Impacto de uma onda?
Pessoas como você parecem não ter a menor ideia do que é Ciência.
Pessoas como eu conseguem sair da bolha científica e imaginar outras possibilidades.
Então o único critério é... 'imaginar'?
Se for assim posso 'imaginar' e supor qualquer coisa.
E todas as hipóteses que surgirem terão exatamente o mesmo 'valor' explicativo e preditivo: NENHUM!!!
As construções em Sacsayhuaman são compatíveis com outras construções da cultura Inca. Assim sendo, ela foi construída entre os séculos XIII e XV, há menos de 900 anos, portanto. Ela está situada na província de Cusco (Peru) a uma altitude de 3.700 m.
Se os próprios nativos da região assumem que as muralhas são obra de civilizações muito anteriores às delas, porque eu deveria crer que foram construídas tão recentemente?
Se eles assumem aposto que é por uma narrativa de tradição oral, assim como existem muitas outras narrativas de diversos povos no planeta.
Rochas não são datáveis pelos métodos científicos...
Putz...
Pare de falar besteira.
Se quiser conhecer um pouco sobre geocronologia:
../forum/topic=22638.0.html#msg514726https://www.usgs.gov/science-explorer-results?es=geochronologyEstima-se que o impacto do corpo celeste ocorrido no limite KT, teria 12 Km de diâmetro e que formou uma cratera com 200 Km de diâmetro e 7 a 9 Km de profundidade, e gerou ondas com até 1,5 Km de altura.
Para que uma onda de tsunami atingisse a região de Sacsayhuaman teria que ter pelo menos 3.700 m de altura, ou seja, quase 2,5 vezes maior que as ondas geradas pelo evento KT, o que implicaria na ocorrência de um evento geológico ou astronômico que produzisse uma quantidade de energia bem maior na mesma unidade de tempo que o evento KT, ainda no final da Idade Média.
Uma onda gigante estaria de acordo com muitas lendas e mitos de vários povos ao redor do mundo, sendo os mais famosos o de Gilgamesh e o do Dilúvio bíblico.
Eu li o capítulo do Gênesis sobre o dilúvio e também a Epopéia de Gilgamesh e não lembro de haver a menção sobre uma 'onda gigante' em nenhum dos dois textos.
Por gentileza mostre os trechos, em cada texto, que cita tal 'onda gigante'.
Por fim, mitos e lendas de povos NÃO SÃO evidências científicas.
Não existe NENHUMA evidência de algum evento deste tipo nem na Idade Média e nem nos últimos 60 milhões de anos.
Presunção forçada, como se soubéssemos o que aconteceu em cada dia dos últimos 60 milhões de anos. Fé cientificista pura...
Você deve estar com algum problema de leitura ou de interpretação.
Eu não afirmei que sabemos o que aconteceu diariamente nos últimos 60 milhões de anos.
Eu afirmei - e re-afirmo - que, até o momento, NÃO EXISTEM EVIDÊNCIAS científicas (geológicas, geomorfológicas, biológicas, químicas ou geoquímicas) que este tipo de onda tenha ocorrido em algum momento após o evento KT.