", conceitos inteiramente diferentes. Risco é a probabilidade de perigo, sacrifício é privação.”
Exageros à parte, eu concordo com o fato de que a disciplina é fundamental ao convívio civilizado.
O que me leva a, atrevidamente, abrir este tópico é o fato de que dois antigos foristas chamaram minha atenção para o fato de que estou extrapolando as regras de boa conduta do Clube.
Penso que todos os futuros iniciados no Clube devam começar pelas regras, o que, lamentavelmente, não fiz.
Minha intenção era a de ler atentamente os tópicos e os comentários antes de começar a me manifestar, mas assustado com o grande número de tópicos e comentários precedentes, pulei essa etapa e dei com os burros n’água.
Claro que não é razoável que se leiam todos os tópicos e comentários, o que seria uma tarefa hercúlea, mas reconheço que é recomendável que se leiam atentamente os comentários precedentes, antes de se dar sua opinião.
Meu açodamento prende-se, em parte, à velocidade com que se discutem os assuntos mais variados nesta Casa, o que faz com que fiquemos (pelo menos eu, que sou meio lerdo) defasados com o que é comentado. No afã de dar meus pitacos, sem que o assunto acabe ficando fora de contexto, acabei discorrendo sobre assuntos que já tinham sido tratados anteriormente.
Este tópico eu dedico apenas aos novéis foristas, assim como eu, para que não incorram no mesmo erro.
O conceito de Polícia de Costumes é antigo. Trago á baila um achado curioso de ato normativo dos anos 50, apenas a título de ilustração, pois que o conceito é muito anterior à época citada.
Espero não estar transgredindo outra norma, ao iniciar este tópico, talvez outra atitude precipitada.
Editado:
Modifiquei o título do tópico para que os foristas não confundam com o tópico que contém o Regimento do fCC.
Geo